Navigate / search

A MENTIRA SEMPRE AUMENTA O PROBLEMA

Gênesis: 12.11-13

Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”.

a mentira sempre aumenta o problema

O contexto desta história é que naquele tempo houve muita fome em Canaã e, então, Abrão foi para o Egito. Acontece que quando estava chegando lá ele foi tomado pelo medo de ser morto. Por quê? Porque  sua mulher Sarai era muito bonita e totalmente desejável para pertencer ao harém do faraó, entretanto, para isso acontecer, a condição seria de ele não estar vivo. “Leia também: O que Deus espera de nós”.

Sendo assim, Abrão teve a ideia de contar uma mentira, qual seja, de que Sarai era sua irmã e não sua esposa, já que, na sua linha de raciocínio, como marido ele corria o risco de ser morto e como irmão receberia lugar de honra.

E aconteceu que quando lá chegaram, realmente, os egípcios viram a beleza de Sarai e, por conta disso, a levaram para o palácio de rei e, no tocante a Abrão, por causa dela, lhe deram muitos presentes.

Entretanto, por causa de Sarai, Deus castigou o rei e a sua família com doenças terríveis.

Então o rei mandou chamar a Abrão e lhe perguntou por que tinha feito aquilo, por que não disse logo que Sarai era sua mulher e que somente tinha ficado com ela em virtude de ele ter dito que ela era sua irmã e, imediatamente, devolveu Sarai a Abrão e determinou que ele fosse embora com tudo o que era deles. “Sugerimos que você leia: O Deus do impossível”.

Onde estamos querendo chegar nesse artigo? Qual a nossa intenção? De mostrar que mentira somente aumenta o problema e que jamais resolve alguma coisa.

O problema de Abrão era um, de chegar e ser bem recebido no Egito, porém, ao mentir expôs a sua mulher a uma situação constrangedora, movido pelo medo usou-a de forma egoísta, trouxe uma série de doenças para o rei e sua família e demonstrou uma total falta de confiança na proteção de Deus, apesar de todas as promessas que Ele lhe fez, ou seja, ao falar aquela mentira os seus problemas aumentaram. “Você também pode ler: O cristão e a dependências de Deus”.

Existe um ditado popular que diz “que a mentira tem perna curta” e tem mesmo, já que ela não consegue se sustentar por muito tempo, ou seja, quando mentimos sempre achamos que nunca seremos descobertos, porém pensar assim é de uma ingenuidade muito grande, pois é justamente o contrário que acontece, já que a verdade sempre vem à tona e pior, seremos envergonhados quando isto acontecer.

As pessoas mentem por diversas motivações, para se proteger, para levar vantagem, pelo prazer de enganar, por hábito, por maldade, enfim sempre haverá uma desculpa para tal, entretanto, seja qual for o motivo, é uma atitude condenada por Deus e que sempre piora as coisas. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Michelly
Reply

Muito bom este artigo sobre mentira…
Pois todo Cristão sabe quem é o pai da mentira…Deus abençoe vcs pelas palavras…Gostaria muito de ler um artigo a cerca do divorcio,pois tenho um amigo que quer avançar no ministério,mas porem não pode pelo fato de ser casado e sua esposa ter ido embora alegando que não o amava mais e ele ora pra que ela retorne…A questão é ele pode se casar de novo analisando o fato de que ela não quer mais e pede divórcio.??

Leave a comment

name*

email* (not published)

website