Navigate / search

EXISTEM FORMAS DIFERENTES DE SE LIDAR COM A CULPA. QUAL É A SUA?

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a nossa injustiça.
(1 João: 1.9)

Existem formas diferentes de se lidar com a culpa, isto é, pode-se considerá-la apenas um sentimento muito ruim ou procurar aprender alguma coisa com ela.

Existem formas diferentes de se lidar com a culpa. Qual é a sua?

Isto mesmo, a culpa não é de todo ruim, pois ela pode fazer com que uma pessoa mude o rumo de sua trajetória, já que através do arrependimento sincero o homem pode mudar e se libertar de determinados comportamentos.

“Não deixe de ler também: Desistir é sempre mais fácil”.

Entretanto, o que acontece com algumas pessoas é que elas cometem os seus erros, se sentem culpadas, mas não mudam, continuam caminhando dentro dos mesmos conceitos e com o mesmo estilo de vida.

Então, partindo do princípio que o ser humano é falho, está claro que ninguém está livre de cometer os seus erros, porém o que vai determinar o final da história são os efeitos que este sentimento produz na pessoa faltosa.

Você deveria ler também: 3 motivos fortes para você não desistir”.

Existem aqueles que não conseguem admitir que erraram, acham que estão sempre certos, ficam irritados quando corrigidos, procuram responsabilizar os outros por suas atitudes e não conseguem assumir as responsabilidades oriundas dos seus atos.

Num outro grupo se encontram aquelas que pessoas que ficam se condenando pelos seus erros, assumem uma postura totalmente pessimista, tornando-se indivíduos inseguros por conta disso.

Na outra ponta, há aqueles que se isolam e ficam solitários, não permitindo que ninguém se aproxime, pois entendem que assim é a melhor forma de lidar com a sua culpa.

“Seria ótimo você ler também: Versículos bíblicos a respeito da esperança”.

Entretanto, existe outro grupo que se comporta de maneira completamente diferente dos demais, isto é, admite os seus erros, arrepende-se sinceramente de tê-los cometidos, pede perdão a Deus e às pessoas que foram prejudicadas por suas faltas e mudam de comportamento.

A pergunta que fazemos neste ponto deste texto é a seguinte: Qual o grupo que consegue lidar melhor com a sua culpa?

É lógico que é o último, pois aquele que reconhece que errou, confessa este pecado a Deus e, quando necessário aos outros, será perdoado e aceito por Deus, porém o homem, tendo em vista o seu comportamento orgulhoso, não consegue fazer isto e vai vivendo com seus complexos de culpa, que vem e vão, e que não contribuem em nada para o seu crescimento como ser humano.

“Sugerimos que você leia também: O líder precisa estar preparado para quando for criticado”.

Para finalizar gostaríamos de deixar neste texto o contido nos 5 primeiros versículos do Salmo 32, que mostram muito bem o que estamos querendo dizer:

“Como é feliz aquele que as suas transgressões são perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim, minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então, reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Confessarei as minhas transgressões ao Senhor e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Triuno
Reply

Obrigado

Palavra Fiel
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Leave a comment

name*

email* (not published)

website