Navigate / search

O CONVITE É PARA TODOS, MAS MUITOS RECUSAM

Mateus: 20.12-15

Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 

Diz a Palavra de Deus que o dono de uma plantação de uva saiu cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com essas pessoas o pagamento de uma moeda de prata por dia e os mandou para o campo.

o convite é para todos mas muitos recusam

Por volta das nove horas voltou a passar pela praça do mercado e verificou que alguns homens lá se encontravam sem fazer nada e lhes disse que, também, fossem para a sua plantação que lhes pagaria o que fosse justo.

Aproximadamente ao meio-dia e às três horas da tarde aconteceu a mesma coisa, ou seja, ele voltou a passar pela praça e encontrou gente à toa e os mandou para a sua vinha.

O fato se repetiu às cinco horas da tarde, voltou a encontrar homens naquele lugar e, também, os mandou para a sua plantação.

Quando terminou o dia ele determinou ao seu administrador que efetuasse o pagamento a todos os trabalhadores, com a recomendação de começar pelos últimos contratados e terminasse com os primeiros.

Então, os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam como pagamento o valor de uma moeda de prata cada um, o que chamou a atenção dos primeiros, que criaram a expectativa de receber mais, tendo em vista terem trabalhado o dia inteiro.

Entretanto, quando chegou a vez desses trabalhadores eles receberam, também uma moeda de prata, o que suscitou muitas reclamações por parte deles, sob a argumentação que tinham trabalhado muito mais, sendo assim, o patrão não estava sendo justo.

Quando o dono ouviu as reclamações disse que não tinha sido injusto, muito pelo contrário,  já que tinha pagado o que tinham combinado e, além do mais, ele tinha o direito de fazer com o dinheiro dele o que quisesse, por isso estava dando aos demais trabalhadores o mesmo que tinha dado a eles e arrematou perguntando se eles estavam com inveja simplesmente pelo fato de ele ter sido bom para com os outros trabalhadores.

Onde estamos querendo chegar? O dono da plantação é Deus, a vinha é o Seu Reino e os trabalhadores somos nós e essa passagem mostra como o Senhor procede na sua relação conosco.

E gostaríamos de focar no convite e nos momentos em que aconteceram, uns trabalhadores foram chamados às seis horas da manhã e os últimos às cinco horas da tarde, então, assim como os primeiros acharam que receberiam mais, os últimos poderiam pensar que receberiam muito pouco, uma coisa mínima tendo em vista o tempo que trabalhariam, porém isso não aconteceu, todos receberam a mesma quantia.

E é isso que acontece na vida real, Deus vive convidando as pessoas para participarem do Seu reino, vive chamando e os homens, pelos mais diversos motivos, vivem recusando, preferindo continuar parados na praça. Imaginem se as pessoas das dezessete horas tivessem recusado, não teriam recebido a sua diária e ficariam, talvez, sem o seu sustento para aquele dia, mas tiveram que ir para usufruir da bondade do dono da plantação.

O que percebemos é que muitos ficam com receio da mudança, não querem deixar para trás alguns valores que, na frente, perceberão que não fazem a menor falta e que, na verdade, não possuem valor algum e vão continuando na mesma rotina de ir à praça todo dia sem nenhuma perspectiva.

Essa escolha é pessoal, somente as pessoas de forma individual é que podem tomar a grande decisão de aceitar o convite ou não, porém aqueles que optarem em acolher o chamado não precisarão mais ficar parados no meio da praça, sem destino e sem saber o que fazer, já que as suas vidas mudarão e eles poderão usufruir da bondade e da misericórdia de Deus, mas é preciso aceitar. Pense nisso e deixe o seu comentário. 

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

How to reduce hair loss
Reply

Hello my loved one! I wish to say that this post is amazing, nice
written and come with approximately all important infos.
I would like to look extra posts like this .

Marcio Motta
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Leave a comment

name*

email* (not published)

website