Navigate / search

O EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Está muito na moda o termo “educação financeira”, ou seja, a partir do momento que o endividamento das pessoas vem aumentando com o passar dos anos, está-se verificando a necessidade de uma melhor gestão das despesas e receitas pessoais. Sendo assim, bancos, administradoras de cartão de crédito, financeiras  e empresas afins, começaram a se preocupar com esse aspecto.

máquina registradora

Na realidade o que todos buscam é o Equilíbrio Financeiro, isto é, os indivíduos consumirem  com responsabilidade e gastando somente aquilo que podem e, dentro desse contexto, cresce a cada dia o número de pessoas que se dedicam à tarefa de ensinar como fazer isso.

Entretanto, o que gostaríamos de deixar bem claro nesse artigo, é que tudo se resume em dois aspectos: O comportamento das pessoas na relação com o dinheiro e a Observação de  alguns preceitos financeiros. Esses dois aspectos é que fazem a grande diferença entre a pessoa endividada e a pessoa equilibrada, todos os demais tópicos são coadjuvantes, esses dois é que são os protagonistas dessa história.

O comportamento das pessoas na relação com o dinheiro – Esse primeiro aspecto trata da forma como nos relacionamos com o dinheiro e esse relacionamento é que vai definir a nossa  personalidade financeira, que, então, ditará o nosso comportamento diário com a moeda. Na medida em que consigamos descobrir quem somos financeiramente, ficará muito mais fácil conduzir o nosso dia a dia. O que estamos querendo dizer é que o fato de uma pessoa se endividar vai muito mais além do que possamos imaginar, isto é,  enquanto uma determinada pessoa achar que gastar todo o seu salário em bobagem não é nada demais, pouco se poderá fazer por ela. Por isso é que estamos enfatizando o fato de ela precisar se conhecer financeiramente, porque é a partir desse momento é que ela vai cair em si e verificar que o que está fazendo não está correto. É bom salientar que, em alguns casos, se faz necessário até o uso até de terapia e medicação, já que a relação com o dinheiro está totalmente deteriorada e consumir cada vez mais já se tornou uma necessidade.

Observação de alguns preceitos financeiros –  Do lado material não há menor condição de alguém se equilibrar financeiramente sem  deter o controle de algumas informações básicas da sua vida financeira, quais sejam:

  • O valor total de suas despesas mensais;
  • O valor dessas despesas por evento: ( ex: aluguel, luz, telefone, etc…);
  • O valor de suas receitas mensais;
  • A comparação mensal entre receitas e despesas;

Esse é o início de tudo. A partir do conhecimento da sua personalidade financeira e das informações básicas de suas receitas e despesas, poderemos pensar em equilíbrio financeiro e, a partir daí, em planejar um futuro, sem isso é andar no escuro, nas trevas, sem saber para onde se vai ou para onde se vem  no tocante às finanças.

A intenção principal desse artigo é chamar a sua atenção para esses dois aspectos principais na condução da vida financeira de qualquer pessoa. Somente depois que você, que está lendo esse artigo, conseguir responder as questões que colocamos acima, poderá pensar em vôos mais altos.

Precisamos ressaltar que as respostas para o que foi colocado nesse texto não são nada fácil, principalmente o que diz respeito ao comportamento com o dinheiro, porém se desejamos ter uma vida financeira equilibrada o caminho é esse e exige dedicação, perseverança, humildade para mudar, porém temos a certeza, tendo em vista a nossa experiência de quase quarenta anos nesse mercado, que a recompensa vale muito à pena.

Para ajudá-lo nessa empreitada de uma lida nos  artigos “como fazer um orçamento”, e “o sucesso financeiro é fruto de planejamento” que são muito pertinentes para essa questão e acesse a nossa página de downloads, onde existem planilhas de controle financeiro. Pense nisso e deixe o seu comentário.
Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Jamel Boren
Reply

I really like your writing style, wonderful info, thank you for putting up .

Hai Dupree
Reply

Thank you a bunch for sharing this with all folks you actually recognise what you’re speaking about! Bookmarked. Kindly also visit my web site =). We may have a hyperlink exchange arrangement among us!

Leave a comment

name*

email* (not published)

website