Navigate / search

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Tudo posso naquele que me fortalece

(Filipenses: 4.13)

O versículo tema desse artigo tem sido usado, por algumas pessoas, de uma forma completamente fora do seu contexto, ou seja, sendo pregado de maneira equivocada e levando as pessoas a crerem que tudo podem por terem aceitado Jesus como Seu Senhor e Salvador.

Tudo posso naquele que me fortalece

Essa falsa verdade joga por terra toda a autoridade e soberania de Deus, na medida em que, se podemos tudo, não estamos sujeitos à vontade do Senhor, o que é um verdadeiro absurdo

.”Leia também: O terrível medo de fracassar”

Para entendermos um pouco melhor o que Paulo estava querendo dizer nesse verso, precisamos dar uma pequena olhada nos versos de números 11 e 12, onde ele diz que “aprendeu a se satisfazer com aquilo que tinha, que sabia o que era estar necessitado e, também, tinha conhecimento do que era ter fartura e que tinha aprendido a se sentir alegre em qualquer lugar e em qualquer situação, quer tivesse o que comer ou não”.

“Você também pode ler: O que Deus quer nem sempre é o que nós desejamos”.

Outro ponto que vale destacar é que Paulo estava preso, ou seja, em uma situação de completa dependência dos outros, na medida em que, naquele tempo, as pessoas presas eram responsáveis pela sua própria alimentação, então o que Paulo estava querendo dizer é que ele tinha aprendido a viver de forma alegre, independentemente da circunstância em que estivesse, tendo comida ou não, estando em liberdade ou preso, fosse qual fosse a forma em que estivesse vivendo ele tinha sido instruído a se sentir bem, tinha aprendido conviver de forma tranqüila e feliz.

Então, muito embora o versículo tema desse texto, quando olhado de forma isolada possa nos levar a um entendimento de que tudo podemos, e é por isso que diversas pessoas o usam dessa forma, ao analisarmos o contexto pode-se entender que não é isso o que ele, na realidade, está dizendo. A grande maioria das traduções da Bíblia trata esse versículo da mesma forma, entretanto a Nova Tradução para Linguagem de Hoje coloca o versículos 13, do capítulo 4, de uma maneira que elucida bem melhor o que ele esta nos querendo dizer realmente, diz assim: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”, e é isto o que realmente ele está nos dizendo, foi isso que Paulo se referia quando escreveu esse verso e não a falácia como  ele é pregado por algumas pessoas, que querem usar determinados jargões para promoverem meias verdades e que, infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando.

Não está escrito em lugar nenhuma da Palavra de Deus que estaríamos livres das dificuldades, que não passaríamos por momentos difíceis, que as aflições não nos alcançariam, o que está escrito é que podemos enfrentá-las com a força que nos é gerada por Cristo, que Ele nos fortalece e que podemos aprender, ensinados por Ele, a conviver com as mais diversas situações, isto sim é o que consta na Bíblia

.“Sugerimos que você leia também: A dureza de coração de algumas pessoas”.

E o problema maior, com relação às falácias pregadas, é que quando  alguém não consegue “todas as coisas”, a responsabilidade recai na própria pessoa, pois o argumento usado para isso ter acontecido é que ela deve estar com algum problema, em pecado talvez, ou seja, para continuar mantendo o posicionamento completamente errado, usam de argumentos mais absurdos ainda.

Existe um jargão que diz que a colocação de um versículo fora de contexto é um pretexto para uma heresia, por isso devemos ter muito cuidado ao ouvirmos qualquer interpretação da Palavra de Deus, para não darmos respaldo a comentários equivocados e que fogem do  que, realmente, é o correto. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Gostou do texto? Fique atualizado e receba os nossos artigos em seu e-mail. É totalmente grátis. ⇒⇒ Quero receber!

Comments

Evangelina Kemper
Reply

Seriously that’s unusual. I submitted an really long comment but as i clicked on send my comments did not show up. Nevermind I am definitely not writing that all over again. Regardless, I only wanted to speak about your excellent blog!

MAURICIO
Reply

CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE FOI DITO NESSE ENCINAMENTO.A PAZ E A GRAÇA.

ithaly
Reply

eu creio em jesus

Paulo Conrad
Reply

A paz do Senhor amados irmãos, nós estamos numa campanha em nossa igreja com esse tema, todas as quintas feiras com um irmão trazendo essa maravilhosa palavra, vejo muitas palavras que não explicam profundamente este tema, mas com os olhos espirituais poderemos contemplar o agir e falar de Deus. Deus os abençoe.
Obs: Sou da Igreja Assembléia de Deus de Augusto Pestana – RS.

Fabiana
Reply

gostei da explicação! Atualmente não há temor de certos predadores que querem ultrapassar a palavra de Deus.

Carlos Robertode Morais
Reply

melhor explicação que tive

Pr.Elias fernandes
Reply

Excelente interpletação do texto bíblico!
embasado na inerrante Palavra de Deus!
Pr.Eliasn fernandes

SILVIO RAMOS
Reply

tudo posso na vida daquele que crê em mim.

OSVALDO TAPAJOS
Reply

DEVEMOS NOS SENTIR PROTEGUIDO POR DEUS EM QUALQUE SIRCUNSTACIAS NAO DEVEMOS DIZER QUE DEUS NOS ABANDONOU ESPERE EM DEUS E ELE NOS PROVERA. OSVALDO TAPAJOS

Jailson
Reply

Concordo na íntegra com o Autor. Sábias palavras! Confesso que me identifico muito mais com esse tipo de leitura esclarecedora do que a leitura simples e(muitas vezes) cega da escrita bíblica, pois, como foi muito bem dito, a análise isolada dos versículos nos leva a uma interpretação pessoal, sem levarmos em conta o contexto e a referência a época em que foi redigido o texto. Talvez seja conhecendo melhor a palavra de Deus, através de estudos aprofundados é que podemos ficar mais próximo Dele.

rosangela motta
Reply

adorei estas palavras este ensinamento .

irani a s de freitas
Reply

em tudo temos que colocar Deus em primeiro lugar pois ele e esencial em nossas vidas grandioso e o seu poder muito muito mais do que podemos imaginar louvai a ele em todo tempo ou sircunstacias

Reply

COMO FALSA?SE FOI O PRÓPRIO DEUS QUEM ESCREVEU,POR FAVOR E POR AMOR A SI MESMOS PRECISAM LER E RELER OUTRAS VEZES PARA NÃO CITAREM ABSURDOS…TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE FILIPENSES 4:13,QUANDO ESTAMOS MAL COM QUALQUER SITUAÇÃO A QUEM PEDIMOS SOCORRO? A DEUS CERTO?QUEM NOS SOCORRE É DEUS ,ELE SEMPRE ESTA PRONTO A NOS AJUDAR INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA QUE TENHAMOS FEITO OU QUE DEIXAMOS DE FAZER PQ? PQ SOMOS FILHOS DE UM PAI QUE NUNCA DESAMPARA ,ELE É UM PAI PRESENTE E NÃO AUSENTE…Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41:9-10 AMÉM.

rafael
Reply

muito bom o texto, precisamos sempre de pessoas assim compromissadas com a verdade de Deus e não com a preocupação em fala o que o povo que ouvir.

Marcio Motta
Reply

Rafael muito obrigado pelo seu comentario

robertocarlos
Reply

muito obrigado pela excelente explicação pois eu ainda estava perdido com esse versiculo

Marcio Motta
Reply

Prezado Roberto, ficamos felizes que o artigo tenha lhe ajudado

Marcio Motta
Reply

Obrigado Pastor pelo seu comentário. Que bom que o senhor aprovou.

Pb Dôdo
Reply

podemos tudo sim, “naquele que nos fortalece”, podemos vencer as batalhas espirituais, as dificuldades da vida, as doenças, enfim, tudo que não pode ser resolvido por vias humanas pode ser resolvido pelo poder de Deus, por favor, não limitem a fé e nem o poder de Deus pois isto é errado.
MT 22.29 Cuidado, Deus vai cobrar pelos ensinamentos errados Jr 23: 1-4

Marcio Motta
Reply

Prezado Pb Dôdo em primeiro lugar muito obrigado pelo seu comentário. Em segundo lugar, em momento algum o artigo procura diminuir o poder de Deus, pelo contrário, o texto enaltece o Senhor quando diz: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”, aliás é isso que este versículo quer dizer, nós só podemos tudo com a força que é gerada por Ele, dentro da vontade Dele e não na nossa, ou seja, podemos tudo o que você disse em seu comentário, porém sob a soberania de Deus e não de acordo com a nossa vontade.
O que procuramos enfatizar é que muitas pessoas entendem que pelo fato de serem cristãos “podem tudo” e não estão sujeitas à vontade de Deus e o Evangelho não diz isso, não funciona assim. Muitos pegam esse versículo de forma isolada, sem analisar o contexto e saem pregando que “tudo podem”.
Com relação a “ensinamentos errados”, enfatizamos que errado é imaginar que “podemos tudo” não estando dentro da vontade de Deus.

Pr Samuel
Reply

Prezado irmão, seu estudo é rico e contextualizado com a maioria da pessoas da nossa geração, ou seja tem sido pregado um evangelho de tudo posso… porém nem tudo me convém…
Se tudo que eu posso depende daquele que me fortalece, preciso saber qual é a sua vontade e estar dentro dela… um abraço

Marcio Motta
Reply

Prezado Pr Samuel muito obrigado pelo seu comentário. Realmente, precisamos aprofundar cada vez mais o nosso relacionamento com Deus, para que possamos entender o que Ele quer de nós e andar dentro da Sua vontade.

Palavra Fiel
Reply

Obrigado pelo seu comentário

Romário
Reply

Graça e Paz amados irmãos.
Gostaria de saber porque em Filipenses cp 4 vs 13 usa-se a palavra naquele com letra minuscula sendo que se trata de Jesus ou o pro pio Deus. (Tudo posso naquele que me fortalece)
Que deveria ser: Tudo posso Naquele que me fortalece.???????
aguardo o retorno o quanto antes.

Palavra Fiel
Reply

Prezado Romário obrigado pelo seu comentário. Com relação à sua pergunta, entendemos que se trata de um problema de publicação, ou seja, não existe nenhum motivo para estar em minúsculo.Se você reparar existem outros versículos, lendo toda a Bíblia, que acontece a mesma coisa e já outros que estão com letras maiúsculas. Entendo ser um descuido por parte das editoras.

Vanessa
Reply

Gostei muito da explição pois aconteceu uma situação comigo ha um mês atras.
Eu sou de Guarulhos e não costumo sair sozinha para lugares muito longe e principalmente para lugares que eu nunca estive.
E surgiu uma oportunidade de emprego mas a entrevista seria lá em Sao Paulo. Eu me preparei para esse dia e orei para Deus para que surgisse alguém para ir comigo, mas não apareceu.
Chegou o dia e eu fiquei a manha toda pesquisando como chegar até o local da entrevista. E estava pensando se ia ou não. Decidi ir, fui com um papel escrito o nome dos onibus que teria q pegar e endereço, sai com lagrimas pois o meu medo era me perder, eu fui.
E acreditem eu não me perdi e achei o lugar, imaginem minha felicidade.
Quando eu cheguei lá falei que queria fazer uma entrevista pois tinham me mandando um email falando q era neste dia. A mulher que trabalha no local era um mercado, disse que outras 3 pessoaa também tinham ido la, so que a entrevista não era naquele dia e que tinham me mandado o dia errado da entrevista. Imaginem… Aquela alegria de ter encontrado o lugar se transformou em tristeza. E eu fui pro banheiro chorar mais uma vez, dizendo: Eu vim de tão longe com o risco de me perder e me falam q não é hoje, que falta de respeito com as pessoas.” Fui embora ,voltando pelo caminho pra pegar o onibus pra voltar pra Guarulhos. E andando pelo caminho eu ouvi uma voz que me disse: “você pode todas as coisas” e ai eu pensei “como eu posso tudo se nem a entrevista de emprego eu fiz”. Mas eu entendi que com Cristo eu posso vencer os meus medos, eu fui sozinha pra um lugar que eu nunca estive antes e eu cheguei no local na hora certa que estava marcada mesmo com o transito que esteva. Olha como Deus opera, como Ele não nos deixa só. Eu cheguei sã e salva em casa e a noite fui pro culto agradecer a Deus. Pode parecer uma coisa tao pequena, mas eu tinha mt medo de sair sozinha pra lugares longes que nunca tinha ido. E entendi que não é TUDO o que nós queremos, assim como eu queria aquele emprego. Mas é como esta escrito no versiculo 13 do capitulo 4 na linguagem de hoje: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”‘E eu sei que Ele estava comigo e me ajudou a vencer, a superar.
Deus abençoe vocês. Que Ele seja sempre o nosso Caminho.

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Vanessa pelo seu comentário e por compartilhar a sua experiência.

Maria Emilia
Reply

Amém, Deus é maravilhoso
Tudo posso naquele que me fortalece sim, quando fazemos a vontade de Deus, precisamos de ser verdadeiros cristãos.

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Maria Emília pelo seu comentário.

Tony Oliveira
Reply

Boa noite!
Graça e paz!
O agravante e que as igrejas mercantilistas banalizam não somente esse versículo, mas todos que podem confundir os néscios, onde o toma lá da cá é a tônica da palavra. Assim desta forma o egocentrismo é o primeiro plano, Eu posso, Eu tenho, Eu quero, Eu vou. Eu sou, Eu termino, O sempre em primeiro lugar. Entretanto, o Cristocentrismo e relegado ao ultimo plano ou ao esquecimentos! É uma pena, mas é exatamente o que mais tem acontecido.
*Shalom!!!*

Tony Oliveira
Reply

Corrigenda; O “eu” sempre em primeiro lugar.

Marcio Motta
Reply

Prezado Tony agradecemos a sua intervenção.

Marcio Motta
Reply

Obrigado Tony pelo seu comentário.

Fernando Ferreira
Reply

Posso pegar alguns estudos de vcs pra mim evangelizar?

Leave a comment

name*

email* (not published)

website