Navigate / search

AS PROMESSAS DO SENHOR

Gênesis 17.15-19

Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara.

Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.

Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?

Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti.

Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.

as promessas do senhor

Gênesis 18.1 e 18.9-15

Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia.

Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda.

Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele.

Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.

Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?

Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha?

Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.

Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste.

Os dois textos possuem dois pontos comuns. O primeiro, a promessa do Senhor de dar um filho a Abraão e a Sara e o segundo, o fato de Sara e Abraão não terem acreditado, a ponto de se rirem diante de tal possibilidade.

Abraão foi um rico e bem-sucedido criador de gado que num dado momento de sua vida teve de fazer uma escolha. Continuar vivendo como um rico e bem-sucedido criador de gado, ou partir para uma viagem incerta sob a direção de Deus. A única coisa que existia para ele confiar era a promessa de Deus em conduzi-lo e abençoá-lo. E ele tomou a decisão de largar todo o conforto de até então e partiu e seguiu a vontade de Deus.

Leia também: O Deus do impossível

Sara foi uma mulher que viveu uma longa espera. Ela não conseguia ter filhos. A espera foi tamanha que chegou ao ponto dela querer “dar uma ajuda ao Senhor” colocando em prática um plano , quando procurou dar um filho a Abraão através de outra mulher. Deve ter-se arrependido disto, pois o plano, que a princípio parecia inofensivo, mostrou que não foi assim, como provam os acontecimentos que se seguiram. Entretanto foi uma mulher de fé, a primeira citada na Galeria da Fé , em Hebreus 11 .

Então, por que duas pessoas de fé, tementes a Deus, que ouviram a promessa feita pelo Senhor, em dado momento, se riram descrentes? Por que Abraão, que deixou para trás a segurança que possuía e decidiu seguir ao Senhor , duvidou? No momento em que ele tomou a decisão de partir para terras desconhecidas, demonstrou uma fé inabalável, então por que duvidar da promessa?

Você também pode ler: Deus nunca desiste de nós

Olhando os dois textos verificamos que, em ambos, está explícito que, tanto Abraão quanto Sara, já estavam avançados em idade. No segundo, é dito que “a Sara já lhe havia cessado os costumes das mulheres”, ou seja, Sara não ovulava mais e sem óvulo, como haver concepção?

A questão é que Abraão e Sara não detinham mais as variáveis necessárias para gerar uma criança , e como as condições necessárias para se ter um filho já não estavam mais presentes, então eles não creram.

É isto que acontece conosco. Acreditamos nas promessas de Deus, enquanto achamos que elas podem acontecer, enquanto as variáveis necessárias estão presentes. Procedemos como Abraão e Sara. Se eles tivessem 30 e 20 anos, respectivamente, então a promessa seria possível, na opinião deles, e eles acreditariam piamente.

Uma boa leitura seria: Não temas e não te assustes

Esquecemos, completamente, que as coisas de Deus fogem ao nosso entendimento, e o pior, agindo desta forma estamos tornando o nosso Deus previsível, limitado, ou seja, estamos dizendo que ele somente realizará determinados milagres, aqueles que as condições necessárias estejam presentes, ou seja, estamos querendo decidir em que acreditar ou não, dependendo das condições, isto é, se em nosso entendimento a promessa é possível de ser cumprida, então cremos, porém se, em nossa opinião, não é mais possível , não cremos. Estamos reduzindo o poder de Deus às coisas possíveis.

Leia também: Deus quer pessoas que confiem Nele

E o pior é que este tipo de comportamento desagrada, sobremaneira, ao Senhor e isto está claro nos versículos 14 e 15 do capítulo 18 quando Deus fala; “Acaso, para o Senhor, há coisa demasiadamente difícil ? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti e Sara terá um filho”.

Não está escrito, mas está claro, que a pergunta soa como uma reprimenda. Tanto que Sara ficou receosa e negou dizendo: “Não me ri”. Porém Ele disse com firmeza: “Não é assim, é certo que riste”.

Então podemos perguntar: Você tem uma promessa de Deus? Acredita nela ou acha que devido as circunstâncias, ela não se cumprirá? Como está o seu ânimo, com relação à sua promessa?

A resposta somente você sabe. Porém de uma coisa temos a certeza. Se você tem uma promessa, alegre-se , porque ela se cumprirá , mesmo que, neste momento, todas as circunstâncias mostrem o contrário, mesmo que nenhuma das variáveis necessárias ao seu cumprimento estejam presentes, ela se cumprirá, pois o nosso Deus, não é Deus das coisas possíveis, Ele é Deus das coisas impossíveis, e quem diz isto não sou eu, está escrito na Palavra, foi isto que foi dito a Abraão, quando Sara se riu descrente.

Olhemos o contido em Gênesis 21 1-7, “Visitou O Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e de à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque. Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho”.

Gostaríamos de chamar a atenção de algumas frases contidas nestes versículos: …”o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido …”, … “no tempo determinado, de que Deus lhe falara…”, …”Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho?…”. “Mais de 53.300 pessoas já ouviram:Mensagens em Vídeo. Escute você também”.

Estas três frases nos mostram que, em momento algum, a promessa feita a Abraão e Sara esteve em risco. Deus não mente, por isto Ele cumpriu o que prometeu, porém o tempo é Dele, não nosso, no tempo determinado por Ele Isaque nasceu e a pergunta de Sara sobre quem teria dito, Deus disse, duas vezes. Quem colocou dúvidas, quem encheu o coração de ansiedade, quem não acreditou, foram Sara e Abraão.

Por oportuno, enfatizamos que a sua e a minha promessa, também, não correm nenhum risco. Quem a fez não mente, porém será no tempo determinado por Ele e não quando nós quisermos. A forma de espera nós é que vamos determinar. Poderá ser confiante, com alegria ou sofrida e cheia de ansiedade.

Para terminar gostaríamos de deixar o contido em 2 Pedro 3.9: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Jeanine Primack
Reply

I believe this web site holds very fantastic pent written content articles.

marcileia oliveira
Reply

eu adorei esta palavra, gue deus continui lhe dando espiração da palavra, eu ressebi muito de Deus atraves dessa palavra, porque era tudo que eu precisava ouvir, deus te abençõe e um forte abraço, e apaz do senhor jesus cristo!!!

tutaj
Reply

Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.|

fkawau
Reply

This is the penalise AS PROMESSAS DO SENHOR | Palavra Fiel – Blog blog for anyone who wants to attempt out out nigh this message. You asking so such its virtually tiring to present with you (not that I real would want…HaHa). You definitely put a new gyrate on a substance thats been backhand nearly for geezerhood. Precise bunk, but enthusiastic!

dududukkkkkkk
Reply

Nice post at AS PROMESSAS DO SENHOR | Palavra Fiel – Blog. I was checking constantly this blog and I am impressed! Extremely useful info specifically the last part 🙂 I care for such information a lot. I was looking for this certain info for a long time. Thank you and good luck.

fkawau
Reply

This is the precise AS PROMESSAS DO SENHOR | Palavra Fiel – Blog blog for anyone who wants to attempt out out almost this issue. You respond so more its nearly exhausting to fence with you (not that I truly would want…HaHa). You definitely put a new rotate on a topic thats been inscribed some for age. Squeamish shove, just large!

untue
Reply

AS PROMESSAS DO SENHOR | Palavra Fiel – Blog Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

untue
Reply

AS PROMESSAS DO SENHOR | Palavra Fiel – Blog Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

geovani
Reply

DEUS e fiel,nao resta duvida,em eclesiaste 3.1 tudo tem oseu tempo determinado,e ha tempo para todo proposito debaixo do ceu: portanto joelho no chao e esperar em jesus nosso salvador. geovani

Chaussure Air Max
Reply

Its such as you learn my thoughts! You seem to know so much approximately this, like you wrote the e-book in it or something. I think that you just can do with some percent to pressure the message home a bit, however instead of that, that is excellent blog. A fantastic read. I will definitely be back.

Lorilee Stolcals
Reply

I enjoy the valuable information and facts you provide in your articles.

Marco Antonio Neri
Reply

Muito boa é esta palavra, fiél e verdadeira, realmente é so aguardar, pois a sua palavra não volta vazia. Deus continui a abençoar todo o teu povo,

Eucimar
Reply

Para Meditar…

water slide
Reply

Enjoyed your post, I was searching for an inflatable water slide and came across your post. I value your point of view. Keep in mind when you write your next article that it may be good to visit my site inflatable water slide for some interesting points of view when it comes to a moonwalker inflatable bouncy castle and obstacle course. I will visit again soon. Keep up the good work.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website