Navigate / search

3 PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS ANTES DE SE TOMAR QUALQUER DECISÃO

Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha. Provérbios: 18.13.

Três princípios a serem observados antes de se tomar qualquer decisão

Como já dissemos em artigos anteriores o livro de Provérbios é rico em conselhos para o nosso dia a dia.

Para este texto buscamos algumas dessas recomendações, mais precisamente que dizem respeito à tomada de decisão. “Você não pode deixar de ler também: Buscai o Senhor enquanto se pode achar”.

A primeira dessas citações está colocada no versículo tema do nosso artigo e diz que devemos ouvir antes de falar, ou seja, que devemos tomar conhecimento dos fatos antes de tomar qualquer decisão e, infelizmente, existem pessoas que não conseguem fazer isto, decidem as coisas sem estarem completamente informadas a respeito da situação, evidentemente terão sérios problemas agindo assim, já que a decisão é tomada sem a observância de todas as variáveis e, por conseguinte, com grandes chances de estar errada.

A segunda recomendação se encontra em Provérbios 18.15, que diz: “O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura”. “Outra ótima leitura para você seria: Não precisamos ir tão longe para mudar”.

Um dos grandes problemas do ser humano é não saber lidar com as mudanças, já que é uma das coisas que ele mais tem medo, porém o que a Palavra de Deus está nos dizendo é que devemos estar completamente abertos às mudanças, ou seja, que não devemos temer o novo.

Não é nada fácil, porém é necessário já que o mundo atual exige isto de todos nós, seja em nossa empresa, em nosso escritório ou em nossa vida particular o aperfeiçoamento constante é uma necessidade, porque quem se recusa a evoluir corre o risco de perder o tempo e ficar para trás.

A terceira recomendação se encontra em Provérbios 18.17, que diz: “O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente”. “Sugerimos que você leia também: O sucesso é fruto de muito trabalho”.

É muito comum tomarmos partido em alguma causa sem ouvir os dois lados e a Palavra de Deus nos alerta a não deixarmos de fazer isto, ou seja, precisamos ouvir todas as partes antes fazer qualquer julgamento ou tomar qualquer decisão. “Leia também: A preocupação exagerada”.

Se não agirmos assim, corremos o sério risco de cometermos o erro de, mais uma vez, decidirmos alguma coisa sem termos todas as informações.

São conselhos óbvios e simples, de ouvir antes de falar, de estar aberto às mudanças e de ouvir todas as partes em qualquer situação, porém muitos de nós não conseguimos colocá-los em prática, porém precisamos observar, com muita atenção, que se constituem de recomendações que nos levarão à conquista de informações complementares necessárias e que nos ajudarão em nossas tomadas de decisões. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Warlla pelo seu comentário.

Lincoln
Reply

cadastro

Dário Vitoriano
Reply

Aleluia!!

Não foi a toa que me inscrevi meu e-mail para receber reflexões: Sempre com mensagens vindas da palavras de Deus e com uma simplicidade que qualquer pessoa entende.

Agradeço a Deus pelo site Palavra Fiel por ter escrito essa mensagem que com certeza falou comigo.

Graça e Paz para todos!!

Marcio Motta
Reply

Prezado Dário ficamos felizes que você tenha gostado do artigo

Leave a comment

name*

email* (not published)

website