Navigate / search

NÃO SE DEIXE DOMINAR PELA AUTOPIEDADE, AS DIFICULDADES EXISTEM PARA TODOS!

A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei da amargura da minha alma.
(Jó: 10.1)

Se fôssemos traçar o perfil de Jó, diríamos que ele foi um homem de muita fé, paciente, perseverante e muito rico, além de ser conhecido pela sua bondade.

Não se deixe dominar pela autopiedade, as dificuldades existem para todos

Quando ele proferiu as palavras constantes do versículo tema de nosso texto, estava expressando toda a sua frustração pelo sofrimento que estava passando.

“Sugerimos que você leia também: Agradeça a Deus pelo simples fato de estar vivo e com saúde”.

Na realidade, ele começou a ser tomado pelo sentimento de autopiedade, pois não conseguia entender os motivos pelos quais estava passando por todas aquelas dificuldades.

Entretanto, neste texto, não queremos refletir sobre os problemas de Jó ou nos motivos pelos quais ele estava vivendo toda aquela situação e sim em uma das consequências daquilo que estava acontecendo com ele, a aflição que tomou conta de sua alma, levando-o a sentir pena de si próprio.

“Outra ótima leitura para você seria: Escolha ser feliz”.

Segundo a Wikipedia, a autopiedade é o sentimento, emoção ou comportamento de alguém sentir pena de si próprio diante de um evento estressante.

Era o caso de Jó que, diante dos problemas pelos quais estava passando, sentiu-se fragilizado e amargurado, a ponto de dizer que daria livre curso às suas reclamações.

Entretanto, infelizmente, essa situação que pode ocorrer diante de uma situação estressante, também pode se tornar um padrão de comportamento, ou seja, deixar de ser uma ocorrência transitória e passar a ser um traço da personalidade do indivíduo.

É importante salientar que quando alguém assume este comportamento, de sentir pena de si mesmo, está querendo expressar, de uma forma resumida, uma das seguintes coisas: “Ninguém me ama” ou “A vida é injusta comigo”.

É evidente que este sentimento aflora quando as coisas não estão indo bem, quando não estão dando certo, quando os problemas surgem, ou seja, geralmente, é diante da aflição que o ser humano sente pena de si mesmo.

Neste ponto do texto, seria interessante formular algumas perguntas: Será que tudo o que está acontecendo não tem um propósito para a vida de quem está passando por esta situação? Será que não se tem nada a aprender com esta tempestade? Será que não é Deus que está permitindo tudo isso, pois quer o crescimento espiritual dos envolvidos? Será que não são dificuldades pelas quais a grande maioria das pessoas passa?

“Você não pode deixar de ler também: Tudo tem  seu tempo determinado”

Muitas vezes, o aprendizado, o crescimento como ser humano, a mudança de comportamento, a mudança do estilo de vida só acontece assim, infelizmente alguns de nós só entendem desta forma.

Então, a mensagem de gostaríamos de deixar neste texto é que não existe nenhum motivo para alguém sentir pena de si próprio, Deus nos ama e um pai não ajuda a formar o caráter de seu filho somente fazendo agrados, pelo contrário, muitas vezes é necessário dizer não, entretanto, isto não significa que este filho estará só.

É importante salientar que a vida é injusta com todas as pessoas, esperar que algo de bom venha deste mundo é sonhar com o impossível, por isso só existe um refúgio, Deus.

Sendo assim, não se deixe dominar pela autopiedade, as dificuldades existem para todos, não fique imaginando que existe uma conspiração universal para que as coisas sempre dêem erradas somente para você e que determinadas coisas só acontecem com você ou coisa assim.

A vida é difícil para todos, não existe ninguém que não tenha problemas e a grande sacada é entender a forma de lidar com eles e seguir em frente. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Adrienne Gomes
Reply

Boa tarde, irmãos!
Já me senti muito assim. Com pena de mim mesma. Pensando assim: Porque Deus não faz nada pra mudar a minha situação?. Ele está vendo, pq ele é onisciente, mas não faz nada? Eu não mereço isto! e etc. Até que aprendi a tirar os olhos de mim mesma e fixar meu olhar em Deus, na sua palavra, na sua vontade e propósito pra minha vida. Eu me arrependi e passei a buscar a Deus pelo pai amoroso que ele é. E não pelo que ele pode fazer ou me dar. A palavra Dele diz: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas. Ele nos ama muito mais do que nós amamos nossos filhos. A ponto de entregar seu filho amado, Jesus, em favor das nossas vidas…por ventura não nos dará, graciosamente com Ele todas as coisas? Temos que crer no que a Bíblia diz. Mesmo que nós não mereçamos. Tenha todos uma ótima semana!

Marcio Motta
Reply

Adrienne muito oportuno o seu comentário. Agradeço a sua participação em nosso site.

Cesar Filidei
Reply

CONCORDO com a afirmação: “É importante salientar que a vida é injusta com todas as pessoas, esperar que algo de bom venha deste mundo é sonhar com o impossível, por isso só existe um refúgio, Deus.”
MAS creio que é possível vivermos o “Salmo 128:1-2” (Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.
Salmos 128:1,2), porque as bênçãos vêem de Deus para nós. É fato. PORTANTO, gostaria de dar um bom conselho: Não percamos a esperança; não esperemos do mundo; esperemos de Deus que é grande,bondoso, longânimo e cheio de amor, para nos abençoar, por exemplo, fazendo MILAGRES DE MULTIPLICAÇÃO em nossas vidas: Multiplicação das nossas finanças, da nossa fé, do temor que temos dEle, do nosso andar em retidão nos Seus caminhos, dos ensinamentos de verdadeira Sabedoria que Ele nos dá, de felicidade.

Marcio Motta
Reply

Cesar muito pertinente o seu comentário. Grato pela sua participação em nosso site.

Deise Fernandes Pimentel
Reply

Lindo texto, estava precisando, que Deus continue abençoando este ministério.

Marcio Motta
Reply

Deise muito obrigado pela sua participação em nosso site.

Gerson
Reply

quero receber mensagens diariamente

Marcio Motta
Reply

Gerson enviaremos as nossas mensagens para você.

Gerson
Reply

Sábias palavras, confesso que ja me sentir assim com autopiedade.mas ao mesmo tempo acredito que minha vida tem um proposito nesta terra que Deus confia grandemente nos seus projetos, pensando nisso preciso provar que tenho um deus que me inspira ,que me ama, que me da sabedoria ,que me da inteligencia , que me fortalece. Então não ha necessidade de me sentir sozinho e muito menos ser tomado pelo sentimento de autopiedade

Marcio Motta
Reply

Gerson Deus quer nos abençoar todo o tempo. Só precisamos permitir que Ele faça isso. Fique com Deus.

eliel
Reply

esta mensagem tem edificado muito a minha vida,que Deus continue te iluminando pastor que a graça do nosso Deus recai sempre sobre sua vida Deus te abençoe

Marcio Motta
Reply

Eliel fico feliz que nosso tenha abençoado a sua vida.

Olavo Filho
Reply

Excelente palavra! Deus o abençoe pastor.

Marcio Motta
Reply

Olavo muito obrigado pela sua participação em nosso site. Fique com Deus.

Reinaldo
Reply

Quero receber mensagens diariamente.

Deus abençoe a todos

Marcio Motta
Reply

Reinaldo basta você preencher o seu e-mail no campo apropriado em nosso site.

Airton Ernesto Marchezzane
Reply

A PRESENÇA DE JESUS É FORTALECIDA EM NOSSA VIDA ATRAVÉS DA DAS NOSSAS FRAQUEZAS.

Marcio Motta
Reply

Airton agradecemos a sua participação em nosso blog. Fique com Deus.

Pb Edelson Do Amaral
Reply

Palavra maravilhosa, sempre temos que ter isso em mente, as aflicoes acontecem para todos. E Deus sabe como trabalhar em cada um de nos. Conta se uma parabola que um certo grupo de pessoas estavam cada um reclamando de seus problema e cada uma achava que o seu era maior do que dos outros do grupo, ai apareceu um anjo e disse que todos teriam que colocar seus problemas em um altar e todos do grupo teriam acesso aos problemas dos outros, ou seja, enxergariam todos os problemas dos outros junto com o seu. E entao o anjo falou: agora voces podem ir ate o altar e pegar o problema que voces acharem que e menor a assim vao conseguir suportar. E para surpresa de todos cada um vendo o problema dos outros foram correndo ate o altar e pegaram novamente cada um o seu e ficaram felizes, pois cada um dizia em seu coracao: nossa o meu problema é menor comparado com o dos outros. Moral da historia; Seu problema só você pode suportar. Creia em Deus e siga em frente.
Deus abencoe

Marcio Motta
Reply

Pb Edelson excelente e muito oportuno o seu comentário. É assim mesmo.

Elisângela
Reply

Amem palavra muito bem explicada Deus abençoe a todos

Marcio Motta
Reply

Elisângela obrigado pelo seu comentário.

Wlicélia Borges de Souza
Reply

É verdade! Todos passam por adversidades, mas sabemos que com Jesus na nossa frente tudo é diferente, pois o preço foi pago na cruz do calvário.

Marcio Motta
Reply

Wlicélia isto mesmo. Glória a Deus por isso.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website