Navigate / search

VOCÊ PODE SE AJUDAR PARA SAIR DA SOLIDÃO

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
(Gênesis: 2.18)

A solidão é um sentimento muito ruim, que afeta milhares de pessoas e que faz com que muita gente se sinta completamente abandonada, rejeitada e inútil.

Você pode se ajudar para sair da solidão

Entretanto, é importante salientar que solidão não é estar só, é se sentir só, ou seja, uma pessoa pode estar junto a uma porção de gente e se sentir solitária.

“Sugerimos que você leia também: O perigo dos nossos julgamentos”.

A pessoa que sofre de solidão sente um vazio muito grande no seu coração e que precisa ser preenchido para que ela saia dessa situação.

Os tempos de hoje favorecem para o homem se sentir só, pois a tecnologia, as redes sociais, a televisão, a correria do dia a dia, a cidade grande, enfim a modernidade como um todo, leva o ser humano a relacionamentos ilusórios, que acabam provocando o seu isolamento e, por conta disso, a solidão.

“Você não pode deixar de ler: O perigo das nossas alianças”.

A título de exemplo, antigamente era muito comum as pessoas ao final do dia se sentarem em frente às suas casas e ficarem conversando, enquanto as crianças brincavam ali por perto, hoje em dia, cada um chega do seu trabalho, se fecha em seu apartamento, senta em frente à televisão com o seu prato de comida e nem com as pessoas da casa conversa.

É lógico que existem diversos fatores que levam a uma pessoa a sentir só, a perda de uma pessoa querida, uma separação repentina, o medo de um relacionamento, autoestima baixa, enfim muitos outros, por isto este texto não tem a menor pretensão de esgotar este assunto, mas seria interessante perceber, e esta é a nossa principal intenção, que existem algumas ações, que as pessoas podem colocar em prática e que podem ajudar neste processo de se evitar a solidão.

Sendo assim, gostaríamos de abordar dois pontos que fazem com que muitas pessoas se alijem de tudo à sua volta, ou seja, não é alguém que faz isto, elas próprias se afastam dos outros.

“Outra ótima leitura seria: Esqueça o problema e olhe para Deus”.

O primeiro seria o fato de que todos nós temos virtudes e defeitos, porém tem gente que só olha para os seus defeitos, não conseguem perceber que ninguém é perfeito e valorizam tanto as suas limitações que vão se afastando de tudo e de todos. São incapazes de reconhecer que possuem algumas qualidades.

O segundo seria o medo de enfrentar novos relacionamentos, ou seja, existem pessoas que preferem ficar solitárias e arriscar algo novo em suas vidas, não conseguindo entender que a vida é assim mesmo e pressupõe riscos, já que ninguém tem certeza absoluta de como qualquer relação que começa hoje irá terminar.

“Você deveria ler também: Acima do bem e do mal”.

Então, como nós vimos, a valorização dos próprios erros em detrimento das qualidades e o medo de enfrentar novos relacionamentos, podem contribuir para que uma pessoa vá ficando cada vez mais só e se alijando de possíveis relacionamentos.

Sendo assim, o que precisa ser feito é enfrentar, de frente, este dois problemas, isto é, parar de se subestimar e entender que correr riscos faz parte da vida e estas são decisões que só podem ser tomadas pela própria pessoa.

Para finalizar, gostaríamos de salientar que toda e qualquer atitude que alguém possa vir a tomar, com relação a parar de sentir solidão, será totalmente inócua se não vier acompanhada de uma aproximação com Deus, pois somente Ele pode preencher o vazio do coração do homem do qual falamos anteriormente, é em Deus que o ser humano se completa, já que foi criado para se relacionar com Ele e nada, nem a maior fortuna do mundo, pode substituir isto. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Disponibilizamos um E-book para você. Coletânea de Versículos Bíblicos. Não deixe de baixar. É grátis!  => => => Quero Receber!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

Leave a comment

name*

email* (not published)

website