Navigate / search

VOCÊ JÁ SE CONVERTEU?

Lucas 22. 31 – 34

Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.

Para poder entender um pouco mais sobre este texto, precisamos contextualizá-lo.  Era o dia da Páscoa e Jesus deu a Pedro e a João a ordem de preparar o jantar para eles. Eles deveriam procurar  um homem carregando um pote de água, na entrada da cidade, que os levaria à sua casa e, lá chegando, perguntariam pela sala onde Jesus e seus discípulos iriam comer o jantar da Páscoa, e eles assim fizeram.  Na hora do jantar Jesus sentou-se à mesa com seus apóstolos e lhes fez saber que tinha desejado muito fazer aquela refeição com eles, antes de chegada a hora de Seu sofrimento, e afirmou que Ele nunca mais comeria aquele jantar até que chegasse o jantar verdadeiro do Reino de Deus.    Após o jantar, Ele diz que existe um traidor sentado ali, junto deles, e diz que o Filho do Homem iria morrer de forma que Deus tinha resolvido, mas coitado daquele que o estava traindo.

estrada cheia de eucaliptos

Isto suscitou uma discussão, entre os apóstolos, de quem poderia ser o traidor e uma outra a respeito de qual deles seria o mais importante.    Neste momento, Jesus, então, diz que entre eles não pode haver aquele tipo de discussão, pelo contrário, o mais e o menos importante não devia fazer parte da preocupação de cada um.

Leia também: Deus criou o homem à Sua imagem

Então chegamos aos versículos acima, onde Jesus dá um aviso à Pedro, dizendo que Satanás os colocará à prova. Que eles passarão pela peneira, como o lavrador peneira o trigo, e completa, que tem orado por ele, Simão, para que não lhe falte fé. Então Pedro diz para Jesus que estaria pronto para morrer por Ele, porém Jesus lhe diz que, naquele dia, Pedro diria três vezes que não O conhecia.  Nós     conhecemos a história e, realmente, Pedro negou Jesus por três vezes, e quando Jesus, preso, virou-se e olhou firme para ele, Pedro lembrou-se daquilo que Jesus lhe tinha dito, então ele saiu daquele local e chorou copiosamente.

Entretanto,  nós queríamos chamar a atenção de quem está lendo este texto para o contido nos versículos acima, na parte que diz: “…Eu, porém, roguei por ti, para que  tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres…”. Jesus está dizendo a Pedro que “quando ele se converter”, e pergunta que fica no ar é a seguinte: Depois de andar com Jesus, por três anos, ter visto curas, maravilhas, ter sido testemunha ocular do Ministério do Mestre, Pedro ainda não estava convertido?  Então Pedro não foi uma boa escolha? Depois de ter afirmado que morreria por Jesus, nega conhecê-lo. Jesus deve ter se arrependido? Em seu lugar deveria, então, estar uma outra pessoa? As respostas a estas questões são bem simples, porém a essência do problema não, pelo contrário, é muito complicada.

Considere ler também: Conheça uma das principais causas do sofrimento

Jesus não errou, não se arrependeu e não deveria ter sido outra pessoa,  a grande verdade é que Pedro era um ser humano como nós. Uma pessoa comum como qualquer um de nós, e sendo assim, carregava dentro dele a essência do caráter de qualquer ser humano. Pronto para pecar, pronto para o erro, falível, e, que apesar de  amar Jesus sinceramente, não teve coragem de cumprir o que tinha dito, morrer por Ele, preferiu se preservar.

Você também pode ler: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida

Leia também: Deus tem compromisso com quem tem comprimisso com Ele

Se formos olhar no dicionário para o significado da palavra conversão, vamos verificar que quer dizer transformação, mudança de rumo, de direção. Então, quando Deus quer que o seu povo se converta dos seus maus caminhos, Ele está querendo mudança de direção, de atitudes, de pensamentos, de vontades, de sentimentos. Então, sob a ótica cristã significa deixar para trás as atitudes de antes, que estão em desacordo com os preceitos divinos, e passar a viver uma vida diferente, ou seja, ser uma nova criatura. Isto é fácil? É claro que não, é extramamente difícil, porque se trata de uma luta constante, onde de um lado está a essência do caráter do ser humano e do outro a nova criatura que desejamos ser.  Por isto, devemos ter sempre em mente que a conversão é um processo. É muito comum dizermos que já estamos convertidos e, não é  verdade, jamais estaremos totalmente convertidos, estaremos sempre em  processo de conversão. Pense nisso e deixe o seu comentário.                               

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Kialanda Canga
Reply

muito obrigada pela vossa ajuda espiritual. que Deus continue a ajudar o vosso serviço de espalhar o evangelo.

Marcio Motta
Reply

Kialanda fico feliz que os nossos texto estejam edificando a sua vida.

Pb Edelson Do Amaral
Reply

Se analisarmos o processo de conversão e novo nascimento da no mesmo, ambos vão precisar de tempo para crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ninguém sai já formado, o que acontece e que aceitar a Cristo como seu salvador vai estar convertido, porem somente alcançará maturidade espiritual com o tempo. O apostolo Paulo levou 14 anos para realmente estar pronto a sofrer pelo evangelho, todos nos estamos nesse novo nascimento, porem o que acontece e que algum sempre serão meninos, outros já crescem e viram adultos no sentido espiritual e já podem comer uma comida solida com Paulo fala ao corintos. De qualquer forma, retenhamos a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e consolação do Espirito Santo para sermos convertertido, mudar, ser santificado e não negar a fé nunca naquele que será por todos um dia aclamado como Senhor dos Senhores e todo joelhos se dobrara confessando que ELE e o Rei da Gloria.

Marcio Motta
Reply

Pb Edelson obrigado, mais uma vez, pela sua participação.

SIDNEY MORAES
Reply

Caro Maurício Motta

A Paz do Senhor.

Seu texto é bastante proveitoso ao falar da nossa fraqueza e imperfeições do ser humano. Mas também não creio que a conversão seja um processo inconclusivo. Creio que o aperfeiçoamento sim, é um processo para o atingimento da conversão.
Jesus disse: Quando te converteres, confirma a teus irmãos! Isso dá ideia clara de que o processo de conversão de Pedro vai se concluir e então ele será capaz de fortalecer aqueles que ainda estão se aperfeiçoando.
Existe verdade profunda em suas palavras que muitos de nós, não podemos bater no peito e dizer que estamos convertidos, mas que Deus também rogue por nós para que uma vez convertidos tenhamos condições de fortalecer aqueles que estão pelo caminho!

Com amor em Cristo.
Sidney Moraes

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Sidney pelo seu comentário. Também existe muitas verdades em sua opinião, o que importa é que concordamos que não somos perfeitos e que dependemos de Deus em todos os momentos de nossa vida.

Moises
Reply

Eu não sou quem eu gostaria de ser;
eu não sou quem eu poderia ser, ainda,
eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus
eu não sou mais quem eu era!
Martin Luther Kingssoa .
Apos a conversao devemos buscar sempre a santificaçao,refrear nossa lingua e praticar a solidariedade.A paz do Senhor esteja com todos

Palavra Fiel
Reply

Obrigado Moisés pelo seu comentário

Anônimo
Reply

Paz do Senhor que texto maravilhoso ajudou-me a refletir sobre conversão! Deus abençoe e continue te concedendo sabedoria!

Marcio Motta
Reply

Ficamos felizes que você tenha gostado.

Aureliano
Reply

Graça e paz!
Não concordo que a conversão é um processo, conversão é novo nascimento (João 3), ou seja, se nasce ou não se nasce; não se continua nascendo. Isso é lógico. O que acontece é que alguns apenas se convenssem, não se convertem. Após a conversão verdadeira vem a santificação, algo que só o verdadeiro convertido busca. Ao salvo ocorre pecar? Sim. Mas, ele não vive na. prática do pecado, o Espirito lhe incomoda e ele busca insesantemente

Marcio Motta
Reply

Prezado Aureliano respeitamos a sua opinião e agradecemos o seu comentário

sônia
Reply

Muito obrigada!!! por essas palavras vinda de Deus para a minha vida no dia de hoje. As misericórdias de Deus é muito grande. OBRIGADA.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website