Navigate / search

A LIBERDADE DO EVANGELHO NÃO É UM PASSE LIVRE PARA O PECADO

Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

(Gálatas: 2.4)

Vamos continuar tentando refletir na carta que Paulo escreveu aos gálatas e podemos dizer que este artigo se trata da continuação do anterior.

A liberdade do evangelho não um passe livre para o pecado

Naquele, dissemos ninguém deve se submeter àqueles que fazem da obediência a determinados padrões estipulados pelo homem, uma condição para a salvação.

“Não deixe de ler também: A graça de Deus é dada ao homem de graça”

Dissemos, também, que somente a fé consegue abrir o canal pelo qual a graça de Deus flui até o ser humano e ninguém, pelos seus próprios esforços, consegue o favor de Deus, ele é dado de graça ao homem.

Entretanto, existe um perigo muito grande quando tratamos deste assunto e muita gente acaba entendendo de forma equivocada este tema.

“Outra ótima leitura seria: Tudo posso naquele que me fortalece”.

Já que a liberdade que o Evangelho proporciona ao cristão, livrando-o da servidão de determinadas regras impostas pelo homem, não significa passe livre para ele fazer o que quiser e andar sem freio.

É por isso que, muitas vezes, algumas regras são impostas, pois, infelizmente, muita gente não consegue conviver muito bem com a liberdade e ultrapassa determinados limites que não podem ser extrapolados.

Uma das acusações que Paulo sofria, por parte dos judaizantes, era justamente a de que o Evangelho que ele pregava levaria o homem à morte, pois a Lei (regras) era a proteção do homem contra a imoralidade.

Então, Paulo respondeu dizendo que a liberdade do cristão, que o Evangelho de Cristo prega, não é uma autorização para tolerar o pecado e afundar numa vida de erros.

“Leia também: Deus quer ser relacionar conosco”.

Pelo contrário, a liberdade do cristão é a aquela que permite que o Espírito Santo produza em sua vida, a transformação necessária para que ele possa viver em perfeita comunhão com Jesus.

E é isto que gostaríamos de enfatizar neste texto, o fato de que, pela fé, temos acesso à graça de Deus, não significa que estamos autorizados a viver uma vida sem limites, tipo “uma vez salvos, salvos para sempre”.

“Outra ótima leitura seria: A salvação está ao alcance de todos”.

É por isso que Paulo disse que a Lei é santa e o mandamento santo, justo e bom, pois, muito embora não consiga nos tornar aceitáveis a Deus, ela tem um papel importante na vida do cristão, porque:
• Ela nos protege do pecado, pois oferece padrões de comportamento;
• Mostra que somos culpados do pecado e nos dá oportunidade de pedir perdão a Deus;
• Nos leva à certeza de que Cristo é suficiente para salvar o homem, pois jamais conseguiremos obedecer perfeitamente aos Dez Mandamentos;
• E depois que nos tornamos cristãos, ela pode nos guiar para vivermos segundo vontade de Deus;

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar a importância de se entender bem que o homem jamais será salvo pelos seus próprios méritos, pois a graça de Deus é um favor imerecido, porém isto não significa que ele esteja livre para viver uma vida de pecado e fora da vontade de Deus.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

hugo
Reply

já que não há nenhuma restrição para fazer determinadas coisas. qual é o motivo pelo qual não devemos faze-las?

Marcio Motta
Reply

Hugo todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios: 10.23

hugo
Reply

entao como voce definiria a liberdade do evangelho?
e o que significa : tudo me é licito mas nem tudo me convem?

Marcio Motta
Reply

Hugo significa que somos livres para escolher a quem servir, pois apesar de acharmos que somos independentes, não somos. Sempre teremos de escolher um Senhor e Deus espera que o escolhido seja Ele.
Significa que existem determinadas coisas que não devemos fazer, apesar de não existir nenhuma restrição para que elas sejam feitas.

hugo
Reply

marcio
voce poderia explicar entao galatas 5 :1?

Marcio Motta
Reply

Hugo Paulo está exortando os irmãos daquela igreja a não darem ouvido aos judaizantes, que pregavam que para eles serem salvos, além de aceitarem Jesus com Senhor e Salvador, tinham de seguir a Lei Moisaica.

Pb Edelson Do Amaral
Reply

Pb Marcio Motta eu que agradeço, pois seus artigos são edificante que não consigo deixa de dar minha opinião. Tenho aprendido muito neste site sobre a palavra de Deus.

Marcio Motta
Reply

Pb Edelson obrigado. Espero continuar com sua audiência e os seus comentários em nosso site.Fique com Deus.

Pb Edelson Do Amaral
Reply

A Liberdade que temos no evangelho e não sermos mais escravo do pecado, nosso coração agora e de Cristo, e quando pecamos sentimos o quando Deus através do seu Espirito nos alerta de que aquilo não nos trará benefícios. Sejamos forte e buscamos a todo custo fugir do pecado que tão de perto nos rodeia e corramos para a carreira que nos esta proposta, olhando sempre para Jesus, pois ELE não pecou e nele havia a liberdade plena, nada lhe acusava, nada havia NELE que o denunciasse, e isso porque simplesmente ele era livre do pecado. Jesus disse que a verdade liberta em Joao 8:32, já em Joao 14:6 ELE e a verdade, então busquemos de todo nosso coração vivenciar essa liberdade do Evangelho através de Jesus Cristo.

Marcio Motta
Reply

Pb Edelson agradeço o seu comentário edificante em nosso blog. Fique com Deus.

Douglas
Reply

Obrigado por responder (liberdade em Cristo)

Palavra Fiel
Reply

Obrigado pelo seu comentário Douglas.

Douglas
Reply

O que significa essa imagem (cavalo preto correndo?)
Zac 6,2.6

Palavra Fiel
Reply

Meu irmão a imagem colocada no artigo não tem nada a ver com a passagem bíblica citada em Zacarias. Simplesmente, como o artigo fala de liberdade, colocamos uma imagem deste cavalo correndo ao ar livre, procurando simbolizar esta liberdade.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website