Navigate / search

SINTOMAS DE UMA DOENÇA GRAVE E FATAL CHAMADA ORGULHO

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.

(Provérbios: 16.8)

Já escrevemos um artigo a respeito do orgulho chamado: “Somos humildes ou orgulhosos?” e podemos, até, considerar este como sendo uma continuação daquele, pois iremos utilizar algumas atitudes usadas no texto anterior.

Sintomas de uma doença grave e fatal chamada orgulho

É importante salientar que a pessoa orgulhosa não consegue perceber que é assim, porque o seu sentimento de superioridade (orgulho) faz com que ela tenha uma visão de si própria equivocada, porém o seu comportamento mostra isso de forma muito clara e é sobre algumas dessas atitudes que gostaríamos de refletir neste artigo, relacionando-as abaixo:

A pessoa orgulhosa acha que sempre está certa e as outras  erradas – Este é um dos principais sintomas da pessoa cheia de orgulho, ela não consegue admitir que, muitas vezes, ela não tem razão. Seja no trabalho, na escola, na universidade, na igreja, enfim em todo o lugar ela assume o comportamento de senhora absoluta da verdade em todas as questões e, pior, não consegue perceber isso. Essa atitude é extramente prejudicial, principalmente para ela mesma, pois ao longo do tempo vai perdendo a colaboração de quem está do seu lado, pois ninguém aguenta argumentar com quem sempre detém a resposta certa. Você conhece alguém assim?

“Sugerimos que você leia também: A verdadeira e a falsa segurança”.

A pessoa orgulhosa quando é criticada não consegue absorver bem a crítica – Este é outro problema sério, pois a pessoa orgulhosa, pelo fato de sempre se achar certa, não consegue aceitar nenhuma crítica, se aborrece muito quando isto acontece e a sua reação é sempre de rejeição, perdendo, assim, a oportunidade de se tornar uma pessoa melhor. Você convive com alguém assim?

Não consegue admitir o seu erro e, por consequência, não consegue se desculpar com naturalidade – Para a pessoa que possui este perfil pedir desculpas a alguém é algo impensado, já que ela não consegue admitir o seu erro. Quando, por exemplo, ela maltrata alguém por conta do seu orgulho, ela entende que foi obrigada a fazer isto, ela não teve culpa, a responsabilidade é do outro que a obrigou a agir daquela forma. Você já presenciou algo assim?

Jamais está aberta a mudanças – Perfeitamente lógico este comportamento para alguém que se sente superior aos outros. Se alguma mudança for necessária terá de partir dela, é o que pensa, pois como ela  acha que detém mais sabedoria do que todos, não seria coerente mudar partindo de algo sugerido por alguém de sua equipe, por exemplo. Conhece alguém com esse perfil?

“Não deixe de ler também: Confiar em Deus ou perder a oportunidade”.

Fica incomodada com o sucesso do outro – O sucesso de alguém, principalmente ser for próximo, incomoda sobremaneira ao soberbo, já que quando acontecesse isto ele não deixa de estar sendo confrontado, além de a realidade estar sendo mostrada para ele de forma cruel, que é a possibilidade de existir alguém que, em alguma área, é melhor do que ele, infelizmente ele não admite isso. Você se relaciona com alguém assim?

É preconceituosa – A pessoa orgulhosa é muito preconceituosa, pois o seu sentimento de superioridade faz com que ela acabe promovendo distinção entre as pessoas, seja com relação à raça, condição social, intelectual ou financeira, ou seja, o preconceito tem como seu embrião o orgulho. Você percebe esta característica em alguém de seu relacionamento?

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar as perguntas que colocamos ao final de cada característica da pessoa orgulhosa e conclamar a você, que está lendo este artigo, a fazer uma reflexão sobre o seu comportamento, pois como dissemos o soberbo acha, ou tem absoluta certeza, de que não é assim e se julga a pessoa mais humilde deste mundo, entretanto, podemos chamar esta relação de sintomas de uma doença séria e que pode destruir qualquer um de nós, que é o orgulho. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

ROSANA SILVA
Reply

MEU MARIDO É ASSIM, RECENTEMENTE FEZ UMA CIRURGIA E ESCAPOU POR POUCO, ACHEI Q MUDARIA SEU JEITO E SERIA MAIS HUMILDE E DEIXARIA DE ME HUMILHAR, MAIS DE NADA ADIANTOU, CONTINUA O MESMO! MUITO TRISTE PRA MIM

Marcio Motta
Reply

Rosana tenha fé e ore pelo seu marido. Somente assim você poderá ver a mudança que espera. Fique com Deus.

VALERIA
Reply

EU GOSTEI, IDENTIFIQUEI MEU NAMORADO ASSIM MESMO COM ESSE ORGULHO. MUITO DIFÍCIL!!!

Marcio Motta
Reply

Valéria espero que o texto tenha edificado a sua vida.

Daniel de Sousa
Reply

Muito Boa a Matéria, muito bem elaborada. também me identifiquei em algumas características do orgulho , eu admito que sou orgulhoso, orem por min para que eu possa receber bem as criticas e me tornar uma pessoa melhor.

ATT

Marcio Motta
Reply

Daniel feliz é aquele que reconhece o erro e procura mudar. Fique com Deus.

marcos roismann
Reply

muito bem colocada a materia sobre pessoas orgulhosas e super verdadeira , parabens pela matéria e instrução para pessoas orgulhosas e pessoas que vivem dia dia ao lado de pessoas contagiadas pelo orgulho.

Marcio Motta
Reply

Marcos fico feliz que tenha gosta do texto. Obrigado pela sua participação.

Márcio
Reply

Eh! irmão recentemente Deus me mostrou esse defeito em mim, e o mais curioso que eu não percebia que era meu orgulho, mas sabia que tinha algo de errado, mas o que? Peço que orem por mim, pois tô lutando pra vencer essa doença. Se puderem me mandem dicas sobre o assunto! Toda ajuda é bem vinda, pois tô querendo conhecer bem esse meu inimigo!

admin
Reply

Prezado Marcio somente o fato de reconhecer o problema, já é o passo mais importante para a solução

Santos
Reply

Eita Deus, trabalha mais em mim, me identifiquei com alguns.
Ótimo artigo, louvado seja o nome do Senhor na tua vida!

Marcio Motta
Reply

Que bom que você tenha gostado

Leave a comment

name*

email* (not published)

website