Navigate / search

5 TENTAÇÕES QUE RONDAM O NOSSO DIA A DIA E DAS QUAIS DEVEMOS FUGIR

Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor e rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
(2 Timóteo 2.22-23)
5 tentações que rondam o nosso dia a dia e das quais devemos fugir

Frequentemente somos estimulados a enfrentar os mais diversos desafios que aparecem em nossa vida e não fugir.

É correto pensar assim, afinal sem luta não existe a menor possibilidade de conquistarmos as vitórias que determinarão o nosso crescimento material e espiritual.

“Sugerimos outra ótima leitura para você: Devemos meditar antes de falar”.

Entretanto, devemos gastar as nossas energias com coisas que valham a pena e fugir daquelas que nada agregam e só podem nos trazer prejuízos.

No versículo tema de nosso artigo, Timóteo foi advertido a fugir das coisas que pudessem tentá-lo e acabasse atrapalhando a sua missão, ou seja, que não permitisse ser tentado, até porque, quando se trata de batalha espiritual saber recuar é tão sábio quanto enfrentar o inimigo.

“Você não pode deixar de ler também: A preocupação exagerada”.

E é disso que gostaríamos de falar neste artigo, das tentações das quais devemos fugir e rondam o nosso dia a dia:

1 – Tentação de procurar caminho mais fácil: O homem tem a tendência de tentar conquistar as coisas pelo caminho mais fácil. Não que não seja lícito ser objetivo e procurar queimar etapas, mas o que estamos tentando dizer é que o sucesso é fruto de muito trabalho, sendo assim, existem coisas que não podem deixar de ser feitas, alguns processos não podem ser pulados ou ignorados e tem muita gente que no afã de conseguir atingir os seus objetivos de forma mais rápida, terminam por meter os pés pelas mãos e acabam por estragar tudo. Por isto, é preciso resistir à tentação de sempre procurar o caminho mais fácil em detrimento do caminho, aparentemente, mais difícil, porém melhor.

2 – Tentação de buscar o caminho mais agradável: Seria muito bom que em sua caminhada o ser humano só encontrasse flores e não existissem espinhos. Entretanto, sabemos que na vida real isto é impossível. Qualquer conquista pressupõe muita luta, dedicação, disciplina, perseverança, enfim virtudes que o homem precisa exercitar para conseguir as vitórias que almeja. Entretanto, infelizmente, existe gente que quer um final feliz, mas caminhando somente por um jardim florido sem furar o seu pé em algum espinho e esta possibilidade não existe, aliás, existe sim, somente no mundo “virtual” de quem pensa assim. Sendo assim, é necessário resistir à tentação de se achar que as vitórias chegarão sem lutas e dificuldades.

3 – Tentação de buscar o caminho que não envolva mudanças no estilo de vida: Muita gente boa quer que as coisas mudem ao seu redor, mas não quer mudar em nada o seu estilo de vida. Quer que o seu filho mude, o seu marido mude, a sua esposa mude, o seu patrão mude, o seu chefe mude, mas, ela mesma, não quer arredar um milímetro na forma como vem conduzindo a sua vida. A notícia ruim é que, se continuar assim, nada mudará à sua volta. A frase do jornalista irlandês Bernard Shaw talvez mostre de uma forma mais clara o que estamos tentando dizer: “Não há progresso sem mudanças e quem não consegue mudar a si mesmo não consegue mudar coisa alguma”. Conseqüentemente, é preciso resistir à tentação de achar que tudo precisa mudar a sua volta e você não.

“Seria muito interessante você ler também: Em quem devemos confiar”.

4 – Tentação de buscar o caminho que dê respostas imediatas: Alguns princípios na vida são indiscutíveis e um deles é o de que “só se colhe aquilo que se planta”. Isto mesmo, ninguém planta abacaxi e colhe melancia, porém existe gente que acha que vai colher antes de plantar. Estas pessoas são aquelas que querem respostas rápidas para tudo em sua vida e não prestam a atenção nas sementes que estão jogando ao solo para a sua colheita. Jogam sementes ruins e querem colher frutos bons, é lógico que não conseguirão. Na vida real não existe mágica. Por isso, é necessário resistir à tentação de se esperar colher o que não se plantou.

“Outro ótimo artigo para você seria: Não tente se apoiar no seu próprio entendimento”.

 5 – Tentação de ficar com inveja daqueles que conseguem as vitórias de forma errada: É necessário que se diga que a palavra “errada” aqui em nosso artigo, quer dizer tudo aquilo que esteja em desacordo com os princípios determinados por Deus. É muito comum se questionar o fato de que algumas pessoas que agem de forma errada acabam se dando bem em sua vida e, por conta disso, se achar que não vale a pena agir da forma correta. A resposta para isto é que Deus é justo e, por isso,  jamais permitirá que esta situação se perpetue, ou seja, em algum momento estas pessoas irão derrapar e tudo que conquistaram será perdido. Então, é preciso resistir à tentação de se achar que agir da forma errada seja a solução para se conquistar alguma coisa.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que fugir é, muitas vezes, mais sábio que enfrentar determinada situações e as tentações que listamos acima determinam um final ruim para aqueles que se deixam encantar por elas, por isso o melhor que temos a fazer é não nos deixar levar pelo impulso e acabar experimentando os resultados que elas podem provocar.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website