Navigate / search

VOCÊ NÃO DEVE SE COMPARAR COM NINGUÉM

Jacó, porém, ouviu falar que os filhos de Labão estavam dizendo: “Jacó tomou tudo que o nosso pai tinha e juntou toda a sua riqueza à custa do nosso pai”. E Jacó percebeu que a atitude de Labão para com ele já não era a mesma de antes.

(Gênesis: 31.1-2)

Talvez um dos grandes problemas da sociedade, está no fato de que existe uma necessidade intrínseca no ser humano em se comparar com o próximo.

Em virtude disto, enormes problemas são criados, pois as comparações acabam gerando os mais diversos sentimentos no coração do homem.

Você não deve se comparar com ninguém

Nos versículos que tomamos como tema de nosso texto, os filhos de Labão ficaram enciumados com a riqueza de Jacó, o que acabou provocando um problema de relacionamento entre eles, ou seja, a inveja entrou em cena.

“Não deixe de ler também: O que foi feito no passado não pode ser alterado”.

E o que aconteceu com os filhos de Labão acontece com milhares de pessoas, que vêm levando a sua vida de forma tranquila, porém quando ficam sabendo que alguém do seu trabalho, por exemplo, está usufruindo de uma determinada situação, que ela entender ser melhor, imediatamente fica infeliz, simplesmente por se comparar com o outro.

“Você deveria ler também: O preço pago pelo entendimento e a sabedoria”.

O propósito principal deste texto é tentar trazer uma reflexão em cima disto, para a necessidade de se evitar a comparação com o próximo, pois não faz o menor sentido levar a vida desta forma.

As pessoas devem fazer o seu melhor não para agradar aos outros ou para se sentir melhor que o outro, mas pelo fato de que assim deve ser e, também, para a sua satisfação pessoal, para ter a certeza de ter dado o seu máximo naquela situação.

É importante salientar que quando alguém faz o melhor possível em todas as situações, sem se preocupar com quem está olhando ou com quem está do lado, mesmo quando não consegue realizar o seu intento, não se sente frustrado ou arrependido, pois em seu coração está a certeza de que tudo o que estava ao seu alcance foi feito.

“Outra ótima leitura para você seria: Algumas pessoas parecem ter medo de se posicionar”.

Porém, quando este mesmo alguém fica o tempo todo se comparando com o outro jamais será feliz, pois estará deixando de viver a sua vida e passará a viver a vida daquela pessoa, e pior, não conseguirá focar em suas atividades como deveria.

Outro ponto importante é que se alguém não está feliz com a sua situação, esta conclusão não deve ser resultado de alguma comparação e sim fruto de uma reflexão séria sobre a sua situação de forma isolada.

Uma pessoa não deve buscar alcançar uma determinada melhoria em qualquer área da sua vida simplesmente porque o outro já alcançou, mas ela deve batalhar por isso por entender que é bom ou que se acha merecedor daquilo.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que não existe a menor necessidade de se fazer comparações com os outros, cada um deve se preocupar com a sua própria vida e tentar fazer o melhor por ela e creia, quem vive o tempo todo se comparando ao seu semelhante perde o seu tempo e não prospera.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website