Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / search

NÃO É BOM QUE O HOMEM VIVA SÓ

Eclesiastes 4:9-12

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. 

Esses versículos falam muito especificamente de que não vale à pena o homem viver só, isto é, sem amigos, sem filhos, sem esposa, dedicando-se

sempre ao trabalho e terminando sempre insatisfeito, apesar de tudo o que consegue em termos de prosperidade. O ideal é que ele não esteja só, já que assim poderá ganhar muito mais e não estando sozinho, caso que venha a tropeçar, existirá alguém que o ajudará a se levantar.

Existem pessoas que possuem a tendência de buscarem se isolar ou de viver de forma solitária, ou seja, optam pelo isolamento e a solidão e existem diversos motivos que levam os indivíduos  a agirem assim e podemos tentar enumerar alguns deles, quais sejam:

Vivemos um tempo em que as pessoas correm o tempo todo trabalhando, estudando, presas no trânsito, vivem atrasadas, com  a sensação que as vinte e quatro horas do dia são insuficientes para que sejam encaixadas as suas atividades. Durante todo esse dia a dia de maluco o ser humano se vale, então, da tecnologia com vistas tentar compensar isso, ou seja, a quantidade irracional de tarefas que o homem se impõe, gerando uma total falta de condições de se relacionar com o seu próximo e o uso exacerbado da tecnologia faz com ele se feche em si mesmo e se afaste do contato  com o seu semelhante.

Outro ponto que vale destacar são problemas causados por traumas que deixam sequelas terríveis, quer na infância ou na fase adulta, e que também levam o ser humano à solidão.

Poderíamos citar mais alguns motivos, porém o propósito desse artigo não é este o de enfatizar os motivos que levam uma pessoa ao isolamento, é justamente o contrário, é exortar a você que está lendo esse texto a não fazer parte da estatística daqueles que vivem solitariamente.

E a pergunta que fica no ar é: E como fazer isto? E a resposta é fazendo aquilo que está ao seu alcance. Como?

  •  Em primeiro lugar é não ficar pensando que o mundo vai acabar hoje e encher o seu dia a dia de tantas atividades que não dê conta;
  •  Em segundo lugar é não se tornar refém do computador e trocá-lo por uma por uma boa companhia e uma boa conversa;
  •  Em terceiro lugar é participar realmente do grupo onde está inserido e não ser mero um assistente;
  •  Finalmente é não se deixar enredar pelo isolamento e buscar estar sempre ao lado das pessoas ouvindo e se fazendo ouvir;

Para finalizar, é sempre bom lembrar que um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem se defender, por isso não bom que ele viva só. Pense nisso e deixe o seu comentário

Por:Marcio Motta

Cadastre-se e receba os artigos do Blog em seu email

Comments

lourdes soares
Reply

muito obrigada, gostei muito desse artigo, me fez refletir bastante.

Leave a comment

name

email (not published)

website