Navigate / search

QUANDO DEUS DIZ NÃO

2 Samuel  7. 12 – 13

Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.  Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

rosa solitária

 

Num determinado dia o rei Davi disse ao profeta Natã que estava morando em uma casa feita de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança estava sendo guardada em uma barraca, o profeta lhe disse que fizesse de acordo com o seu querer, na medida em que Deus estava com ele.

Entretanto, o Senhor, naquela mesma noite,  determinou a Natã que dissesse a Davi que não seria ele quem construiria um templo para Ele e fala que desde o dia em que tirou o povo de Israel do terra do Egito, não tinha se fixado em templo algum e mais, que nunca tinha questionado a nenhum daqueles que tinha escolhido para governar, o motivo pelo qual nenhum deles tinha tido a preocupação de construir um templo de cedro para Ele.

Então lembra a Davi que o tinha tirado da função de pastor de ovelhas com a finalidade de governar o Seu povo e, por isso, sempre tinha estado com ele, defendendo-o contra todos os seus inimigos e que o transformaria em um rei conhecido em toda a terra e promete a Davi que sempre estaria com ele, protegendo-o de seus adversários e, além disso, quando ele morresse um de seus filhos seria o rei e que o seu reino seria muito forte, arremata dizendo que seria esse filho que construiria um templo para Ele e complementa falando que faria com que seus descendentes governassem para sempre.

O que estamos vendo nesse texto é a intenção de um homem de construir um templo para Deus, em sinal de reverência, de gratidão, de reconhecimento de que o Senhor merecia tudo e ele nada, por isso diz que como poderia ele estar morando em uma casa de madeira e Deus não ter um templo, ou seja, estamos vendo uma pessoa reconhecida com um ótimo objetivo em mente. Entretanto, Deus disse não as suas boas intenções. O senhor não o recusou, porém o templo não era o que Deus tinha em mente. Deus tinha planos muito maiores para a vida de Davi, e neles, não estava incluída a idéia de construção de um templo, pelo menos naquele momento.

E é isso que muitas vezes não conseguimos entender. Davi não estava de modo algum fazendo algo errado, pelo contrário, as suas intenções eram as melhores possíveis, porém Deus tinha planos maiores para a sua vida. Muito embora o Senhor não estivesse descartando a idéia da construção, fato mostrado na sua intenção de que aquela obra seria feita pelo filho de Davi, quando fosse rei, naquele momento os planos de Deus eram outros e estavam voltados para a vida de Davi e o Senhor mostra isso quando diz que, até aquele momento nunca tinha cobrado de nenhum de seus eleitos uma construção como essa, por isso poderia ficar para mais tarde, já que agora a prioridade era outra, ou seja, o rei deveria estar voltado para as coisas que se encaixassem dentro do Seu plano, o templo poderia esperar.

Então, a pergunta que precisa ser feita é a seguinte: “Como reagimos quando Deus diz não às nossas intenções”? A resposta é que na maioria das vezes muito mal, porém esse texto nos mostra que  quando Deus não está concordando com os nossos planos, não significa que Ele está nos rejeitando, muito pelo contrário, Ele pode estar preparando algo muito mais grandioso para nossas vidas, coisas que nem fazemos idéia.

Por isso, se por acaso você que está lendo esse texto, teve alguma de suas intenções bloqueadas por Deus, não desanime, não perca a esperança, pois não temos a menor idéia do que o Senhor está preparando. Ele pode estar preparando o mesmo desfecho que deu ao rei Davi para as nossas vidas. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Lidiane
Reply

Como a sabedoria de Deus me encanta! Obrigada Senhor, Tu És Grandioso!
Que eu tenha sabedoria para compreender isso em minha vida!

Marcio Motta
Reply

Lidiane obrigado pelo seu comentário. Fique com Deus.

Nanna
Reply

Gosto muito desse site, e sempre são postagens que parecem ser escritas para mim. Eu TB estou lutando por um sonho, porem eu sou mto ansiosa, e as batalhas até hj foram muitas e persisto. Eu sei que Deus ainda n me deu pq tem o melhor pra mim. Eu preciso apenas ter paciência e descansar em Deus.

Marcio Motta
Reply

Nanna isto mesmo. Deixe Deus trabalhar em sua vida. Ele sabe o que é melhor para você.

Alcides Nunes
Reply

Paz do Sr a todos!! Louvo a Ele pelas palavras ,pois o mesmo tem falado comigo,tenho planos estava quase concretizados ,quando mudei de cidade até por vontade contraria,e com tudo isso estou passando por muitas luta ,mas sei e entendo ,e ainda mais por ler isso.que Deus provavelmente tem o melhor para mim,e que aos meus olhos carnais não estou vendo.Orem por nós! Deus abençoe a todos.

Marcio Motta
Reply

Alcides tenha paciência e espere o tempo de Deus, que é o melhor. Fique com Deus.

Osvaldo Coelho (Mococa/SP)
Reply

Importante passagem bíblica. E o que mis me alegro é que Deus pediu para o rei Davi cuidar do seu “povo”. A idéia foi interessante, mas naquele momento para “Deus”, o templo serviria para dispersar o olhar do povo para Aquele que TUDO fez, e tudo criou. Portanto, hoje vemos muitas igrejas luxuosas mas sem a graça e o temor de Deus. Igrejas que só propagam “prosperidades” e fecham a boca em anunciar a “SALVAÇÂO” e “VIDA ETERNA” e muito mais ” … negar a si mesmo e tomar sua cruz”. VIDA COM CRISTO significa morrer para o mundo! abcs

Marcio Motta
Reply

Osvaldo realmente o foco do Evangelho é Jesus e não o homem. Fique com Deus.

TONY
Reply

Os sonhos de Deus com certeza são melhores que os meus. Ele é o Oleiro e eu o vaso em sua mão! Muito bom esse artigo. Eu li por algumas vezes sobre Davi, mas não havia encarado por esse prisma, crescendo e aprendo sempre Deus seja louvado nas alturas e em toda a terra a começa pelo meu coração!

Marcio Motta
Reply

Obrigado Tony pelo seu comentário. Que bom que você gostou.

Polyana
Reply

Muitas vezes Deus me provou isso, na minha vida e na vida da minha família, me provou que os planos dele são seguros e de felicidade.

Marcio Motta
Reply

Deus sempre sabe o que é melhor para nós

Elizbeth Tweddell
Reply

I would like to thank you for the efforts you have put in writing this web site. I’m hoping the same high-grade site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a good example of it.

Ana Maria Guedes Vanderlei
Reply

Tenho vivido um tempo contrário ao que eu gostaria de viver. E a única coisa que me insentiva a vivê-lo é a certeza do amor de Deus por mim. Só que o lado humano , fragilizado, as vezes nos pega e tenta abalar nossa FÉ. Acordei perguntando a Jesus, que é o ÚNICO Senhor da minha vida: o que acontece comigo meu Deus? Por que os maus têm prevalecido? Consigo até visualizar os farizeus de hoje no pódio me derrubando, me atropelando, enfim estou muito triste com a falta de resultado para meus projetos. Confesso que as demoras de Deus é o maior teste de perseverança dessa vida.
Mas, sem intenção, abro a internet para pesquisar sobre “Como elaborar um orçamento” e me deparo com Jesus falando comigo através desse texto. É MARAVILHOSO, é indescritível, é o combustível para seguir em frente esperando a vontade de Deus em nossa vida. Obrigado por serem instrumento de Deus na vida das pessoas de Deus. Muitas bençãos!!

dilma s. dos santos
Reply

por muitas vezes questionei a Deus porque muitas coisas em minha vida nao acontecem da forma que eu pesso e fico muito angustiada, mas esse texto me ajudou a ver que o nao do Senhor nem sempre e definitivo, e eu espero em nome de Jesus que no meu caso nao seja

Leave a comment

name*

email* (not published)

website