Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / search

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR

Marcos  4.13

Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola”? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas? 

Todos nós sabemos que Jesus ensinava através de parábolas e, após proferir a do Semeador, diz ao povo que se ele não tivesse entendido essa, com entenderia as outras. Sendo assim, toma a decisão de explicá-la, dizendo que o semeador é aquele que promove a mensagem de Deus e as pessoas se comportam de formas diferentes ao ouvi-la.

Algumas delas se parecem como aquelas sementes que ficaram à beira do caminho, isto é, imediatamente após ouvirem, Satanás vem e rouba a mensagem que tinha sido colocada em seus corações.

Outras se parecem com as sementes que foram plantadas em determinado lugar onde havia muitas pedras, aceitam a mensagem de pronto, entretanto, pouco tempo depois já não dão mais importância para ela, uma vez que a Palavra não consegue criar raízes em seus corações e tão logo passam por momentos difíceis, abandonam por completo a fé.

Um terceiro grupo de pessoas é parecido com as sementes que foram semeadas entre muitos espinhos, isto é, as pessoas escutam a mensagem, porém quando as circunstâncias da vida e a ganância pelas riquezas chegam, a mensagem é logo esquecida,  não conseguindo se perpetuar em seus corações e, por conseguinte,  não consegue frutificar.

E, finalmente, existem aquelas pessoas que se parecem com as sementes jogadas em terra fértil, ou seja, elas ouvem a mensagem que consegue tomar os seus corações e, em virtude disso, produzem uma grande colheita, produzindo frutos muitas vezes mais do que foi semeado.

Se dermos uma olhada com bastante atenção no texto, podemos achar, a primeira vista,  que as sementes caíram em quatro diferentes tipos de lugares, as primeiras foram jogadas à beira do caminho, as seguintes em lugar onde existiam muitas pedras, as posteriores entre muitos espinhos e as últimas em terra fértil, entretanto, não foi isso o que aconteceu, as sementes caíram sempre em lugar só, no coração do homem, as formas de reação desse coração é que foram diferentes.

Esse texto trata especificamente disso, da maneira como reagimos ao ouvir seja o que for, e não somente à mensagem de Deus, mostra a nossa forma de comportamento quando somos instados a escutar a verdade, seja ela qual for desde a mais simples até a mais importante, pois a grande constatação é que existem pessoas que estão completamente fechadas a qualquer tipo de mensagem, seus corações estão cauterizados e fragilizados que não permitem que nada consiga entrar, o que nos leva a refletir como alguém assim consegue ter paz, fazer alguém feliz, ser feliz, ter serenidade, enfim, fazer com que sua vida dê frutos bons.

No final, tudo acaba sempre no mesmo lugar, qual seja, muito embora possamos estar passando por momentos muito difíceis, existe uma parte que nos cabe em qualquer processo e, nesse não é diferente, podemos nos esforçar e dentre os quatro tipos de solo que comporão o nosso coração escolher ser um terreno fértil, porém, para isso,  precisamos estar completamente aberto às mensagens que nos são transmitidas, não permitindo que nos sejam roubadas ou fiquem à beira do caminho. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Cadastre-se e receba os artigos do Blog em seu email

Comments

silvio marciano
Reply

muito bom este seu comentario sobre a parabola do semeador deixa Deus te usar mesmo esclareça , e no fim vc vai resplandecer como diz la em daniel 12

Leave a comment

name

email (not published)

website