Navigate / search

PROMESSA FEITA É PARA SER CUMPRIDA

Êxodos 9. 13 – 14

Então disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;  Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra. 

dois cogumelos

Diz a Palavra que o Senhor determinou a Moisés que fosse falar com o Faraó e lhe dissesse para permitir que o Seu povo fosse embora daquele país, pois caso contrário, Ele faria com que pragas caíssem sobre ele, sobre os seus funcionários e sobre todo o povo, a fim de que o rei soubesse quem era Deus.

O que aconteceu é que alguns funcionários ficaram como medo do tinha sido dito, outros, porém,  não deram a menor atenção àquelas palavras, então o Senhor determinou que Moisés levantasse a mão para o céu que cairia pedra em toda a terra do Egito e assim foi feito, ocasionando trovões, chuva de pedras e raios sobre toda aquela terra e as pessoas puderam testemunhar a pior tempestade já ocorrida na história daquele país. A chuva foi tão forte que destruiu com tudo o que estava no campo, ou seja, as plantas, as árvores, os animais e, inclusive, as pessoas.

Vendo aquilo o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse que estava arrependido, que tinha pecado e que era culpado e falou que queria por um fim naquilo tudo e, por isso, estava voltando atrás e consentindo com que o povo fosse embora imediatamente.

Moisés respondeu que tão logo saísse da cidade, com o povo, ele levantaria as mãos aos céus, em oração ao Senhor e, então, tudo cessaria, porém deixou claro que aquilo aconteceria para que ele, o Faraó, ficasse sabendo quem era Deus.

E Moisés assim  fez, tão logo saiu da cidade ergueu sua mão em oração a Deus e os trovões, a chuva, tudo cessou, entretanto quando o Faraó viu que a chuva tinha parado voltou a errar e voltando atrás não permitiu que os israelitas fossem embora, quebrando a promessa que tinha feito a Moisés, ou seja, Moisés cumpriu a sua parte no acordo, porém o Faraó não fez o mesmo e preferiu agir segundo os desígnios ruins do seu coração.

O que podemos depreender do texto é que o rei nunca esteve, realmente, disposto a cumprir o que tinha prometido, ele simplesmente estava em situação de extrema dificuldade, tendo em vista tudo o que estava acontecendo, e buscou uma saída, dizendo que faria uma coisa que nunca passou pela sua cabeça fazer.

E é nesse ponto que gostaríamos de nos ater. No fato de prometermos, combinarmos ou tratarmos alguma coisa tendo como motivação as pressões que estamos sofrendo, isto é, tendo em vista o momento difícil que estamos passando prometemos o que não estamos dispostos a cumprir, ou pior, alguma que coisa que não temos a menor condição de cumprir.

Esse tipo de atitude é péssimo sob todos os aspectos, porém existe um que pode resumir bem o quão grave é nos deixar levar pelas pressões do momento. Toda vez que agimos dessa forma estamos causando sérios prejuízos para nós e para as pessoas que estão ao nosso lado, já que seremos cobrados por aquilo que prometemos ou acordamos, ou seja, estaremos nos colocando na condição de refém de alguém ou de algo, pois a cobrança virá forte e teremos de responder de uma forma ou de outra. Em Eclesiastes 5. 4 – 5 estão escritos: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.” Os dois versículos são muito claros e falam por si só, não podemos prometer a Deus aquilo que não cumpriremos, inclusive pessoas assim são tidas como “tolas”, e os versículos vão mais longe dizendo que o melhor é não prometer. Se Deus detesta que isso seja feito com Ele, você tem alguma dúvida que Ele não se agrada de quem faz isso com as outras pessoas? Esse tipo de atitude está desacordo com aquilo que Ele espera de nós.

O que gostaríamos de enfatizar é que o Faraó pagou um preço alto pela atitude que tomou, e não podemos ter nenhuma dúvida que pagaremos o nosso se agirmos da mesma forma. A promessa feita é para ser cumprida.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

hugo
Reply

é verdade que Deus endurece o coração do homem?

Marcio Motta
Reply

Deus é bom hugo é o homem que endurece o seu próprio coração.

why not try these out
Reply

I simply want to mention I’m very new to blogging and really enjoyed this web site. Most likely I’m planning to bookmark your site . You surely have terrific writings. Regards for sharing your blog site.

Palavra Fiel
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Eleonora
Reply

Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the web the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks|

buy raspberry pi computer
Reply

Inspirational writing. My soul is enlightened by your type words and warm heart.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website