Deuteronômio 11. 26 – 28
Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
Um dia deste estávamos conversando com um grupo de pessoas e o assunto girava em torno da obediência, em seguir os preceitos de Deus e um ponto que nos chamou bastante a atenção foi o fato de que algumas delas diziam que aí estava a grande questão, porém, também, a enorme dificuldade, já que obedecer era bastante difícil.
Após nos retirarmos, ficamos pensando naquilo tudo que foi falado, já que ficamos bastante impressionados com tudo o que foi dito, principalmente no que diz respeito à dificuldade em obedecer.
Entretanto, depois de muito refletirmos chegamos à conclusão de que as pessoas que afirmaram isso tinham certa razão, na medida em que o ser humano, realmente, tem enorme dificuldade em obedecer ao que Deus determina e a própria Palavra nos mostra isso, senão vejamos:
Adão e Eva receberam a ordem de Deus para que não comessem o fruto da árvore do conhecimento, entretanto, tentados por Satanás acabaram comendo e o resultado é que foram expulsos do Jardim do Éden e dor e a morte foi infligida a todo o ser humano.
Saul recebeu a instrução de destruir completamente os amalequitas, porém poupou o rei e guardou parte do despojo, desobedecendo às ordens de Deus e colheu como sequela o fim do seu reinado.
Uzias sabia que somente os sacerdotes podiam entrar no Tabernáculo e oferecer incenso, todavia tomou a decisão de entrar naquele lugar e colheu para si a lepra.
Esses são somente três casos em que a desobediência provocou resultados desastrosos para as pessoas que agiram não levando em consideração as determinações do Senhor e, através dos tempos, o homem vem fazendo a mesma coisa e colhendo coisas ruins, não percebendo que se agisse de forma contrária estaria adquirindo bênçãos para ele e para aqueles que fazem parte de sua família.
Então por que o ser humano não passa a obedecer? Se esse é o grande segredo por que não fazê-lo?
São perguntas muito difíceis de serem respondidas, pois como verificamos esse não é um problema atual, ele vem corroendo o homem há milhares de anos, porém, apesar de toda essa dificuldade, existem algumas coisas que nós podemos verificar.
Em primeiro lugar está a essência do caráter do ser humano, que é ruim, que está predisposta a fazer a coisa errada, a pecar, a não obedecer, ou seja, é uma coisa intrínseca ao homem contra a qual ele deve lutar diariamente, e não permitir que venha a sobrepor aos princípios divinos.
No outro lado da balança está o nosso entendimento. Precisamos entender, de forma definitiva, que Deus quer a nossa obediência e Ele nos faz uma promessa que, caso venhamos a fazer isso, seremos abençoados.
Não há nenhuma regra para que venhamos a vencer essa luta, porém, existem algumas coisas que são básicas e que precisamos entender.
Em primeiro lugar, precisamos ter vontade de obedecer, isso mesmo, na medida em que estejamos comprometidos, realmente, com Deus isso não será tão difícil.
Em segundo lugar. precisamos permitir que chegue ao nosso coração essa ordenança do Senhor, com relação à obediência, já que o coração endurecido está comprometido com o mal.
E em terceiro lugar, não podemos esquecer que tudo provém de Deus, que não somos absolutamente nada sem Ele, que não temos nada, estamos somente administrando aquilo que Ele nos dá.
Evidentemente não temos a menor pretensão de encerrar esse assunto tão sério nesse artigo, porém em Deuteronômio 8.1 está escrito: ”Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.”
O que vamos colher sempre será uma escolha nossa.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Regina Reis diz
É um prazer incomensurável obedecer ao meu Senhor e meu Deus, um Pai bom e que me ama como ninguém e ama o direito e a justiça. Obedecer a vontade de Deus é ser justo.
Marcio Motta diz
Amém Regina.
Elvis Filho diz
Devemos lutar contra aquilo que nos afastam do Senhor!!
Marcio Motta diz
Com certeza Elvis. Obrigado pelo seu comentário.
florianoi diz
gostei muito de ver as promesas dse deus,entendi o que deus mais quer de nos,é a obediencia;vamos pedir forças para ser filhos perfeitos,
Connie Conlisk diz
I really love your concept! What website did you get your style from? Nice website, btw!