Navigate / search

BASTA UMA DECISÃO PARA O LÍDER PERDER A SUA LIDERANÇA

2 Crônicas: 10.4 – 5

“Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado e nós te serviremos”.

Roboão respondeu: “Voltem a mim daqui a três dias”. E o povo foi embora.

basta uma decisão para o líder perder a sua liderança

Você é um líder? Lidera alguma equipe, ministério, grupo, setor, empresa? Esta passagem da Palavra de Deus nos dá um grande ensinamento a respeito de liderança e, temos certeza, que será de grande valia para você que está lendo esse artigo.

O povo foi falar com o rei Roboão e ponderou que o seu pai, Salomão, o tinha tratado com muita dureza e, por conta disso, pede para que ele lhes aliviasse a carga a partir daquele momento e promete, caso ele atendesse à solicitação, que seriam seus servidores. “Leia também: A cobiça poder nos levar a perder tudo”.

Roboão disse para que eles voltassem depois de três dias que ele daria a resposta e consulta os homens mais velhos, que tinham sido conselheiros de seu pai, e recebe como resposta que deveria atender ao pedido do povo dizendo, inclusive, que caso ele atendesse aquele povo lhe serviria por toda a vida.

Depois de ouvir isso toma a decisão consultar, também, os jovens que tinham crescido com ele e recebe o conselho de não atender à solicitação do povo, pelo contrário, deveria dizer para o povo que seria mais duro que seu pai.

O rei, então, resolve seguir o conselho dos mais jovens e não atendeu à petição que lhe foi feita. “Uma boa leitura par você seria: O tempo é o maior aliado da verdade”.

Esta decisão provocou grande revolta do povo que começou a gritar contra o rei dizendo que, já que era assim, ele que cuidasse de si próprio e voltaram para casa. O rei tentou amenizar a questão mandando o encarregado dos trabalhadores falar com eles, porém ele foi morto a pedradas. “Sugerimos que você leia também: O erro de deixar Deus em segundo plano”.

E não pararam por aí as consequências da atitude tomada por Roboão, uma vez que a resposta que deu ao seu povo acabou provocando a divisão do seu reino em Norte e Sul.

Sem querer entrar no mérito dos motivos que levaram o rei a seguir o conselho dos jovens e não dos anciãos, gostaríamos chamar atenção nesse artigo para as consequências de uma única decisão para qualquer líder. Você também pode ler: A sabedoria de se aceitar uma crítica”.

O que estamos vendo de uma forma muito clara é que um líder pode jogar por terra toda a sua liderança com apenas uma atitude, basta ele escolher o lado errado e tudo desmoronar à sua frente, sem que ele possa fazer mais nada.

Infelizmente é isso mesmo, muitos líderes perdem as suas lideranças em função de atitudes e comportamentos equivocados e, pior, é que muitas vezes não conseguem nem percebe o que está acontecendo.

Os motivos que levam a isso são muitos, arrogância, falta de comprometimento, falta de entendimento da sua liderança, falta de comunicação, falta de preparo, falta de bom senso, falta de autoridade, enfim, existem diversas razões para um líder perder o rumo, por isso é essencial que qualquer liderança leve muito a sério qualquer decisão que será tomada, mesmo aquelas mais corriqueiras, pois basta uma para colocar tudo a perder. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Roberto Link
Reply

Prezado Márcio,

Como sempre, mais um excelente artigo!
Impressionante como ele cabe como uma luva para com o que meu ex-empregador fez comigo…

Abraço,

Roberto Link

Anônimo
Reply

COMO ESTA PALAVRAS TEM ME ALIMENTADO, TODOS OS DIAS EU LEIO, E FICO REFLETINDO O PODER DAS PALAVRAS, QUANDO VOCÊ REALMENTE MEDITA COM ENTENDIMENTO NA QUILO A PALAVRA NOS PASSAR.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website