Navigate / search

O TEMOR A DEUS É O PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

(Provérbios: 1.7)

Neste texto gostaríamos de estabelecer um paralelo entre o conhecimento e a sabedoria e para isto começaremos tentando explicar o significado de cada uma das palavras.

O temor a Deus é o princípio do conhecimento

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é saber a respeito de alguma coisa. É deter a instrução e a informação.

“Não deixe de ler também: Versículos bíblicos para superar o medo”.

Sabedoria significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular.

Apesar de parecerem significar a mesma coisa, podemos afirmar que a sabedoria significa muito mais que ter muito conhecimento.

“Sugerimos que você leia também: Versículos bíblicos sobre a sabedoria”.

Porque a sabedoria é indicativa de muito saber, mas também de pessoas ajuizadas, que possuem discernimento e agem de forma correta.

E vivemos um tempo em que o conhecimento é muito grande, porém a sabedoria é muito pequena.

E por que isto acontece? A resposta é simples, o homem parece não temer mais a Deus.

E o princípio do conhecimento é o temor Deus, sem isso toda a instrução adquirida será utilizada de forma errada e para o mal.

Somente quando o ser humano honra, respeita e reverencia a Deus, obedecendo aos Seus princípios, é que ele consegue transformar o conhecimento adquirido em sabedoria.

O que é necessário se entender é que todas as pessoas estão sujeitas ao erro, porém quem não teme a Deus fica mais suscetível a cair em desgraça, pois perde o referencial de quem seguir.

“Você não dever deixar de ler também: Versículos bíblicos para combater a ansiedade”.

Quando alguém desvia dinheiro que poderia ser utilizado para o benefício da saúde da população ou se apodera da merenda escolar que seria distribuída para as crianças, está demonstrando total falta de temor ao Senhor.

Já que quem teme a Deus jamais agiria assim, mesmo que seja tentado ou que veja a maioria das pessoas fazendo.

Uma vez que o seu compromisso não é somente com a sociedade, ou com a sua consciência, é, e muito maior, com Deus e essa pessoa sabe que ela será cobrada por Ele por este tipo de comportamento.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que de nada adianta alguém adquirir grande conhecimento e não temer a Deus, já que toda a informação adquirida servirá de muito pouco e essa pessoa jamais será sábia.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

MAURO ALFREDO LEMBO
Reply

A Paz do SENHOR JESUS CRISTO para o amado irmão. Bom dia! Queria a sua opinião a respeito da minha posição. Será de grande valor, saber se estou no caminho certo.

Marcio Motta
Reply

Mauro infelizmente você não completou o texto.

MAURO ALFREDO LEMBO
Reply

A Paz do SENHOR JESUS CRISTO para os irmãos. Boa noite! Quando li Is 6.8, aprendi que eu não preciso ser chamado ou escolhido. Eu poderia sim, me oferecer ao SENHOR. ‘ SENHOR ! Eis-me aqui! O que queres que eu faça? ” Essa foi a frase, que passei a colocar no meu coração a partir desse dia. o que o SENHOR colocar no meu coração para fazer, eu procuro fazer. Entendam, não sou perfeito e erro tanto quanto qualquer um. O que coloco diante do SENHOR é a sinceridade do meu coração. Desta forma, acredito que sou temente ao SENHOR.

Marcio Motta
Reply

Mauro muito bom o seu comentário. Agradeço a sua participação.

everaldo
Reply

obrigado por cada texto,reflexeçoes tem me ajudado a crescer espiritualmente

Marcio Motta
Reply

Ficamos felizes que você esteja gostando Everaldo.

josival soares de oliveira
Reply

gostei dos seus relatos e ponto de vista os quais voce sitou com sabedoria e entendimento, porque o rei Salomão teve sabedoria extraordinária mas não teve temor suficiente para guardar os mandamentos dito por Deus a respeito da permanencia do seu trono, pelo que ele desobedeceu os mandamentos e se entregou aos prazeres da carne com mulheres e adorou outros deuses de tal forma que trouxe sobre sí tamanho castigo pelo seu reinado. foi dividido o seu reino em pedaços de reino.

Marcio Motta
Reply

Obrigado Josival pelo seu comentário.

Almir Bezerra
Reply

Que o Senhor nos conceda mais sabedoria para temermos a Ele e termos vidas felizes!
Obrigado pelos vários estudos que recebo.
Deus continue a abençoar vocês!

Marcio Motta
Reply

Obrigado Almir pelo seu comentário.

Osvaldo Pires
Reply

É verdade! Obrigado pelo registo! Sou jornalista mas tenho andado a “deslizar” no temor a Deus e a minha vida não me tem preenchido por isso mesmo! Acredito que Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo me estão a ensinar algo de muito importante! 🙂

Marcio Motta
Reply

Ficamos felizes que o texto tenha lhe ajudado. Obrigado Oswaldo pelo seu comentário.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website