Navigate / search

AO TENTAR TER TUDO O HOMEM PODE PERDER TUDO

O rei Roboão enviou Adonirão, chefe de trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou até a morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém.

(2 Crônicas: 10.18)

Esta história tem início quando o povo de Israel foi até o rei Roboão e lhe pediu que diminuísse a carga de trabalho, porque eles tinham sido muito sobrecarregados no governo de seu pai, Salomão, e, em contrapartida, eles lhe seguiriam para sempre.

Ao tentar ter tudo o homem pode perder tudo

Roboão, então, pediu um tempo para tomar a decisão e foi consultar aos anciãos que tinham servido a seu pai, e aos jovens que tinham crescido com ele e o serviam naquele momento.

“Leia também: Tudo tem seu tempo determinado”

As autoridades que tinham servido ao seu pai o aconselharam a aceitar o pedido, já os jovens que o serviam sugeriram que rejeitasse a solicitação e mais, recomendaram que ele fosse mais duro com o povo que seu pai.

“Outra ótima leitura seria: O pecado da omissão”.

Ele, então, decidiu seguir a orientação dos jovens que estavam com ele e transmitiu isso ao povo.

O que aconteceu a seguir foi que os israelitas se revoltaram e, por conta disso, o rei enviou o seu chefe de trabalhos forçados para tentar conciliar a situação, porém o povo não quis mais saber e o apedrejou até a morte.

Podemos dizer que esta decisão de Roboão foi trágica, porque ela deu início à divisão do seu reino, isto é, o país tranquilo e unido que existiu no governo de seu pai, Salomão, ficou dividido em duas partes.

O que vemos nesta situação é que ao tentar ter tudo, Roboão quase perdeu tudo, pois não tinha a menor necessidade de ele agir assim.

“Não deixe de ler também: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”

Ele já era rei e muito rico, pois tinha herdado um reino milionário deixado por seu pai, ou seja, a ganância por mais riqueza e a sede de demonstrar poder o levaram a uma situação terrível e sem volta.

Esta passagem nos deixa um grande ensinamento, qual seja: Aquelas pessoas que querem ter tudo, correm o grande risco de acabar com muito pouco ou com nada.

Por isso, é necessário que todas as pessoas tenham o discernimento de perceber que, muitas vezes, é necessário abrir mão de alguma coisa, ninguém conseguirá conquistar tudo, por isso ninguém pode deixar que a ganância e o egoísmo sobreponham ao bom senso.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website