Navigate / search

A CRÍTICA CONSTRUTIVA E A INVEJA DESTRUTIVA

Números: 12.11

E disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos”. 

a crítica construtiva e a inveja destrutiva

Miriam e Arão questionaram se Deus estava falando ao povo somente através de Moisés ou, se por acaso, não estava se utilizando deles também para isso.

Diz a Palavra que Deus ouviu isso e determinou que os três fossem para Tenda Sagrada e falou com eles dizendo que com relação aos profetas Ele falava com eles através de visões e sonhos, porém no que diz respeito a Moisés era diferente, já que Ele o tinha colocado como líder do Seu povo, e, por conta disso, falava com ele face a face e vai mais longe dizendo que Moisés já tinha visto, inclusive, a Sua forma e arremata, com dureza, falando como então eles o estavam criticando, como se atreviam a isso, demonstrando todo o Seu desagrado com  a atitude de Miriam e Arão.“Leia também: Sob a direção e autoridade de Deus”.

Depois disso Deus se retirou e imediatamente Miriam ficou leprosa e, então, chegamos ao versículo tema desse artigo quando Arão pede a Moisés que eles não sofressem tamanho castigo pelo erro que tinham cometido num momento de total loucura.

Esse problema acontecido há milhares de anos atrás nunca foi tão atual e deve servir de alerta para todos nós, já que o verdadeiro motivo de Miriam e Arão terem feito isso foi a inveja que tinham pela liderança de Moisés.

As críticas não tinham nenhuma motivação boa, não possuíam nada de construtivo, pelo contrário, eram altamente destrutivas e nada acrescentavam àquele contexto.” Sugerimos que você leia também: Deus sempre quer nos dar outra chance”.

Essa passagem nos chama a atenção para o fato de muitas vezes determinadas pessoas se apresentarem como críticos que querem agregar, que procuram com os seus contrapontos ajudarem, mas que, na verdade, não conseguem aceitar o sucesso dos outros, não conseguem conviver com o fato de alguém estar indo bem em alguma situação e tendo em vista a sua “inveja destrutiva” começam a tentar minar essas lideranças sob os mais diversos argumentos, que, na maioria das vezes, não possuem a menor consistência.“Você também pode ler: Você fica alegre com o sucesso do outro?”

Onde estamos querendo chegar com esse artigo? Estamos querendo alertar a quem está fazendo alguma coisa, por menor que seja, para que tenha muito cuidado e o devido discernimento para com as críticas que com certeza virão. É necessário filtrar aquilo que realmente agrega daquilo que nada acrescenta. É fácil? É claro que não, porém existe uma receita para isso e é Salomão que nos ensina quando pede a Deus sabedoria e conhecimento para conduzir o seu reino, então peça você também você a Ele a sabedoria e conhecimento necessários para conduzir os seus projetos.”Uma ótima leitura para você seria: O homem segundo o coração de Deus”.

Porém, queremos dar, também, um aviso àqueles que trazem dentro do si a “inveja destrutiva”, que não conseguem suportar o sucesso alheio e, assim como Miriam e Arão, trazem dentro dos seus corações motivações e pensamentos que visam somente o prejuízo dos outros, para tomar cuidado já que essa atitude não agrada a Deus e pode se voltar contra eles próprios, assim como aconteceu com os críticos de Moisés. Pense nisso e deixe e seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Marcio Motta
Reply

Obrigado por comentar em nosso blog

Leave a comment

name*

email* (not published)

website