Navigate / search

A FALTA DE RESPEITO DE ALGUMAS PESSOAS COM O SEU PRÓXIMO

Filemom: 1.14-16

Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado. Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.

a falta de respeito de algumas pessoas com o seu próximo

Escrevemos o artigo “As barreiras que existem entre as pessoas e que precisam cair”, que sugerimos que você leia, baseado na carta de Paulo a Filemon pedindo que perdoasse e aceitasse de volta o seu escravo Onésimo, que o tinha roubado e fugido.

Naquele texto dissemos que Filemon precisava jogar por terra as barreiras que existiam entre ele e o seu antigo escravo e que somente assim haveriam condições de o pedido de Paulo ser aceito.

Nesse, gostaríamos de continuar estudando o conteúdo daquela carta, já que ela contém grandes ensinamentos para a nossa vida, principalmente no tocante à questão do relacionamento sadio que deve existir entre as pessoas. “Leia também: Nunca é tarde e nada está perdido”.

E o que gostaríamos de abordar é que Paulo era amigo tanto de Filemon quanto de Onésimo e na condição de Apóstolo tinha autoridade para dizer a Filemon o que fazer, ou seja, de determinar que ele aceitasse Onésimo de volta, contudo preferiu rogar ao amigo, achou melhor pedir e deixar que ele decidisse o que fazer.

Paulo demonstrou grande respeito por Filemon, não levou em consideração a sua condição superior e é disso que gostaríamos de falar nesse artigo, do respeito que devemos ter pelas pessoas independentemente de qualquer coisa.

E na questão do respeito existem duas vertentes, a primeira diz respeito ao acatamento, a obediência, a submissão, isto é, aquela posição em que alguém se encontra em situação de inferioridade formal perante outra pessoa, o caso de Onésimo, que era um escravo, frente à Filemon, que era o seu senhor. Porém existe uma segunda, ou pelo menos deveria existir, que é justamente referente àquela pessoa que detém o poder formal mas respeita quem está abaixo dela, o caso de Paulo frente a Filemon. “Sugerimos que você leia também: Nem sempre a vida é justa”.

O grande problema é que muita gente boa que detém o poder formal não consegue respeitar quem está sob a sua liderança, não tem o menor cuidado com isso e sai desrespeitando todos à sua volta, dizendo e fazendo coisas desagradáveis, que ofendem, magoam e entristecem. “Uma boa leitura para você seria: Tenha confiança no futuro”.

A coisa é muito simples, devemos demonstrar respeito para com todas as pessoas, isto mesmo, para com todos, porém é bom que se diga que existe mais uma coisa muito pior dentro desse contexto, o tratamento diferenciando, de acordo com a posição social ou financeira, mostrando uma posição clara de preconceito.

Paulo nos dá uma lição incrível, de uma forma muito simples ele mostra o comportamento que devemos ter para com os nossos pares, seja no trabalho, na escola, na universidade, na igreja, em qualquer lugar. “Leia também: Muita gente acha que o sucesso é fruto do acaso”.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que devemos tratar a todas as pessoas com cortesia e respeito, isto não significa que não devamos repreender quando necessário, ensinar, não concordar, colocar as nossos pontos de vista, defender as nossas convicções, ou seja, é claro que devemos sempre nos posicionar, mas nunca esquecendo que tudo tem de ser feito respeitando o nosso próximo. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

ana cardinot
Reply

BOM DIA
E QUANDO A PESSOA E DESREIPEITADA CAI NUMA ARMADILHA TÃO ÍNFIMA SEM SABER? CONFIA E É TRAIDA E TE JOGAM NUM ABISMO QUASE QUE IMPOSSIVEL DE REVERTER TODOS TE APEDREJAM E A PESSOA JAMAIS VIVEU OU PENSOU FAZER ALGO SEMELHANTE MAS TE JOGAM NUMA COVA DE LEÕES?
SÓ DEUS SABE A VERDADE QUE A PESSOA É INOCENTE E TE JURAM VINGANÇA? EM 50 ANOS SEMPRE VOLTADA PARA UMA VIDA EXEMPLAR E DE REPENTE PENSA QUE ESTA LIDANDO COM UMA PESSOA AMIGA E TE APUNHALAM PELAS COSAS
SÓ DEUS ESTÁ ME MANTENDO DE DE PÉ. OS QUE PENSAVAM QUE FOSSEM AMIGOS SIMPLESMENTE SEM PERGUNTAR NADA FORAM EMBORA?
O QUE CONSOLA É TUDO QUE FIZ ATÉHOJE EM PROL DO MEU PRÓXIMO. ESQUECENDO DE MIM MESMA PARA QUE OUTRAS PESSOAS FOSSEM FELIZES. NUNCA ESPEREI RECOMPENSA MAS O QUE MAIS DOI É PERDER QUEM PENSAVA QUE FOSSE AMIGO E SEM UMA PALAVRA SEM PERGUNTAR NADA ACREDITAM EM TANTA IGNOMIA E EU NÃO TENHO COMO ME DEFENDER PORQUE NÃO TENHO COMO ME COMUNICAR
ATÉ AGORA DEUS ESTÁ COMIGO É A MINHA ÚNICA VERDADE A MINHA FORÇA MAS GOSTARIA DE SABER PORQUE TENHO DE PASSAR POR ISSO TUDO?

Palavra Fiel
Reply

Prezada Ana obrigado pelo seu comentário. Às vezes não entendemos determinada coisas que acontece conosco, mas, na frente, tudo se esclarece e confirmamos que a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.

SUELI SANTANA OLIVEIRA
Reply

Eu vendo essa mão grande da mensagem,lembro-me que sonhei
com uma mão grande como essa e uma voz antes de me converte
ao Senhor Jesus Cristo.Que eu cair num abismo escuro,guando eu
disse meu Deus me Salve!,ai veio essa mão me pegou e me colocou
em cima de uma montanha e falor para me ter fé.Nele e me deu uma
musica para eu o louvar que era,falando segura em sua mão.Era linda
esse louvor e Ele me disse para eu escrever,mas eu achava que guando
acordase me lembraria e eu esqueci.

Marcio Motta
Reply

Sueli muito obrigado pelo seu comentário

Fatima Caum
Reply

Sem dúvida alguma, o respeito tem que vir sempre em primeiro lugar em nossas vidas, seja onde for, na escola ,na igreja, no casamento, enfim em todo tempo.
Que Deus te abençoe.

Marcio Motta
Reply

Prezada Fátima agradecemos o seu comentário

Leave a comment

name*

email* (not published)

website