Navigate / search

O SUCESSO FINANCEIRO É FRUTO DE PLANEJAMENTO

Se você colocar um anúncio na porta de sua casa com os seguintes dizeres: “como resolver as suas dívidas”  ou “como solucionar seus problemas financeiros” ou “como prosperar financeiramente”, temos a firme convicção que a sua residência ficará cheia de gente por conta desses anúncios, pois virão diversas pessoas que acham que essas coisas acontecem por conta de algum milagre ou que existe alguma fórmula mágica para isso.

o sucesso financeiro é fruto de planejamento

Entretanto, as pessoas que pensam assim estão completamente enganadas, não existe nenhum milagre, nada é por acaso e não existe fórmula mágica, tudo que acontece financeiramente em nossas vidas é fruto de planejamento. E o que é um planejamento? É evidente que existem diversas definições, entretanto ficaremos com essa: “Planejamento é uma ferramenta administrativa que permite perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.” (fonte Wikipédia).

Gostaríamos, então, de pegar essa definição e trazê-la especificamente para o nosso foco que é finanças pessoais e para isso vamos pegar o seu significado e dissecá-lo para que possamos entender onde estamos querendo chegar.

“…que permite perceber a realidade…” A primeira coisa que  precisamos fazer, no que diz respeito as nossas finanças, é perceber a nossa realidade, isto é, em que situação nós estamos e esse é um grande problema para a maioria das pessoas, já que elas não tem a menor idéia de quanto estão gastando em relação à sua renda e como alguém pretende alguma coisa nessa área sem ter noção disso. Então, quando fazemos o nosso planejamento a primeira providência que devemos tomar é tirar uma fotografia da nossa realidade atual, é saber como está a relação de nossas despesas versus as nossas receitas.

“…avaliar os caminhos…” Em seguida, depois de sabermos, com certeza, a nossa realidade, precisamos fazer uma avaliação da situação, isto é, se estamos gastando mais do que estamos ganhando, se estamos gastando menos, qual o montante que está faltando, qual o montante que está sobrando, é o momento de termos o conhecimento da nossa realidade.

“…construir um referencial futuro…” Este, talvez, seja o momento mais importante do nosso planejamento, a construção de um referencial futuro, que alguns chamam de objetivos, outros de sonhos, outros de metas, o  nome não tem muita importância, porém a definição de onde queremos chegar é de suma importância  para o nosso sucesso financeiro, pois será ele que nos ajudará a quantificar o que estamos querendo, ele é que tornará tangível a nossa pretensão, por isso a sua definição é imprescindível.

“…estruturando o trâmite adequado…” A partir do momento que sabemos onde estamos querendo chegar, o que precisamos fazer é construir os planos para que o resultado seja alcançado. Nessa fase do planejamento é que vamos definir as maneiras que nos levarão a alcançar os nossos objetivos e aqui não entra somente as ações, nessa etapa é que  vamos fazer as diversas quantificações que serão necessárias para o sucesso do nosso empreendimento pessoal ou familiar, isto é, aqui nesse passo está incluído o orçamento, ferramenta indispensável para a consecução do nosso planejamento.

“…reavaliar todo o processo…” Depois de concluídas todas as fases e colocadas em prática, entra em cena a última e não menos importante, qual seja, o controle da perfeita execução daquilo que foi planejado. Nesse momento é feito o acompanhamento de todo o processo, ou seja, se tudo está correndo de acordo com o planejado e caso não, se faz necessário a reavaliação dos pontos que não estão indo de acordo com o que foi planificado.

Então, como dissemos, não existem milagres e nada acontece financeiramente nas vidas das pessoas por acaso, tudo é fruto de planejamento e isso exige disciplina e perseverança. Por isso existem aqueles que conseguem e aqueles que não conseguem, pois tudo o que aqui foi colocado dá trabalho e muita gente não quer isso, preferem continuar acreditando que, de repente, numa palestra dessa alguém dará aquela “dica sensacional” que mudará a sua sorte e creiam isso não acontecerá, pois como dissemos, quando o assunto é dinheiro não é assim que funciona.

Para finalizar, gostaríamos de encorajar a você, que está lendo esse texto, a fazer um planejamento seja para o que for desde uma coisa simples até a mais complicada e seguindo o roteiro desse artigo, você ficará surpreso com os resultados que conseguirá alcançar.

Para ajudá-lo nessa empreitada de uma lida nos  artigos “como fazer um orçamento” e “você sabe para onde está indo o seu dinheiro?”, que são muito pertinentes para essa questão e acesse a nossa página de downloads, onde existem planilhas de controle financeiro.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Fabiano
Reply

Durante muito tempo ficamos esperando que um milagre financeiro aconteça, mas para que isso possa ocorrer em nossa vida precisamos fazer a nossa parte, que ao meu ver é a educação financeira

Muitas pessoas querem formulas magicas, porém creio que o planejamento e um grande passo para quem deseja alcançar seus objetivos e isso inclui também a prosperidade….

Deus abençoe por esse belo artigo

Palavra Fiel
Reply

Não resta a menor dúvida Fabiano. Obrigado pelo seu comentário.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website