Navigate / search

O LÍDER PRECISA ESTAR PREPARADO PARA QUANDO FOR CRITICADO

E foi também Saul à sua casa, em Gibeá, e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara. Mas os filhos de Belial disseram: “É este o que nos livrará?”. E o desprezaram e não lhe trouxeram presentes, porém ele se fez como surdo.
(1 Samuel: 10.26-27)
O líder precisa estar preparado para quando for criticado

O líder precisa estar preparado para quando for criticado, porém, infelizmente, a grade maioria não está e acaba ficando na defensiva quando isto acontece.

O que as pessoas que ocupam de cargos de liderança precisam entender é que, a partir do momento que  assumem qualquer posto ficam expostos a este tipo de situação e o aborrecimento se constitui em falta de maturidade de sua parte.

“Você não deve deixar de ler também: Não bastar ser honesto é preciso parecer honesto”.

O texto que usamos como tema de nosso artigo mostra a existência de dois grupos, o daqueles que se encontravam do lado de Saul e o grupo formado por aqueles que estavam contra o rei.

E é assim que funciona na vida real, não existe liderança sem oposição, pois existirão sempre as pessoas que têm idéias diferentes daquele que se encontra no poder.

“Outra ótima leitura para você seria: Desistir é sempre mais fácil”.

E é muito bom que seja assim, pois seria péssimo, sob todos os aspectos, se o líder não tivesse o contraponto para discordar daquilo que ele estivesse fazendo e existissem somente os que concordam com as suas opiniões.

O grande problema é que quase a totalidade das lideranças não gosta desse tipo de situação e fica aborrecida quando é questionada, demonstrando, muitas vezes, que está incomodada com o que está acontecendo.

A primeira coisa que gostaríamos de dizer ao líder que tem este tipo de comportamento é que está errado, pois quem não gosta de se expor deve pensar muito bem antes de aceitar qualquer cargo, já que faz parte de sua função dar satisfação aos que estão sob a sua liderança.

“Você não pode deixar de ler também: A responsabilidade é pessoal”.

Isto acontece por conta de uma concepção errada que todo o líder tem, de que  é ele quem manda, que detém o poder superior e, por conta disso, não pode ser questionado.

O que ele precisa fazer é saber trabalhar com as críticas, ou seja, absorver e aproveitar as construtivas e descartar aquelas que nada agregam como Saul que se fez de surdo, pois, infelizmente, existem pessoas que criticam por criticar, fazem somente para ser do contra e nunca estão satisfeitas com nada.

Para finalizar, gostaríamos de salientar que o exercício da liderança é um processo e ninguém nunca estará totalmente pronto, porém uma das coisas que é preciso se aprender rápido é saber discernir o que importa e o que não importa e não ficar aborrecido como o outro pelo fato de estar criticando o seu trabalho. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website