Pensei comigo mesmo: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento. Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento. Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto. (Eclesiastes: 1. 16 – 18)
Salomão chegou à conclusão que se tornou muito mais sábio que todos aqueles que governaram Jerusalém. Teve a perfeita convicção do que seria a sabedoria e o conhecimento e fez uma comparação com a tolice e a falta de juízo, mas terminou por entender que isso não passava de ilusão, já que acabou aprendendo que quanto mais sábio se torna o homem mais aborrecimentos ele tem e mais sofre.
O que Salomão disse nesses versículos pode nos assustar um pouco, na medida em que pode ficar parecendo que não seria nada bom adquirirmos sabedoria e conhecimento, pois acabaríamos por nos aborrecer e sofrer mais por conta disso.
Entretanto, infelizmente, isso é a pura verdade, já que à proporção que vamos angariando conhecimento e sabedoria, vamos compreendendo algumas coisas que não conseguíamos ver anteriormente, pois estávamos na ignorância, e à proporção que o entendimento vai-nos mostrando as imperfeições, os absurdos, como esse mundo é mal, como a desigualdade é latente, como existem pessoas discriminadas e sem nenhuma perspectiva, como o amor pregado por Cristo está longe de ser alcançado, passamos a entender e vivenciar as coisas ruins que antes passavam despercebidas.
Sendo assim, precisamos fazer a grande pergunta: “Então é melhor viver na ignorância”? “Não devemos buscar o entendimento e a sabedoria”? É claro que não. Devemos sim buscar cada vez mais nos aprimorar e buscar mais entendimento e sabedoria, porém é preciso que entendamos algumas coisas de suma importância.
A primeira é que de nada adianta procurarmos entender a vida e continuar como assistente das coisas ruins que passamos a compreender. Precisamos, dentro de nossas possibilidades, fazer algo para modificar as coisas, dar a nossa melhor contribuição em ajudar o nosso próximo e, às vezes, não é preciso muito, pequenos gestos de amizade, aceitação, respeito, educação, conselho, uma palavra amiga ou de consolo são suficientes para mudar uma situação ou um quadro, mas para isso precisamos estar dispostos.
E a segunda é que precisamos entender que Deus é o Senhor de todas as coisas e muitas das nossas perguntas ficarão sem respostas, isto é, nunca conseguiremos discernir tudo aquilo que acontece, pois está dentro da soberania de Deus e foge por completo ao entendimento do homem, até porque somente Ele sabe o que está por vir e, por conta disso, determinada situação que olhamos sob alguma perspectiva pode terminar de maneira totalmente diferente, ou seja, as coisas que podem nos levar a uma determinada conclusão e nos fazer sofrer podem ser uma preparação para um final completamente diferente e feliz.
Sendo assim, a grande verdade é que sempre pagaremos o mesmo preço pago por Salomão ao adquirir entendimento e sabedoria, entretanto, precisamos ter em mente que somos seres humanos limitados e que, apesar da nossa inteligência, todo o nosso conhecimento jamais será suficiente para entender onde Deus pretende chegar com os Seus planos, o que nos leva a uma conclusão óbvia de que precisamos descansar em Deus e não ficar sofrendo por aquilo que a nossa pequena sabedoria está indicando.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Amém, o entendimento e a sabedoria humana não nos tornam mais felizes ou melhores. Da mesma forma, apenas conhecer Deus, conhecer a bíblia e conhecer os versículos não nos torna mais felizes ou melhores. Tanto no primeiro caso, como no segundo a solução não é a ignorância, pelo contrário. O ponto é: buscar a Vida, extrair as pepitas de ouro da Palavra de Deus, tomar os versículo e (como num banquete) e orar. Assim como em Gênesis o homem escolheu a árvore do conhecimento do bem e do mal, não a árvore da vida; nós hoje precisamos escolher a árvore da vida. Esta não é conhecimento, mas como o nome diz: Vida.
Me considero pouco sábio quando o assunto é Deus, no entanto tenho grande paixão pelos escritos na Palavra de Deus, e as vezes me vejo lendo o que o Rei Salomão escreveu e fico maravilhado, uma pena que tenho pouco conhecimento, mas acho muito bonito todo o livro de Eclesiastes, agradeço a Marcio Mota pela bela interpretação do Capitulo 1:16,17,18.
Obrigado Sidon pelo seu comentário
Neste exato momento muito me alegro em ler estas Palavras pois me ajudou a aumentar minha fé e esperança num final diferente e feliz apesar de toda a tristeza que sinto agora, uma vez que creio que provavelmente tudo será muito diferente do que imagino diante do que vejo, ouço e sinto agora! Neste instante estou me baseando no que sei e não no que só DEUS sabe! A PALAVRA DE DEUS É TREMENDA, se renova a todo instante de forma diferente para cada um de nós! GLÓRIAS À DEUS!!!
Isto Maria. Obrigado pela sua participação.
Após ler esta mensagem de Salomão, fiquei a pensar no que estaria dizendo, sem entender comecei a procurar alguma explicação plausível, já que humanamente falando, seria impossível estabelecer uma resposta no ponto de vista espiritual, já que na carnalidade via como impossível que alguém que um dia recebeu as bençãos do Senhor, como Salomão, fosse expressar, ao final de sua vida, uma forma , no mínimo, estranha de expor tudo que recebera do Criador . Parabéns pela excelente resposta, fiquei muito feliz e que o Senhor continue abençoando esta maravilhosa obra.
Adilson fico feliz que o texto tenha abençoado a sua vida. Fique com Deus.
Acredito, piamente, como testemunha viva, que excesso de conhecimento e até mesmo de sabedoria, neste mundo corrupto e de favorecimentos em que vivemos, não te garantem vencer na vida.
Aí, acredito eu, é que entra a providência divina, se invocada.
Robson agradeço a sua participação em nosso site.
Texto perfeito! Estou sentindo isso na pele. Eu era muito inocente e Deus me deu conhecimento. Um conhecimento muito além da literalidade dos evangelhos e da grande maioria dos crentes. Estou sofrendo muito por causa disso. . Já dizia Cipher no filme matrix: “A ignorância é uma benção”.
Mas pode ser que essa dor seja apenas no começo…
Rafael a Palavra de Deus diz que “O Seu povo sofre por falta de conhecimento”. Este momento vai passar e tudo ficará melhor. Fique com Deus.
Verdade, mas se Deus decidiu dar “sabedoria” a alguns com certeza foi para que pudéssemos ajudar ,a contribuir seja como for,para um mundo melhor…
Com certeza Caio. Devemos sempre dar a nossa contribuição para um mundo melhor.
Foi respo status de Deus pra minha vida
Que o dono de toda sabedoria continuidade a ti abençoar com mais sabedoria e que o espírito santo continue a ti revelar a verdadeira significância dos textorsão bliblico
Rogério que bom que o texto tenha edificado a sua vida.