Navigate / search

AS DIFERENÇAS DE OPINIÃO NÃO DEVEM AFETAR OS RELACIONAMENTOS

Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra. Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus, afinal somos irmãos!

(Gênesis: 13.7-8)

O contexto destes versos é que os pastores de ovelhas de Abrão e Ló permitiram que a inveja entrasse no relacionamento deles e, então, acabaram se desentendendo.

Então, Abrão resolveu dar um fim naquela situação, dando a Ló a oportunidade de escolher com qual terra gostaria de ficar.

As diferenças de opinião não devem afetar os relacionamentos

Ao tomar esta atitude, de dar ao sobrinho a oportunidade fazer a primeira escolha, Abrão acabou por resolver o problema que havia entre eles.

“Não deixe de ler também: Quando alguém discordar de você não se aborreça”.

Porém, o que gostaríamos de enfatizar neste texto não é o fato de o conflito ter sido resolvido, por conta do desprendimento de Abrão.

E sim levantar a questão de por que as pessoas não conseguem conviver com o contraditório?

“Outra boa leitura seria: Se conselho fosse bom não se dava se vendia”.

Por que a grande maioria dos indivíduos não aceita alguém quando, esta pessoa, tem uma opinião diferente da sua?

Por que é necessário cada um ir para um lado simplesmente por pensarem de forma diferente?

Será que estas pessoas não conseguem perceber que divergência de opinião pode ser muito saudável.

Já que o pensamento contrário, com certeza, pode melhorar a decisão final, pode colocar um freio nos impulsos, pode fazer o outro refletir, pode evitar uma série de problemas.

“Seria ótimo que você lesse também: Por que as pessoas não conseguem falar o que pensam?”

E caso depois de muita conversa, se os envolvidos continuarem cada um pensando da mesma forma, será que não dá para estas pessoas continuarem a conviver uma com a outra?

Esta é uma grande dificuldade da maioria das pessoas, elas não aceitam que alguém pense de forma diferente da sua e preferem a separação, acham que é melhor ficar longe.

Pois quando esta ou aquela pessoa pensa diferente ela está errada e é melhor cada um tomar o seu caminho.

“Leia também: Não precisamos ir tão longe para mudar”.

A grande verdade é que este comportamento é de uma arrogância sem tamanho e é bom não esquecer que a vaidade é o primeiro da lista de pecados que Deus detesta, como podemos ver a seguir:

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”. (Provérbios: 6.16-19)

Conviver com o contraditório é um exercício que todas as pessoas devem fazer diariamente e mais, é um sinal de respeito com o seu próximo, até porque ele pode estar certo nesta ou naquela questão.

Sendo assim, as diferenças de opinião não devem afetar os relacionamentos das pessoas, pelo contrário, elas devem ser administradas, vistas com bons olhos e ser motivo de aproximação e não de separação.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que as pessoas que possuem sabedoria jamais desprezam uma opinião divergente ou alijam quem age assim da sua lista de relacionamentos.

Elas sabem que essas pessoas são de grande valia para o seu crescimento como pessoa e em vez de afastá-las procuram tê-las sempre por perto.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Maria padilha
Reply

Me edifício toda vez que lê o essa página.
Deus te abençoe poderosamente.

Marcio Motta
Reply

Maria fico feliz que você esteja sendo edificada em nosso blog. Fique com Deus.

josival soares de oliveira
Reply

gostei do muito do ponto de vista e do racicionio de pensamento é isso mesmo a verdade de uma boa consciencia para com Deus e os homens.

Marcio Motta
Reply

Fico feliz que você tenha gostado Josival. Fique com Deus.

Rodrigo Eduardo Liberato
Reply

Muito bom o texto pra mim esse texto é de muita valia precisamos desenvolver em nós humildade e aprendermos à aceitar as diferenças de opiniões contrarias as nossas pelas pessoas muito bom essa mensagem Deus abençoe o sr. Pastor

Marcio Motta
Reply

Rodrigo fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida. Fique com Deus.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website