Navigate / search

O PERIGO DE TROCARMOS A ALEGRIA DURADOURA PELA SATISFAÇÃO IMEDIATA

Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”. Disse Esaú: “Estou quase morrendo”. “De que me vale esse direito”? “Jacó, porém, insistiu”: “Jure primeiro”. Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó. Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho.

(Gênesis 25. 31-34)
O perigo de trocarmos a alegria duradoura pela satisfação imediata

Muitas pessoas ao longo de suas vidas trocam a alegria duradoura pela satisfação imediata.

“Sugerimos que você leia também: O poder que destrói”.

Foi o caso de Esaú, ele era o primogênito, o filho mais velho e para a cultura da época isso queria dizer “o mais importante, o herdeiro por direito, principalmente em caso de herança”.

Segundo os versículos tema desse artigo, Esaú chegou faminto do campo justamente quando Jacó estava preparando um ensopado e, então, pediu ao seu irmão um pouco daquela comida. Jacó respondeu-lhe que daria desde que ele vendesse o seu direito à primogenitura. Esaú, tendo em vista estar com muita fome, respondeu que sim e após comer o ensopado servido por seu irmão, levantou-se e se foi, desprezando o seu direito de filho mais velho.

“Outra ótima leitura para você seria: O amor ao próximo”.

O que estamos vendo neste texto é o que acontece com muitas pessoas, que para satisfazer os seus desejos imediatos, cometem tolices das quais se arrependerão por toda a vida.

A pergunta é se isto que aconteceu com Esaú e continua acontecendo com milhares de pessoas pode acontece com cada um de nós. A resposta é muito simples, é claro que pode, nenhum de nós está isento a este tipo de atitude.

A satisfação imediata de nossos desejos, em qualquer área de nossas vidas, é uma tentação constante e é muito fácil nos deixarmos seduzir pela possibilidade conseguir algo que nos trará “a felicidade”, pelo menos em nossa visão, seja através de poder, conquista, dinheiro, enfim qualquer coisa que nos dê prazer.

“Você não pode deixar de ler também: Somos humildes ou orgulhosos?”.

O grande problema é que quando sentimos o grande desejo de conquistar algo, acabamos perdendo a visão de bom senso que deve nortear todas as nossas decisões e, neste estado, o mesmo que Esaú se encontrava, nos tornarmos presas fáceis e acabamos agindo por impulso e, por consequência, tomando decisões que certamente iremos nos arrepender pelo resto da vida.

“Leia também: Tudo tem seu tempo determinado”,

Então, o que podemos aprender com essa atitude de Esaú, é que não podemos, jamais, fazer determinadas escolhas que nos levem à perda de direitos duradouros trocando-os por outros de duração momentânea, por isso precisamos saber distinguir bem as escolhas que vamos fazendo ao longo de nossas vidas.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Polyana
Reply

Foi bom ler isso, estou com um problema e estava pensando numa saída bem prática porem sei que não é a solução. Ler isso servil pra reforça a ideia. Agora sei que preciso sempre pedir força a Deus para que ele me fortaleça contra as tentações.

Marcio Motta
Reply

Polyana ficamos felizes em virtude de o artigo ter ajudado. Obrigado pelo seu comentário

Celso Laus
Reply

Bom Dia,

Agradeço-lhes, por todas as mensagems que estão sendo enviada a minha pessoa compartilho senpre com minha esposa, esta me abrindo os olhos e percebendo que á sim um Deus maravilhoso em nossas vidas.
Peço-lhes que não parem de enviar as mensagems pois aqui estou as lendos com muito carinho e amor, porque Deus é amor e suas palavras confortanos o Espirito.
Mais uma vez agradeço-lhes de coração, e que Deus os abenções cada vez mais e que estas mensagens alcançe muito mais vidas como tem alcançado a minha.
Um grande abraço deste umilde leitor.

Celso Laus.

Marcio Motta
Reply

Celso obrigado pelo seu comentário. Graças a Deus as mensagens tem edificado a sua vida.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website