Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / search

COMO FAZER UM ORÇAMENTO

Antes de mais nada é preciso que salientemos que procuramos fazer este artigo de uma forma bem simples, isto mesmo, sem termos técnicos, sem ser muito longo e procurando ajudá-lo da melhor forma, já que não existe nada de complicado em se fazer um orçamento, muito pelo contrário, é extremamente simples, o necessário mesmo é disciplina e perseverança.

Para começarmos a pensar em fazer um orçamento precisamos identificar, no detalhe, quais são as nossas despesas e receitas mensais. Quando usamos a expressão, no detalhe, estamos querendo dizer que não podemos deixar nada de fora, de
sde àquelas pequeninas do dia a dia, até a maior.

Uma leitura imprescindível para ajudar a você a fazer um orçamento seria: Você sabe para onde está indo o seu dinheiro?”.

Fazendo isto, você estará tirando uma fotografia de todas as suas despesas, receitas, dívidas e investimentos.

Em seguida você deve reunir toda a sua família e discutir o assunto. É de extrema importância, podemos dizer fundamental, que todos participem deste momento e fiquem sabendo de como andam as finanças da família, quais são os planos para o futuro.

“Uma ótima leitura complementar para este artigo seria: Poupar dinheiro é uma decisão”.

Então o que é um orçamento? É justamente você colocar no papel todas as informações que foram coletadas, isto é, todas as entradas e saídas. Neste instante, você terá uma dimensão de como andam suas finanças, se a receita está equilibrada com a despesa, se dá para poupar, se é necessário cortar gastos, enfim é o momento do planejamento de onde você quer chegar.

Depois que você montou o orçamento e tomou decisões necessárias, tendo em vista a sua situação atual,  vem a parte que considero a mais importante, o acompanhamento. E quando falamos em acompanhamento estamos querendo dizer controle, pois sem isso de nada terá adiantado a parte inicial de coleta de informações e confecção do orçamento.

“Está gostando deste artigo? Clique aqui e preencha o seu e-mail para receber mais conteúdo como este!”

Vamos exemplificar os que estamos querendo dizer: Suponhamos que o seu orçamento tenha previsto um gasto de R$ 350,00 com seu almoço/mês e chega no final do mês esta despesa tenha apontado R$ 400,00. Terá adiantado o orçamento? È claro que não. Aqui você estará fazendo como a maioria das pessoas, estará fazendo, somente, um acompanhamento da despesa e, geralmente, chegará à conclusão que gastou mais do que devia. O controle do orçamento foca a antecipação dos fatos. Se o seu orçamento de almoço está naquele valor, o foco é não ultrapassá-lo e isto, só se consegue, com controle e não, simplesmente, com a anotação da despesa.

“Indicamos, também, para você ler: Como resolver as suas dívidas”.

Você se disciplinando a fazer isto todo o mês ficará surpreso como o seu dinheiro dará para coisas que antes não dava.

Ao longo do artigo indicamos algumas leituras complementares que ajudarão muito a você na confecção de um bom orçamento, principalmente a primeira, – Você sabe para onde está o seu dinheiro? – sendo assim sugerimos que você não deixe de ler, pois temos a certeza de que você não se arrependerá.

Com vistas a facilitar o seu controle financeiro, colocamos abaixo um exemplo de planilha, que poderá ser usada nesta nova empreitada. É claro que existe muitos outros exemplos, porém este atende, perfeitamente, a finalidade. Você pode alterar o nome das despesas de acordo com os seus gastos.

Título: Planilha Orçamento Financeiro Familiar

  • Acesse o link abaixo.
  • Faça o download para o seu computador.

https://drive.google.com/file/d/0B3kGA3VzPh3dZ3dMVWtLam9XOU0/edit?usp=sharing

.

Por:Marcio Motta

RECEBA AS NOVIDADES DO BLOG EM SEU E-MAIL. É DE GRAÇA !!!

Comments

frontierville back to school collection
Reply

We loved your website so much we added it to our sites to visit list at http://www.usbhubreview.net/sites-we-like Complete the FREE offer to make it permanent.

Tresa
Reply

Wow, amazing blog format! How long have you ever been running a blog for? you made running a blog glance easy. The whole glance of your website is fantastic, let alone the content!

Syreeta Brake
Reply

Now i’m uncertain precisely why but the weblog is running extremely slowly in my opinion. Is anyone else experiencing this situation or possibly would it be a situation with my personal personal computer? I am going to verify it at a later time and see if your problem continues to exist.

xavier
Reply

preciso aprende fazer orçamentos

Marcio Motta
Reply

Xavier o artigo mostra como você deve fazer e com ajuda de uma planilha (veja a seção de downloads) ficará mais fácil

the diet solution programme
Reply

Hello i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this
article i thought i could also create comment due to
this brilliant piece of writing.

le puppy download cheat Engine 5.5
Reply

Thanks for sharing your thoughts. I really appreciate your efforts and I will
be waiting for your next post thank you once again.

Marcio Motta
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Leave a comment

name

email (not published)

website