Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / search

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS

João 15. 1 – 2 

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Os versículos estão nos dizendo que Jesus é a videira e que Deus é o lavrador. Este Lavrador demonstra cuidar dos ramos de maneira muito  especial para que eles frutifiquem.  Os ramos somos nós que afirmamos que somos Seus seguidores.

Neste ponto gostaria de chamar a atenção para o fato de que o Lavrador faz uma distinção muito clara entre os tipos de ramos desta videira. O primeiro tipo seria aquele que, apesar de estar preso ao galho, não consegue dar fruto e o segundo seria o que, ao contrário do primeiro, consegue frutificar.

Outra coisa  muito importante e séria, é o tratamento diferenciado dado aos dois. Aqueles que frutificam, ou seja, que são produtivos, são tratados de forma muito especial, são podados para se encherem de energia, e darem mais frutos. Entretanto, aqueles que são improdutivos, são lançados fora, são cortados dos galhos da videira, ou seja, são tratados como se estivessem mortos.

Está muito claro que os ramos que frutificam, são tratados de uma forma diferenciada para que haja mais crescimento, porém aqueles que não dão frutos, são arrancados do galho, não só pelo fato de não frutificarem, mas também para não contaminar os outros.

A mensagem forte deste texto é que não há contemplação para aqueles que não estão sendo produtivos, ou seja, são separados sem arrependimentos, pois existe a clara intenção de não permitir que não venham atrapalhar àqueles que estão produzindo, dando frutos.

Porém, gostaria de chamar a atenção  para um fato que talvez possa estar passando desapercebido neste texto, qual seja, a intenção do Lavrador, quando faz a poda dos ramos frutíferos, limpando-os.

E qual a intenção? A intenção é a de que este Lavrador espera que novos frutos sejam dados, isto é, aquele fruto que nasceu ontem, foi ontem, já passou, Ele espera que no dia de hoje um fruto novo brote e assim sucessivamente.

Deus espera que nós trabalhemos de forma ininterrupta dando frutos e mais frutos. É para isto que ele investe em nós. Ele não quer que sejamos pessoas que frutifiquem de vez em quando, quando as coisas estiverem todas correndo bem, quando não tivermos problemas, quando não tivermos outra coisa para fazer, quando não estivermos tão ocupados com os nossos afazeres. Um dia deste uma pessoa disse para mim que sentia a necessidade de fazer algo pela obra, mas estava dando um tempo, pois estava tão ocupada que não tinha a menor condição, precisava primeiro resolver algumas coisas. Infelizmente é essa a visão que muitos de nós temos, isto é, achamos que as coisas que dizem respeito a Deus podem sempre ficar para depois.

E tem mais, quando fazemos, temos de sentar, descansar, ficar  olhando o fruto que demos, e daqui a algum, tempo, talvez, dar uma nova contribuição para a Obra. Não, não é isso que Deus quer de nós.

O fruto que produzimos ontem faz parte do passado, hoje é outro dia e temos de dar outro. E o interessante é que, à proporção que vamos frutificando, vamos sendo podados, limpos, fortalecidos, renovados, isto é, Deus vai trabalhando em nossas vidas em todas as áreas.

O que estamos tentando dizer é que muitos se aplicam a ter um comportamento honesto, sério, ético, tendo todo o cuidado em fazer o que é certo, porém a única forma de termos uma vida verdadeiramente em paz, abençoada, próspera, é estando perto de Cristo, é fazendo parte do galho desta videira, porém produzindo, é isto que Deus espera  de nós.

Quando esta videira se enche de frutos a glória de Deus é manifesta, já que como o Lavrador, é Ele que cuida diariamente de cada ramo, podando, regando e limpando, porém não podemos esquecer que ao limpar, caso exista algum ramo improdutivo, será cortado e lançado fora, pois não há lugar para ele na videira verdadeira.

Por:Marcio Motta

Cadastre-se e receba os artigos do Blog em seu email

Comments

alex de cesaro
Reply

A PALAVRA DO SENHOR SANTIFICA A NOSSA VIDA, NOSSA ALMA SE ENCHE E TRANSBORDA SEU ESPIRITO EM NÓS.

Jordon Niblack
Reply

Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon every day. It will always be helpful to read content from other writers and practice a little something from their sites.

xbox 360 4gb kinect bundle
Reply

Located your short article quite remarkable indeed. I truly appreciated reading it so you make pretty some great points. I am going to bookmark this internet site for that long term! Relly terrific short article.

Leave a comment

name

email (not published)

website