Navigate / search

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

1 Samuel: 16.7

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 

céu como se estivesse em chamas

O Senhor diz a Samuel que não queria que Saul fosse mais o rei de Israel e determinou que ele fosse à casa de Jessé, com finalidade de ungir como rei alguém que Ele iria indicar. Quando lá chegou Samuel viu a Eliabe, um dos filhos de Jessé, e imaginou que fosse ele o homem a quem o Senhor tinha escolhido.

Entretanto, Deus disse a Samuel que não se impressionasse com a altura, nem com a aparência daquele homem e lhe informou que não seria Eliabe, porque  Ele não julgava às pessoas pela aparência e sim pelo coração.

O fato de Samuel ter pensado daquela forma fazia até algum sentido, pois como Saul era um homem alto e bonito, Samuel fez uma projeção daquela imagem de homem para a próxima escolha de Deus, porém o Senhor lhe advertiu que esse não era o critério de escolha utilizado por Ele.

Existe um ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”, ou seja, a linha de raciocínio dessa afirmação é que  se deixarmos uma boa imagem em qualquer coisa que venhamos a fazer, ou na forma de nos comportarmos,  ou  de nos apresentarmos na fase inicial de qualquer processo, está primeira impressão causada será tão forte que tenderá a se perpetuar, mesmo que ela seja não seja verdadeira.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas acaba dando colorido a esse ditado popular e se deixa levar pela primeira impressão causada  por alguém e acaba cometendo erros de avaliações terríveis em função disso. Foi o caso de Samuel, quando olhou para a aparência de Eliabe e achou que ele seria o escolhido por Deus para governar Israel.

O intuito desse artigo é dar um alerta nessa questão, para que não nos deixemos levar pela primeira impressão e que tenhamos o senso crítico de saber discernir  entre uma imagem bonita, mas com um coração feio de uma estampa não tão bonita, mas  com um coração maravilhoso.

O grande problema é que acabamos agindo da mesma forma que Samuel ao ficarmos impressionados como a primeira impressão e começamos a fazer escolhas erradas para as nossas vidas no trabalho, na vida pessoal, na sentimental e até na ministerial e, por conta disso, ao longo do tempo, acabamos colhendo os frutos podres oriundos dessa visão completamente distorcida e, em meio aos problemas que foram causados por esta atitude, não nos lembramos de que os grandes responsáveis pela existência dos “monstros” que estão à nossa volta fomos nós mesmos, que olhamos somente para o externo em detrimento do interior. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

joel
Reply

continue

Leave a comment

name*

email* (not published)

website