Navigate / search

SOMOS FORTES OU FRACOS?

Provérbios 24.10

Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.  

somos fortes ou fracos

Ao olharmos para esse versículo podemos no sentir mal, na medida em que ele está nos dizendo que aquele fraqueja nos tempos difíceis está mostrando que, realmente, é uma pessoa fraca. Então, isso nos leva a uma pergunta: “ O que é ser uma pessoa forte e uma pessoa fraca”? Tentando responder essa questão podemos dizer que a pessoa forte é aquela que enfrenta os seus desafios sem esmorecer, de peito aberto e sem medo e a pessoa fraca é aquela que desanima ou  que não tem forças para reagir, que se entrega.

Sendo assim, dependendo da forma como estamos reagindo às situações da vida que se nos apresentam, podemos de uma maneira muito fácil determinar se somos fortes ou fracos. Será simples assim? Sou fraco? Sou forte? Em nossa opinião a coisa não se resume a isso. O fato de, em determinado momento de nossas vidas não conseguirmos reagir às tempestades pelas quais passamos, não significa que sejamos fracos, talvez estejamos enfraquecidos naquele momento, naquele instante, mas não quer dizer que sejamos assim o tempo todo.

Por outro lado, quando partimos para  dentro de nossas dificuldades em posição de luta, sem medo e dispostos a tudo, também pode ser um momento passageiro e não podemos ser taxados de fortes por causa disso.

Você que está lendo esse texto deve estar imaginando que estamos fazendo uma grande confusão, pois ou você é forte ou é fraco e o que  estamos querendo dizer é que ninguém é forte ou fraco o tempo todo. Podemos sim, estar fortes ou fracos em determinados momentos de nossas existências.

 A grande verdade é que os momentos difíceis acontecerão em nossas vidas, isto é um fato do qual ninguém pode fugir. As dificuldades, as tempestades, as ventanias, mais dia, menos dia, acontecerão e passarão, assim como os momentos felizes também, virão e irão e a forma como nos comportamos, principalmente nos tempos ruins, é que determinarão se estamos nos comportando como fracos ou fortes, não que sejamos assim o tempo todo.

O que é muito difícil para o nosso entendimento é que os momentos que aperfeiçoam o nosso caráter, que nos tornam pessoas melhores, que  nos fortalecem, realmente, são os difíceis. Se a vida fosse o tempo todo um mar de rosas, acabaríamos nos tornando pessoas vazias e fúteis, já que o nosso crescimento real, como ser humano se dá na dificuldade e não na facilidade.

Se prestarmos bastante atenção no versículo, ele está nos dizendo que se tivermos um comportamento de fraqueza durante os momentos de dificuldade, durante aqueles tempos estaremos sendo fracos, ou seja, a ação está voltada para o estar, para aquele momento e não o para o ser, para o tempo todo.

Então podemos chegar à conclusão que teremos comportamentos diferentes para determinadas situações, dependendo do momento, porém a mensagem que gostaríamos de deixar, para você que está lendo esse artigo, é que existe uma forma de apesar de todas as dificuldades, de todas as tempestades, de todas as ventanias nos mostrarmos sempre fortes, mesmo sofrendo e chorando, isto mesmo, pelo fato de nos sentirmos potentes não significa que não sofreremos ou choraremos, mas como estávamos dizendo apesar disso tudo, a única forma de resistirmos com o coração fortalecido é entregando a nossa vida a um Deus que nos espera e que está sempre disposto a nos consolar, a nos ajudar, a renovar as nossas forças para que possamos continuar lutando e que tem promessas para aqueles que acreditam em Sua fidelidade, que crêem  que Ele está no controle de todas as coisas e que apesar de tudo que estamos passando Ele está olhando para cada um de nós e, por conseguinte,  jamais nos deixará sozinhos.

A força que vai fazer que consigamos resistir a esses momentos provém Dele, já que não existe ninguém que conseguiria enfrentar as mazelas desse mundo se não fosse a Sua bondade e a Sua misericórdia.

O que precisamos entender é que se Deus estiver em nossos corações, aí sim, não estaremos fortes e sim seremos fortes e conseguiremos enfrentar momentos que, quando olharmos para trás, ficaremos surpresos como conseguimos resistir. Reflita sobre isso.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

nourishment
Reply

It’s great that you are getting ideas from this article
as well as from our argument made here.

Palavra Fiel
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Leave a comment

name*

email* (not published)

website