Navigate / search

NÃO PERCA A ESPERANÇA

Romanos : 12-12 – Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.

não perca a esperança

Ao iniciarmos esta reflexão, gostaríamos de nos ater a primeira parte do versículo:“ regozija-vos na esperança…”, que quer dizer “ alegre-se na esperança”. O que é esperança? Numa resposta bem simples e objetiva podemos dizer que esperança é o ato de esperar alguma coisa, desejando que aconteça. Sim, porque podemos estar esperando algo, desejando que não aconteça.

“Sugerimos uma ótima leitura para você: Muita gente acha que o sucesso é fruto do acaso”.

Então, num primeiro momento, podemos achar fácil nos alegrar na esperança. Por que? Porque sempre estaremos esperando coisas boas. Ninguém vai ter esperança de uma coisa ruim e geralmente a esperança está atrelado à realização de um sonho.

O grande problema é que na totalidade das ocasiões, não temos a menor idéia do tempo que levará a espera. Aquilo que estamos esperando pode acontecer logo, demorar um pouco ou demorar muito.

“Você não pode deixar de ler também: De nada adianta pedir orientação a Deus e ignorá-la”.

E, com certeza, dentre as pessoas que estão lendo este texto, existem algumas que estão esperando a longo tempo, ou seja, ainda continuam esperando. Já se passaram tantos anos que a esperança está sumindo, se já não sumiu.

E quando isto acontece uma tristeza muito grande toma conta das pessoas, sabem por que? Porque a esperança é um sentimento que nasce em nosso coração para não se perder, isto é, a esperança nasce em nosso coração para se cumprir. O sentimento de perda é muito grande.

Imaginem você esperar por alguma coisa durante anos e, de repente, chegar à conclusão que aquilo não acontecerá, aquilo que você sonhou, que levou a uma série de renúncias, não vai acontecer, em sua opinião.

Isto nos levou a um questionamento, ora, a Palavra de Deus nos diz para que nos alegremos na esperança, e chegamos à conclusão que diversas pessoas, neste momento, estão sofrendo por terem perdido, em algum momento de suas vidas, a esperança

Neste ponto gostaríamos de olhar o contido em Provérbios 13:12 “ a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore da vida”.

“Outra ótima leitura para você seria: Algumas pessoas parecem ter medo de se posicionar”.

De repente tudo fica muito claro. As pessoas que perdem a esperança são aquelas que permitem que seus corações fiquem doentes. O cumprimento da promessa se adia tanto, a espera é tão longa, que o coração não suporta, adoece, levando as pessoas ao desânimo, à falta de perspectiva e a perda da esperança.

Porém, chamamos a atenção a um detalhe do versículo. Por que não está escrito “a esperança que termina”, a “esperança que se finda”? Porque, simplesmente, a Palavra está nos querendo dizer que o desejo pode demorar o tempo que for. Pode demorar até você achar que não suportará mais, porém ele se cumprirá.

Não tem sentido Deus nos dizer para nos alegrar em algo que não vai acontecer. O nosso Deus não é de confusão. Ele cumpre o que promete porque é Fiel, nós, como não somos, transferimos os nossos valores para Ele.

Porém existem duas coisas que precisamos entender e não esquecer, pois serão elas que não permitirão que o nosso coração venha a adoecer. Primeiro o contido em Eclesiastes 3.1 “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”

E, também, o contido em Hebreus 11.1-2:” Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.”

Se entendermos que tudo tem seu tempo determinado e que sem fé é impossível agradar a Deus, jamais perderemos a esperança. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Flaviana Santos
Reply

Os posts são maravilhosos .

brand marketing
Reply

Enjoyed your post, I was searching for an inflatable water slide and came across your post. I value your point of view. Keep in mind when you write your next article that it may be good to visit my site inflatable water slide for some interesting points of view when it comes to a moonwalker inflatable bouncy castle and obstacle course. I will visit again soon. Keep up the good work.

Lilian
Reply

Mesmo que não percamos a esperança, quando a espera se faz muito, muito, muito longa, o coração pode ficar doente em meio à espera, pois as circunstâncias e a dor da espera machucam demais, degradam a alma.
Mas…
Em meio à espera, bem lá no meio do deserto, o nosso Querido Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, nos prepara sempre um bom oásis, que refrigera a nossa vida, porque Ele sabe que se não fosse assim ,
não aguentaríamos e morreríamos de dor.
Ainda vai chegar o meu tempo de amar, eu sei que vai e a dor vai passar.
Eclesiastes 3.8 e Cantares 2.11-13.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website