Navigate / search

CONHEÇA UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DO SOFRIMENTO

Tiago: 5. 10 – 11

Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. 

Quando a dor e o sofrimento chegam o ser humano tem a tendência de se sentir injustiçado e logo se pergunta: Por que eu? Por que isso aconteceu comigo? Por que estou passando por tudo isso? 

O que ocorre é que o sofrimento muitas vezes tem a sua origem em determinados pontos que poderiam ser evitados, entretanto não foram e acabaram gerando as suas consequências, ou seja, eles não aconteceram por acaso.

E é sobre uma dessas fontes responsáveis pelo sofrimento que gostaríamos de refletir um pouco nesse artigo, é claro que existem outras, porém essa é aquela que julgamos a mais importante.

Leia também: A distância entre o problema e a solução

E qual seria? Qual seria a maior fonte dos nossos sofrimentos? A resposta é muito fácil, a principal causa de todos os nossos sofrimentos, na grande maioria das vezes, somos nós mesmos, que através de nossos posicionamentos equivocados, da forma errada como conduzimos as nossas vidas, pelo fato de não conseguirmos nos reposicionar, por não conseguirmos nos arrepender, por uma questão de orgulho, enfim pelos mais diversos motivos, acabamos gerando consequências terríveis para nós e para aqueles que convivem conosco.

E a notícia ruim é que, tendo em vista a forma como esse sofrimento nos compromete, as coisas podem piorar ainda mais para a nossas vidas, já que, não raro, acabamos por assumir um comportamento arredio nessas ocasiões,  não permitindo que outras pessoas nos ajudem, posicionando-nos contra qualquer mudança que poderia nos beneficiar, sentindo muita pena de nós mesmos e tornando-nos pessoas fechadas dentro do nosso mundo totalmente dominado pela dor.

Você também pode ler: Os conflitos e os nossos desejos

O que esquecemos completamente, nesses momentos, é como tudo começou, o motivo principal de tudo ter chegado àquele ponto, os grandes responsáveis por tudo, que fomos nós mesmos, mas em vez de nos abrirmos para isso, preferimos continuar afastados dessa verdade e continuamos a reclamar, murmurar, acusar a tudo e a todos.

Você que está lendo esse artigo deve estar se perguntando como as pessoas não conseguem ver que elas próprias, muitas vezes,  são as grandes responsáveis por muitos de seus problemas. O que ocorre é que a essência do caráter do ser humano é assim mesmo, é muito difícil para todos nós chegarmos a essa conclusão, por isso é que aqueles que conseguem ter essa percepção mais rapidamente encontram um novo rumo para as suas vidas.

Leia também: Transformando a espera em esperança

Então o que fazer? O que precisamos entender de uma forma definitiva é que se quisermos mudanças para as nossas vidas a primeira atitude que precisamos tomar é provocar uma mudança dentro de nós e não ficar esperando que as coisas se modifiquem à nossa volta.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que o sofrimento é muito ruim, ninguém quer passar por ele, porém ele pode servir para a tal mudança da qual falamos, já que pode nos trazer o benefício do entendimento que fará com que nos reposicionemos,  que venhamos a  permitir que as pessoas nos ajudem, que nos tornemos indivíduos mais acessíveis, menos egoístas, menos orgulhosos, mas abertos à correção e ao conselho, e aí poderemos viver um novo tempo, uma vida diferente e sermos muito mais felizes. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website