Navigate / search

DESISTIR É SEMPRE MAIS FÁCIL

1 Samuel 17.28

E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. 

Desistir e sempre mais facil

Diz a Palavra de Deus que durante quarenta dias, todas as manhãs e todas as tardes, Golias desafiou os soldados de Israel.

Num determinado dia, Davi, seguindo ordens de seu pai, foi ao vale do Carvalho com a finalidade de saber de notícias de seus irmãos, que se encontravam neste lugar juntamente com o rei Saul e outros soldados israelitas lutando contra os Filisteus.

Ele chegou ao acampamento justamente no momento em que os dois exércitos estavam em posição de combate e logo procurou seus irmãos para saber se estavam bem. Então, neste mesmo instante, o gigante Golias partiu à frente e desafiou os soldados israelitas, que ficaram apavorados e fugiram.

Então, Davi perguntou aos soldados que estavam em seu redor o que ganharia o homem que enfrentasse aquele filisteu e livrasse Israel daquela vergonha, uma vez que aquele inimigo estava desafiando o exército do Deus vivo.

Davi, após ouvir que o homem que conseguisse derrotar o gigante ganharia muitas riquezas, escutou, também, de seu irmão mais velho, para parar com aquilo, para voltar para suas ovelhas no deserto, para deixar de ser convencido e que ele estava ali somente para apreciar a batalha.

Davi não deu muito importância ao que seu irmão falou e continuou a indagar de outros soldados e foi ouvindo a mesma resposta.

Durante esse episódio alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e foram falar com o rei, que mandou chamá-lo. Davi chegando perto do rei lhe disse que ninguém deveria ficar com medo daquele filisteu e que iria lutar contra ele.

O rei lhe disse para não fazer aquilo, já que ele era um rapaz pequeno e o gigante tinha sido soldado por toda a vida.

Davi não aceitou a oposição de Saul e acabou recebendo a autorização para lugar contra Golias.

O final dessa história todos nós sabemos, Davi matou o gigante Golias e, por causa disso, os filisteus foram derrotados.

O texto nos fala de medo, de coragem, de derrota, de vitória, da luta do mais fraco fisicamente contra o mais forte, porem gostaríamos de chamar a atenção, de você que está lendo esse texto, para o fato de Davi não ter desanimado. Foi criticado pelo irmão e aconselhado a sair daquele lugar, ouviu, de pronto, uma resposta negativa por parte do rei, mas o seu posicionamento firme acabou convencendo a Saul e a sua atitude foi fundamental para desfecho daquele episódio e para a vitória ter acontecido.

E é isso que gostaríamos de enfatizar. Quando desistimos decretamos a nossa derrota. Não é necessário nenhum adversário nos vencer, nós é que perdermos por nossas próprias forças.

Se Davi não tivesse aparecido Israel teria perdido a batalha, pois os soldados do seu exército já tinham entregado a contenda, com medo de enfrentar o gigante.

Nem sempre a vida é feita de momentos bons, pelo contrário, todos nós passamos por momentos muito ruins, pois na vida real é assim que acontece, entretanto a grande diferença entre as pessoas, é que alguns enfrentam o momento ruins com a certeza que passarão e vão em frente, porém outros se deixam abater pelo desânimo e vão murchando, murchando e ficam pelo caminho.

O que é importante frisar é que a desistência é uma decisão pessoal, as pessoas podem tentar induzir-nos a fazer isso, como fizeram com Davi, porém a decisão final é nossa, nós é que determinamos continuar ou não, desistir ou não, enfrentar ou não, lutar ou não. O certo é que a desistência determina a derrota. Após a desistência só nos restará colher os frutos amargos da perda e não existe honra nenhuma no ato de desistir.

Davi nos ensina que seja qual forem as forças que estejam querendo que desistamos jamais devemos tomar essa decisão. Lutar sempre será a melhor escolha, pois a vitória somente é conseguida por aqueles que optam por esse caminho. Evidentemente desistir é sempre mais fácil, mas não podemos esquecer consiste na interrupção de um processo e que perder por uma decisão nossa é frustrante. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Antonieta Chissico
Reply

Que preciosas palavras, todavia e’ preciso realçar a fé “violenta” que Davi teve, pois não foi a pedra que matou Golias mas sim o Poder de Deus, Davi tinha tamanha fé e convicção que Deus estava ali com ele. O que de facto nos faz desistir e’ a falta ou pouca fé que temos, que ” Posso Naquele que me fortalece”, Davi não olhou para as circunstancias mas sim olhou para Deus!

Marcio Motta
Reply

Antonieta, realmente, não devemos olhar para a circunstâncias e sim para Deus. Fique com Deus.

Antonieta Chissico
Reply

Que preciosas palavras, todavia e’ preciso realçar a fé “violenta” que Davi teve, pois não foi a pedra que matou Golias mas sim o Poder de Deus, Davi tinha tamanha fé e convicção que Deus estava ali com ele. O que de facto nos faz desistir e’ a falta ou pouca fé que temos, que ” Posso Naquele que me fortalece”, Davi não olhou para as circunstancias mas sim olhou para Deus!

Que Deus abençoe a si Marcio Motta e lhe capacite cada vez mais para que sejas uma bencao em nossas vidas, nos ajudando a viver Grandes coisas que Deus tem para aqueles que creem Nele!

Marcio Motta
Reply

Antonieta obrigado pelo seu comentário.

Marcio
Reply

Que preciosas palavras! Obrigado!

Marcio Motta
Reply

Marcio ficamos felizes que você tenha gostado.

ZILMAR DANTAS
Reply

amei esta página, mal lemos um, já queremos correr para o outro para ler mais, e outro, e outro, não acaba a vontade de ler. Bom demais!

Marcio Motta
Reply

Zilmar que ótimo que você tenha gostado. Obrigado pelos seu comentário.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website