Navigate / search

A PALAVRA DE DEUS NO ENSINA, REPREENDE E CORRIGE

2 Timóteo: 3.16

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.

grande flor vermelha

Já escrevemos um texto intitulado “A Palavra de Deus é para ser lida e vivida” e, nele, dissemos que a Bíblia não é um livro como um outro qualquer, não é um livro de histórias, muito pelo contrário, ela foi inspirada por Deus e, apesar de ter sido escrita por homens, nela consta aquilo que Deus queria que fosse escrito e a este processo chamamos de Inspiração Divina.

Leia também: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida

Então, tendo em vista ter sido inspirada por Deus, ela é completamente verdadeira e, como está escrito no versículo tema desse artigo, perfeitamente útil para o nosso ensino, para nossa repreensão e para a nossa correção.

Sendo assim, gostaríamos de chamar a atenção de você que está lendo esse texto, para o fato de que, em primeiro lugar, as Escrituras se preocupam com o nosso ensino, em nos dar as devidas condições de ter uma vida totalmente compatível com princípios determinados por Deus, em nos mostrar aquilo que é verdadeiro, em nos revelar os caminhos por onde devemos andar para que estejamos totalmente capacitados a fazer o bem e mais, por consequência, termos condições de nos proteger das falsas doutrinas.

Entretanto, milhares de pessoas não conseguem entender a magnitude da Palavra de Deus, as reais intenções que estão implícitas em cada versículo que Nela se encontra e continuam a sua caminhada totalmente fora dos preceitos por Ela determinados.

Você também pode ler: A minha esperança está em Deus

Então, para essas pessoas, Deus usa o segundo passo e através da repreensão e procura trazer para junto de si aqueles que não conseguem entender os ensinamentos que foram ministrados.

Considere ler também: Deus não aceita suborno

E o que é a repreensão? A repreensão é o ato de admoestar ou censurar, é quando Deus, também através da Sua Palavra, procura mostrar para nós que estamos trilhando um caminho equivocado, distante daquilo que nos foi ensinado, que precisamos mudar determinados comportamentos que estamos tendo e nos voltar para aquilo que Ele quer de nós. Os versículos 6 e 7, do capítulo 4 de Gênesis mostra bem o que estamos querendo dizer, quando Deus dialoga com Caim: “ Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo?  Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”, ou seja, o Senhor repreende Caim para que mude o seu comportamento. Conhecemos bem a história, Caim não deu ouvidos à admoestação e acabou matando o seu irmão.

A notícia ruim é que existe um terceiro grupo, daqueles que estão com os corações tão endurecidos que não conseguem aprender o que é ensinado e não dão atenção à repreensão e, neste caso, Deus usa da correção.

Leia também: O que Deus quer nem sempre é o que nós desejamos

E o que é a correção? Correção é o ato de corrigir, é a retificação de alguma coisa que está errada, ou seja, na correção é tomada uma atitude frente àquilo que foi feito de errado e é o que Deus muitas vezes faz conosco para que possamos nos alinhar com aquilo que Ele tem planejado e, evidentemente, a correção é um processo muito mais doloroso do que a repreensão e o ensino.

A notícia boa é que sempre tentamos ensinar, repreender e corrigir a quem amamos e assim é com Deus, Ele só quer o nosso bem e que sejamos felizes, porém existe um ponto muito importante em tudo isso, Ele jamais fará nada contra a nossa vontade, ou seja, a Sua Palavra somente terá efeito em nossas vidas se nós permitirmos. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

cristina
Reply

Minha filha tem o mal hábito de roubar, não é viciada, ela simplesmente quer dinheiro, objetos dos parentes e pega,principamente minhas coisas, descobri qdo ela tinha 7 anos, pois pegava as coisas dos colegas na escola, hoje tem 26, sempre pede perdão, faz gabinete e tudo e qdo vou ver fez de novo, será cleptomania, seu casamento durou 6 anos, tem uma filha de 3 anos, me oriente em nome de Jesus

Palavra Fiel
Reply

Prezada Cristina certas coisas precisam de ajuda de um profissional, de uma pessoa que possar dar a orientação correta. Obrigado pelo seu comentário.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website