Navigate / search

PROMESSAS DE DEUS PODEM SER CONDICIONAIS OU INCONDICIONAIS

1 Reis: 2.3-4

E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

Promessas de Deus podem ser condicionais ou incondicionais

Estes versículos tratam de uma conversa entre Davi e seu filho Salomão, onde o pai aparece dizendo que a sua morte estava próxima e aconselhou o filho a fazer tudo aquilo que Deus determinasse, que obedecesse às Suas leis e que, caso agisse dessa forma, ele seria bem sucedido em tudo o que fizesse. “Seria interessante você ler também: O poder das palavras”.

Continua dizendo que se agisse assim, Deus cumpriria a promessa que lhe tinha feito de que os seus descendentes governariam Israel, porém faz uma afirmação importante de que a promessa somente estaria de pé, enquanto fossem obedientes às leis de Deus. “Uma ótima leitura para você seria: O encontro com Jesus”.

O que estamos vendo nessa passagem é uma promessa de Deus condicional, isto é, a mesma somente se cumpriria se a condição determinada por Ele, a obediência por parte dos governantes, acontecesse, caso contrário Deus não faria a sua parte.

Infelizmente, os descendentes de Davi falharam e deixaram de obedecer a Deus, e, em virtude disso, perderam o trono. “Você também pode ler: O pecado e o perdão”.

Onde estamos querendo chegar com esse artigo? O que estamos pretendendo? Estamos tentando mostrar que as promessas de Deus podem ser incondicionais, porém podem, também, ser condicionais, isto é, estarem sujeitas ao cumprimento de algumas ordenanças por nossa parte, e, caso venhamos a não fazer o determinado, elas perderão o seu valor e nós perderemos as bênçãos proporcionadas por elas. “Sugerimos que você leia também: A última palavra é de Deus”.

Deus fez uma promessa incondicional a Davi, de que a sua linhagem continuaria para sempre e isto se cumpriu com o nascimento de Jesus como um descendente de Davi, porém às relacionadas ao trono tinham as suas condições.

Todos nós temos promessas feitas por Deus, porém precisamos ter o discernimento de perceber aquelas que exigem uma participação nossa para o seu cumprimento, pois, caso contrário, poderemos ficar esperando por algo que não acontecerá enquanto não mudarmos determinados posicionamentos nossos. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Renata Farias
Reply

Mas até mesmo a promessa da salvação é condicionada,pois temos que aceitar a Jesus como único e suficiente salvador e ser fiel aos seus mandamentos até o fim

Marcio Motta
Reply

Renata obrigado pelo seu comentário em nosso site.

hugo
Reply

benção incondicionais é a salvação que ele prometeu a todos os seus filhos já que ele não precisa de nossa ajuda para nos salvar e tudo dependem de sua misericórdia,certo?

já as promessa condicionais são aqueles que dependem de uma atitude nossa no momento adequado,certo?

Marcio Motta
Reply

Isto mesmo Hugo. Obrigado pelo seu comentário.

Jorge
Reply

Muito bom… Deus me deu uma palavra nesse tema ” Promessas incondicionais e condicionais””

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Jorge pelo seu comentário.

Paulo
Reply

O artigo foi bom, só achei que seria bom explicar um pouco melhor sobre as promessas incondicionais, mas deu para ler e compreender!

Marcio Motta
Reply

Prezado Paulo obrigado pelo seu comentário.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website