Navigate / search

A CERCA FRACA FAZ O BOI FUJÃO

Jeremias 28. 12 – 13

Mas veio a palavra do Senhor a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço do profeta Jeremias, dizendo: Vai e fala a Hananias dizendo: Assim diz o Senhor:  Jugos de  madeira  quebraste. Mas, em vez deles, farei jugos de ferro. 

a cerca fraca faz o boi fujão

O livro de Jeremias, em seu capítulo vinte e oito, nos conta que um profeta de nome Hananias,  dirigiu-se a Jeremias e disse, na presença de sacerdotes e do povo, que o Senhor lhe tinha dito que tinha acabado com o poder do rei da Babilônia e que, num prazo de dois anos, Deus traria de volta todos os tesouros que tinham sido levado do Templo e, também, o rei de Judá, Joaquim, filho de Jeoaquim, junto com todos os prisioneiros que foram levados de Judá para a Babilônia. Isto é, o Senhor acabaria com o poder do rei da Babilônia.

Jeremias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que ali se encontrava, respondeu ao profeta Hananias que seria muito bom se isto acontecesse e que ele esperava que Deus fizesse isto, justamente como Hananias estava dizendo, porém  disse,  também,  que os profetas antigos tinham dito que viria guerra, fome e doença para muitas nações e reinos poderosos e que o profeta que profetiza paz só poder ser levado em consideração, ou seja, como profeta mandado por Deus, quando aquilo que é dito se cumpre.

Então, Hananias, num gesto de raiva, tirou a canga que estava no pescoço de Jeremias, quebrou-a em pedaços  e, na presença de todo o povo, confirmou que o Senhor lhe tinha dito que seria assim  que ele quebraria a canga que rei o  Nabudonosor tinha posto no pescoço de todas as nações, num prazo de dois anos.

Depois disso Jeremias  foi embora, porém voltou algum tempo depois e disse a Hananias, que o Senhor tinha dito que ele tinha quebrado uma canga de madeira, mas que Ele, o Senhor, colocaria, no lugar dela, uma canga de ferro. O Senhor colocaria uma canga de ferro sobre todas as nações, e elas seriam completamente dominadas pelo rei da Babilônia, inclusive, até, os animais selvagens serviriam àquele rei.

E finaliza dizendo que  Deus não o  tinha enviado e que ele estava tentando fazer com o povo acreditasse em mentiras , por isto Deus tinha determinado a ele, Jeremias, que se livrasse dele, Hananias, razão pela qual ele morreria ainda naquele ano, já que tinha insuflado o povo contra Deus.

E o profeta Hananias morreu no sétimo mês daquele ano.

O que estamos vendo aqui é que Jeremias dizia a verdade, porém não era aquilo que o povo queria ouvir, por esta razão ele se tornou impopular.

Já Hananias agia de forma completamente diferente. Dizia mentiras, mas o que o povo queria ouvir, produzindo falsas esperanças para eles.

O que a Palavra nos diz é que as profecias de Jeremias estavam se cumprindo, e que as de Hananias  não, porém o povo preferia ouvir mentiras cheias de esperança, do que verdades que machucam.

Este é o ambiente ideal para os falsos profetas. Pessoas que deturpam a palavra de Deus usando de artifícios que agradam àqueles que os ouvem, entretanto existe um detalhe nessa situação que precisamos refletir.

Existe um ditado popular que diz assim: “ a cerca fraca faz o boi fujão”. Se estes falsos profetas  não encontrassem pessoas que estivessem dispostas a acreditar em suas mentiras eles não encontrariam espaço para colocar as suas inverdades.

Jeremias pregou para aquele povo por mais de trinta anos, conclamando-o ao arrependimento, à mudança de postura, à conversão, a se afastar do pecado e se voltar para Deus, mas não foi ouvido. Por que ?  Porque aquelas pessoas não tinham nenhuma intenção de mudar o seu posicionamento, se arrepender de seu pecados,  queriam continuar levando àquela vida, por isto, para dar respaldo as coisas erradas que faziam, acreditar em Hananias era muito melhor, era mais fácil.

Este episódio ensina que,  caso a cerca seja forte, bem presa ao solo, com arames novos, não deixando nenhuma brecha, o boi não fugirá, porém construí-la dentro destes padrões requer cuidado, investimento,trabalho duro, muita dedicação, disposição de mudar e, nem sempre, estamos dispostos a estes sacrifícios, preferimos viver nos enganando e acreditando nas coisas que queremos ouvir.

As previsões de um profeta autêntico sempre se cumprem e suas palavras jamais contradizem uma revelação anterior, porém muitas vezes elas dizem determinadas coisas que precisamos, mas não queremos ouvir, por isso é   que necessitamos  estar atentos para não nos tornamos cúmplices da proliferação de pessoas que deturpam a Palavra de Deus, dos falsos profetas, que se aproveitam da fraqueza do ser humano, convencendo, pessoas que desejam ser convencidas, de que aquela cerca que está caindo, se encontra em perfeito estado.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Inez
Reply

Simply wish to say your article is as surprising. The clearness in your post is simply great and i can assume you are an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.|

Leave a comment

name*

email* (not published)

website