Navigate / search

A SABEDORIA PRODUZ GRANDES BENEFÍCIOS PARA O HOMEM

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele depende toda a tua vida.

(Provérbios: 4.23)

O Livro de Provérbios contém um manancial de conselhos que, se levados em consideração, produzirão efeitos maravilhosos na vida de qualquer pessoa.

A sabedoria produz grandes benefícios para o homem

A grande verdade é que se alguém estiver disposto a obedecer às recomendações constantes deste livro, acabará por armazenar muita sabedoria para si.

“Não deixe de ler também: O preço pago pelo entendimento e a sabedoria”.

E a sabedoria produz grandes benefícios para o homem, tais como: Vida longa, boa reputação, sucesso, saúde, riqueza, honra, paz, prazer, proteção e por aí vai.

“Outra ótima leitura seria: A sabedoria de se aceitar uma crítica”.

Porém, a conquista de sabedoria requer muito esforço e nem sempre as pessoas estão dispostas a seguir instruções que confrontam o seu comportamento atual.

Mudar, aceitar o erro, ouvir a instrução, buscar o entendimento, obedecer é muito difícil, entretanto, a Palavra de Deus diz para buscarmos a sabedoria que ela cuidará de nós, que ela nos protegerá dos infortúnios da vida.

E, dentro deste contexto, de mostrar ao ser humano os caminhos na busca desta sabedoria salvadora, o verso usado como tema do texto faz um alerta ao homem para a grande necessidade de se guardar o seu coração, pois dele depende a sua vida.

E faz todo o sentido, pois o coração é centro de todas as emoções e é ele que acabará ditando a forma como qualquer pessoa conduzirá a sua vida.

Se ele estiver sendo alimentado por desejos ruins, as consequências serão terríveis e desastrosas para a vida de qualquer pessoa, já se for ao contrário, é lógico que os resultados serão completamente diferentes.

“Sugerimos que você leia também: A soberba leva à destruição”.

Muitas atitudes catastróficas cometidas por algumas pessoas não aconteceram de um momento para outro, foram crescendo e tomando forma, aos poucos, dentro dos seus corações, ou seja, se em algum momento fosse plantado no pensamento destas pessoas alguma coisa boa, com certeza o final poderia ser outro.

É por isso que a Palavra de Deus aconselha ao homem a afastar de sua boca as palavras perversas, bem como a deixar longe de si a maldade e a mentira.

Diz, também, para ele olhar sempre para frente e ficar focado no alvo a ser alcançado.

Continua alertando para tomar muito cuidado com as suas companhias, para que não venha a se desviar do seu caminho.

E complementa afirmando para ele não se desviar nem para direita, nem para a esquerda e que se afaste a todo custo da maldade.

Para finalizar, é importante salientar que a sabedoria é conquistada se apegando à instrução, não a abandonando jamais e guardando-a dentro do coração e o homem não deve esquecer que dela depende a sua vida.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website