Navigate / search

É FÁCIL PENSAR QUE DEUS NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NÓS

Jeremias: 29.11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.  

Esse é um trecho da carta escrita por Jeremias a todo o povo que Nabudonosor tinha transportado de Jerusalém para a Babilônia e ali se encontrava cativo. 

Nele se encontra uma promessa de Deus dizendo que quando se passassem setenta anos Ele os traria de volta à sua pátria, porque sabia os planos que tinha para eles, e eram projetos de prosperidade e de um futuro repleto de esperança.

Leia também: Como enfrentar as dificuldades da vida

O contexto dessa história todos nós sabemos, o povo de Israel desobedeceu de forma sistemática a Deus durante anos, não ouviu a mensagem de Jeremias que durante 22 anos, aproximadamente, proclamou para que aquelas pessoas deixassem os maus caminhos e a maldade de seus procedimentos, mas elas não se arrependeram e, por conta disso, foram castigadas e entregues nas mãos de um governante estrangeiro, que os levou para o cativeiro.

Porém, nessa carta, Jeremias exorta àquelas pessoas a não perderem a esperança e que, apesar das dificuldades que estavam passando, Deus não tinha se esquecido deles e lhes daria uma nova trajetória de vida, ou seja, Ele estava prometendo que eles seriam libertados e um novo tempo estava se aproximando.

Você também pode ler: Que adianta ganhar o mundo e perder a nossa alma

Por que Jeremias escreveu essa carta? A resposta é que o povo se encontrava vivendo como escravo, longe sua terra natal, em terríveis dificuldades, e nessa circunstância é muito fácil pensar que Deus não está nem aí para coisa nenhuma e, pior, achar que nada mudará porque a esperança já se foi há muito tempo.

Aquele povo teve todas as chances de largar as coisas erradas que vinha fazendo, porém não conseguiu através de avisos, pedidos e conselhos para se modificar, precisou sofrer as consequências de seus erros para entender determinadas coisas, porém Deus jamais o esqueceu, aquelas pessoas tiveram de passar por tudo aquilo para poder viver um novo tempo, tiveram de ser preparados para um recomeço.

Considere ler também: Para acontecer é preciso começar

Onde estamos querendo chegar?  Infelizmente as coisas, às vezes, acontecem assim. Não conseguimos enxergar o que estamos fazendo com as nossas vidas, não ouvimos os conselhos, a repreensões, os avisos e vamos caminhando para um buraco cada vez mais fundo e, quando lá nos encontramos, desesperados com o que estamos passando perdemos completamente a esperança e chegamos à conclusão que Deus se esqueceu de nós, pois não é possível tanto sofrimento.

Uma boa leitura seria: Mudar o exterior não resolve o problema

A notícia ruim nessas situações é que ninguém planta batata e colhe melancia, quem planta batata colhe batata, isto é, se o que estamos fazendo estiver nos levando um buraco bem fundo e escuro, precisamos ter o discernimento de entender isso, ouvir o profeta Jeremias e mudar de procedimento, pois se continuarmos acabaremos virando escravos.

A notícia boa é que a partir do momento que estejamos dispostos a mudar de rumo e passarmos a ouvir o conselho e a repreensão, Deus nos promete um novo tempo, já que os planos que Ele tem para nós são de prosperidade, de muita paz e de um futuro sem medidas. A escolha sempre será de cada um de nós. Pense nisso e deixe o seu comentário. 

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

aristoteles jose de almeida
Reply

No evangelho de joao, no capitulo, 3.16, é a certesa, do seu grande amor, para todos. É a obedincia ao nosso deus, ela faz passarmos tambem, por provaçoes, sao as vases da vida, nos propociona altos e baixos, mais permanecendo, tudo ficará melhor. A enteçao do senhor sempre foi boa, mais quando,nao ouvimos a sua voz ficamos escravos, de nossos proprios pecados. Se o povo daquela época, nao fosse, desobediente, sempre entenderia, que os planos de deus, sempre foram planos de paz, bençoes, prosperidades e vida eterna. paz do senhor.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website