Navigate / search

O AUTOCONTROLE É FUNDAMENTAL NA VIDA DE QUALQUER PESSOA

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.

(Provérbios: 13.2)
O autocontrole é fundamental na vida de qualquer pessoa

Você já ouviu alguém dizer assim: “Se eu não falar infarto”. Esse é um dos muitos argumentos utilizados por aquelas pessoas que não conseguem se controlar e acabam falando o que não deve, provocando as mais diversas confusões.

“Sugerimos que você leia também: A verdadeira e a falsa segurança”.

O verso que escolhemos para este texto diz que quem não consegue controlar a sua língua acabará se arruinando e é a mais pura realidade, pois quem fala demais diz bobagem, ofende as pessoas e, com certeza, acabará se arrependendo do gesto impensado.

“Você não pode deixar de ler também: Como se tornar um grande líder”.

Porém o que estamos querendo enfatizar neste artigo não é somente o controle que devemos ter com a nossa língua, que, como diz Tiago, ninguém consegue domar e se trata de um mal incontrolável, mas, também, queremos chamar a atenção para o autocontrole que devemos ter em todas a nossas atitudes.

O autocontrole é fundamental em todos os momentos da nossa vida, pois é isso que vai evitar que venhamos a cometer excessos que, com certeza, nos trarão grandes prejuízos, alguns em termos definitivos.

É fácil? É claro que não, porém não tem outro jeito. Quem come demais tem de controlar o seu apetite, quem perde a calma com facilidade tem de controlar o seu gênio, quem fala demais tem de controlar a sua língua, quem vive chegando atrasado ao trabalho tem de controlar o seu tempo e assim por diante, é se esforçar para dar um basta nos excessos que acabam nos levando à desgraça.

Então, aquela pessoa que se utiliza de alguma frase feita, como a que utilizamos no primeiro parágrafo como exemplo, para justificar a sua falta de controle em sua vida pessoal, precisa refletir sobre as suas atitudes e entender que o que está fazendo está errado e mudar.

Você não pode deixar de ler também: A murmuração nos afasta de Deus”.

A falta de autocontrole é extremamente prejudicial para qualquer pessoa, pois pode levar à perda de um emprego, ao término de algum relacionamento, a problemas de saúde e muito mais, ou seja, quando alguém perde o controle também perde alguma coisa para a sua vida, não há contemplação.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que ninguém é perfeito, todos nós temos os nossos defeitos e nossas virtudes, porém o segredo da vida é conseguirmos visualizar bem isso e buscar potencializar as virtudes e corrigir os defeitos. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Polyana
Reply

Parece que isso foi pra mim, estou em meio a uma situação que exige muito autocontrole, e sei das possíveis consequências e que elas não me trarão nada positivo, sei que uma escolha errada e eu me afastarei de Deus e do Senhor Jesus Cristo não quero isso, por isso peço que eles me deem forças e minha fé se fortaleça.

Marcio Motta
Reply

Polyana ficamos felizes que o artigo tenha sido útil para você.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website