Navigate / search

O SOFRIMENTO NÃO PODE SER EM VÃO

Tiago 1. 2 – 4

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

o sofrimento não pode ser em vão

Os versículos estão nos conclamando a nos sentirmos felizes nos momentos em que estivermos passando por aflições e vai mais longe dizendo que, na medida em que consigamos sobreviver a essas provações, motivados pela nossa fé, estará sendo produzida dentro nós perseverança e faz uma alusão a que esta tenacidade nos trará amadurecimento e correção de caráter.

O que está sendo solicitado de nós, com certeza, é muito difícil de ser colocado em prática, pois o que mais queremos na vida é não passar por aflições, entretanto, em toda a sua sabedoria, a Palavra está nos mostrando que, infelizmente, isso não será possível. A vida é feita de momentos bons e ruins, não tem jeito, e esses momentos maus chegarão para todos nós, ou seja, eles virão mais dia ou menos dia, então, já que tem de ser assim, Tiago nos exorta a tentar tirar todo proveito das dificuldades, seja ela qual for. Quanto ele diz para que nos sintamos felizes, não está querendo dizer para que vivamos uma vida de mentira, fingindo que tudo está bem. Ele está querendo nos dizer que podemos sofrer, chorar, ficar tristes, entretanto esses momentos precisam ser aproveitados para o nosso aprendizado. O sofrimento muitas vezes nos recoloca nos caminho certo, abre os nossos olhos antes que seja tarde, muda o nosso comportamento para melhor. Seria muito bom que ele não existisse, que aprendêssemos de outro modo, entretanto, determinadas pessoas só aprendem dessa forma.

Continuando, a Palavra faz uma afirmação dizendo que, caso venhamos a sobreviver pela fé, estaremos sendo fortalecidos pela perseverança. Gostaríamos de chamar a atenção para o fato de que somente conseguiremos tirar proveito desses momentos ruins se o nosso coração estiver alicerçado pela fé. Somente a crença de que existe um Deus que está olhando por nós, que está conosco, mesmo nesses momentos de muita dificuldade, nos dará condições de sobreviver a essas ventanias e, ainda, termos condições de tirar lições dos momentos que estamos passando. E creia Ele sempre está. Mesmo que achemos muitas vezes que não, o Senhor nunca nos abandona. Ele jamais nos prometeu uma vida sem dificuldades, Ele sempre nos prometeu estar conosco e é com essa certeza no coração que conseguiremos vencer todos os obstáculos.

Na medida em que vamos passando por todos esses momentos, estará sendo produzida dentro de nós a perseverança, a qual Tiago se refere. Em Romanos capítulo 5, versículos de 3 a 5, está escrito que devemos nos alegrar no sofrimento, uma vez que o sofrimento produz a perseverança e a perseverança nos traz a concordância de Deus e essa aceitação por parte do Senhor cria dentro de nós a esperança e é essa esperança que nos faz caminhar enfrentando todas a dificuldades, ou seja, os tempos difíceis acabam nos aproximando mais de Deus e nos mostrando os caminhos para encontrá-Lo.

Você que está lendo esse texto deve estar pensando que é muito fácil escrever essas linhas, já que não sabemos pelo deserto que você está passando. Realmente não sabemos, mas podemos afirmar que problemas todos nós temos e a gravidade de cada um somente os seus detentores sabem e é a forma de enfrentá-los que vão fazer a grande diferença.

Tiago está nos mostrando o melhor caminho, aquele que poderá nos tornar mais maduros e que não terá sido em vão. Sim, porque se passamos por um grande problema e ao sairmos dele estivermos as mesmas pessoas de antes, ela não terá tido nenhum proveito e isto será terrível, na medida em que, infelizmente, todos nós, de uma forma ou de outra, teremos nossos maus momentos.

Por isso, precisamos ser gratos ao Senhor por estar conosco em todos os momentos, nos bons e nos ruins, sim porque nos maus, achamos que Ele nos abandonou e pobre de nós se isto realmente, por ventura, viesse a acontecer simplesmente nós não resistiríamos, nós iríamos sucumbir frente a gama de dificuldades que a vida nos reserva.

Deus jamais nos deixará sozinhos com as nossas dificuldades, nós é que achamos, devido ao nosso caráter, que quando tudo está bem Deus está conosco e, quando não, que Ele nos abandonou.

Para finalizar gostaríamos de deixar o contido em Romanos, capítulo 8, versículos de 3 a 5, que diz: ”Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos”.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Richardson cunha
Reply

DEUS seja louvado por este estudo que apredemos a ser fortes em dias dificeis por que quando penso que sou fraco o senhor mi diz filho tu es forte DEUS abecoe este trabalho mi ajudou em uma mensagem que irei trasmitir hoje ass Richardson cunha lider setorial mocidade em setor barro branco ministerio sto amaro

Leave a comment

name*

email* (not published)

website