Navigate / search

VOCÊ SABE PARA ONDE ESTÁ INDO O SEU DINHEIRO?

Lucas – 14.28-30  – Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.

você sabe para onde está indo o seu dinheiro

A Bíblia é um livro que possui todos os ensinamentos que um homem precisa para conduzir a sua vida. Nestes três versículos estão incluídos princípios financeiros de suma importância para qualquer pessoa colocar em prática na sua vida financeira pessoal, ou até, na sua empresa. E é sobre isto que gostaríamos de refletir um pouco.

Em minha vida profissional tenho me deparado com diversos casos de pessoas em dificuldades financeiras pessoais e, também, com aquelas cujas suas empresa não vão muito bem.

Tanto num caso como no outro, a primeira pergunta que faço, a quem me procura, é a seguinte: Você sabe qual o montante de suas despesas mensais? Recebo sempre como resposta um sonoro sim. Sempre insisto, sabe mesmo? Aí, quase a totalidade já reformula o seu posicionamento, dizendo que sabe quase tudo.

E é  esta  a verdadeira resposta. Mais de 95% das pessoas tem uma idéia das suas despesas mensais, ou quanto a sua empresa desembolsa, por mês, os grandes números, podemos dizer. Saber direitinho, como deveria,  a grande maioria não sabe.

Então, voltando, ao texto “ como podemos construir uma torre sem saber, com certeza, quanto será gasto”, “como podemos construir uma vida financeira saudável, sem saber quanto estamos gastando”,  “como termos uma empresa equilibrada financeiramente, sem sabem saber a sua estrutura de despesas”.

Isto que parece o básico, que todos deveriam saber na ponta da língua, infelizmente, a experiência nos tem mostrado, não  tem merecido, por parte das pessoas, a atenção devida.

Sim, porque se alguém pretende conseguir algo, nesta área, tem de levar ao pé da letra o que diz a Palavra: “ ter controle total das suas despesas”, “saber para onde o dinheiro está indo”.

E a  pergunta que fica no ar é: Se é tão básico, por que as pessoas não fazem?  E a resposta é: Porque é chato, porque não sabem, porque não querem perder tempo com isto, e, aí, gastam além da conta, tomam decisões no achismo, simplesmente porque desconhecem quanto gastam por mês.

Então o que fazer? Uma coisa muito simples. Anotar. Pode ser  em uma planilha, em um caderno, em uma  agenda, mas não deixar de anotar. Se disciplinar para isto. E  como fazer: A coisa é muito mais simples do que imaginamos, basta ter força de vontade e colocar como uma obrigação em sua vida.

Pegue, por exemplo, um agenda de bolso, nos casos de pessoas físicas, pequena, e comece a anotar todas as suas despesas. Todas, sem exceção.

Depois classifique estas despesas, por exemplo, alimentação, vestuário, passeios, educação, e por aí adiante.

Faça isto diariamente.

Ao final do mês, separe-as de acordo com a classificação, some e você terá o seu gasto mensal, sabendo quanto está gastando em cada item.

Isto deve ser feito todo mês, pois não basta fazer apenas alguns e, depois, largar de lado. A proporção que vamos fazendo, vamos criando um histórico, vamos podendo comparar um mês com o outro, vamos tendo uma fotografia dos nossos gastos, mês a mês.

No caso de uma empresa o raciocínio é o mesmo, porém, a forma terá de ser modificada, por exemplo, para uma planilha.

O importante, em ambos os casos, é não deixar nada de fora.

A partir deste momento, ficamos sabendo o montante das nossas despesas pessoais mensais e da nossa empresa. E creia, você se surpreenderá com as coisas que verá. Para onde está indo o seu dinheiro e da sua empresa.

Agora que temos total conhecimento de nossas despesas podemos responder algumas perguntas, também, básicas.: Estamos gastando além de nossas possibilidades? Estamos gastando com coisas que podemos descartar e aplicar o nosso dinheiro em algo mais vantajoso?  Podemos poupar? Podemos investir naquele sonho que sempre tivemos?

Bem, então, a partir deste momento, podemos lançar os alicerces da ponte, da nossa vida, dos nossos projetos, com segurança, sem correr o risco de não conseguirmos terminar, pois sabemos, com convicção, qual a nossa estrutura de despesas e receitas.

Estamos vendo  nestes versículos dois conceitos de administração imprescindíveis para uma  boa condução financeira, tanto de uma pessoa física, como de uma empresa, Controle e Planejamento.

E se olharmos com carinho não é tão difícil, não é mesmo? Creia, você que está lendo este texto pode mudar a sua vida, com estas medidas simples que estamos aqui colocando. Sem sofisticações, sem softwares avançados, mas como muita disciplina e perseverança. Experimente, coloque no seu dia a dia e depois dê o seu testemunho de quanto você realizou. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Por:Marcio Motta

Preencha o seu e-mail e receba um e-book totalmente grátis. Coletânea de Versículos Bíblicos. => => => Quero Receber

Facebooktwittergoogle_plusmail

Comments

Priscila
Reply

Muito bom esse texto, eu sempre anoto minhas contas em uma agenda todos os meses, desde que eu comecei a trabalhar com 14 anos, é muito bom além de se organizar assim sabemos quanto gastamos e controlamos nossas contas

Marcio Motta
Reply

Priscila parabéns pela disciplina. Você não irá se arrepender.

Rafael Santos
Reply

Muito boa Pastor!!!
Reeducar, simples assim…

Marcio Motta
Reply

Prezado Rafael obrigado pelo seu comentário

adriana
Reply

gostei e vou tentar colocar em pratica

peggy tights
Reply

This is absolutely gold. I did not expect that I’d get so much out of reading your write up! You’ve just earned yourself a returning visitor

Jessia Moreshead
Reply

Some really nice and utilitarian info on this site, as well I believe the design holds good features.

inflatable water slide
Reply

Enjoyed your post, I was searching for an inflatable water slide and came across your post. I value your point of view. Keep in mind when you write your next article that it may be good to visit my site bouncy castle for some interesting points of view when it comes to a moonwalker inflatable bouncy castle and obstacle course. I will visit again soon. Keep up the good work.

Leave a comment

name*

email* (not published)

website