Navigate / search

DEVEMOS PROTEGER O NOSSO CORAÇÃO DOS DESEJOS RUINS

Provérbios: 4.23-27

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.

devemos proteger o nosso coração dos desejos ruins

Como já dissemos algumas vezes o livro de Provérbios procura ensinar às pessoas os caminhos da sabedoria, que fará com que todos tenham o discernimento necessário para conduzir as suas vidas com correção, de forma digna e justa. “Leia também: O terrível medo de fracassar”.

Nestes versos Salomão está chamando a nossa atenção para que tenhamos o cuidado de guardar o nosso coração, pois dele depende as nossas vidas. Num primeiro momento podemos achar certo exagero esta afirmação e não concordarmos com essa dependência, porém o coração é o centro dos nossos sentimentos e desejos, então está claro que é ele acabará ditando a forma como conduziremos o nosso destino, pois se essas vontades não estiverem dentro daquilo que é correto, ele será dominado por desejos ruins que contaminarão a nossa vida e nos levarão a atitudes totalmente em desacordo com os preceitos de Deus, por isso é usado o termo guardar, que significa protegê-lo de todos os desejos que estejam fora dos propósitos do Senhor para nós.

Mas o que gostaríamos de chamar atenção nesse artigo é que guardarmos o nosso coração pode parecer uma tarefa muito fácil, mas, infelizmente não é, pelo contrário, é muito difícil e, muitas vezes, esses desejos ruins começam a tomar conta dele sem que percebamos, de forma bem lenta, aos poucos e quando damos conta já está possuído por aquilo que não devia. “Sugerimos que você leia também: Os valores morais que se perderam”.

É por isso que os versos seguintes continuam a nos orientar para que afastemos de nossos lábios palavras perversas, que continuemos em frente sem nos desviar do objetivo de viver corretamente e dentro dos princípios de Deus, nos chama a atenção para tomarmos cuidado com quem andamos, pois muita gente acaba indo para um caminho que não deveria influenciados por falsos amigos, por gente que não tem nenhum compromisso com Deus e termina dizendo para que não nos desviemos, isto é, não saiamos da estrada certa e passemos a trilhar outras que levam ao que não é recomendável. “Você também pode ler: Eu sou assim e pronto”.

Então, está muito claro que não basta querer guardar o nosso coração e pronto, não, é preciso tomar algumas atitudes práticas que farão com que a intenção se transforme em realidade. “Leia também: A primeira impressão é a que fica”.

Todos nós podemos e devemos ter os nossos desejos e isso é muito natural, faz parte da vida, porém eles podem ser bons ou ruins, podem edificar ou destruir e cabe a cada um de nós policiarmos  cada um deles e não permitir que o nosso coração seja corrompido por aqueles que podem nos prejudicar ou fazer mal a outras pessoas e, não podemos esquecer, que as grandes desgraças que acontecem não nasceram no coração de alguém de um momento para o outro, ninguém levanta de sua cama numa determinada manhã e resolve cometer um desatino, todas elas foram tomando àquelas pessoas lentamente, bem devagar e foram crescendo até se transformar naquela atitude ruim. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Leave a comment

name*

email* (not published)

website