Gênesis 41.33
Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito.
Já escrevemos um texto tendo como base este episódio denominado “Planejar é questão de sobrevivência”, onde tentamos mostrar a importância de todos nós termos um planejamento para a nossa vida pessoal e profissional.
Ainda dentro desta passagem, onde José nos mostra de forma muito clara diversas lições importantes para a nossa vida, gostaríamos de nos ater ao versículo trinta e três quando ele diz para o Faraó escolher um homem capacitado para comandar todo o Egito, com vistas a colocar em prática o plano que ele estava sugerindo.
“Não deixe de ler: O cristão e a dependência de Deus”.
Vejam bem que ele poderia pedir para colocar um homem de confiança ou uma pessoa ligada ao Faraó, mas não, ele fez questão de frisar que este homem deveria ter capacitação para a missão, deveria estar preparado para enfrentar aquele desafio que seria muito grande, deveria ter as qualificações necessárias para que o plano não fosse prejudicado.
E é nesse ponto que gostaríamos de nos ater. Capacitação. José está nos mostrando que para enfrentarmos os desafios precisamos estar preparados, sob pena de não conseguirmos levar a bom termo aquilo que nos é solicitado, bem como os desafios que aparecerão.
“Leia também: O comprometimento produz perseverança”.
Entretanto, temos visto ao longo de nossa caminhada, as pessoas não conseguirem entender este preceito. Vemos empresários administrando as suas empresas com faziam há dez anos atrás, e pior, achando que estão agindo de forma correta. Alguns dizem “com muito orgulho” que não sabem usar um computador, que fazem a gestão da sua empresa somente com sua experiência, que não vão mudar, pois conseguiram chegar até aqui dessa forma.
Em primeiro lugar Glória a Deus por isso, por estarem conseguindo continuar com o seu negócio dessa forma. Porém a pergunta que precisamos fazer é a seguinte: Será que se ele unisse a sua experiência e o conhecimento do seu negócio às novas ferramentas de gestão, as coisas não estariam bem melhores? É evidente que sim.
Vemos, também, pessoas administrando a sua vida particular de uma forma completamente equivocada. Sem foco, sem visão, sem saber aonde querem chegar, achando que aquilo que já sabem é o suficiente, ou seja, não buscam se capacitar, melhorar, possuir algum diferencial, ou seja, nos dias de hoje existem algumas coisas que todas as pessoas precisam saber, é básico, sem esse conhecimento não se consegue nem competir, então, se o seu nível de conhecimento é somente esse você está igual a milhões de pessoas. O que você necessita é um diferencial, é ter alguma coisa que a maioria não tem.
“Sugerimos: Versículos para fortalecer a sua fé”.
O homem que José sugeriu ao Faraó era um desses. Uma pessoa diferente, com um nível de conhecimento, de entendimento que as outras pessoas não tinham.
Precisamos entender que se formos iguais a todos, em termos de conhecimento e capacitação, teremos de entrar na divisão da colheita que cabe a todo mundo e, nesse caso, teremos de nos contentar com uma parte, com certeza, menor.
Porém, se buscarmos o conhecimento e capacitação da qual José está falando, entraremos num patamar onde, com certeza, a quantidade de pessoas será em muito menor número e, nesse caso, a divisão será em partes maiores.
“Seria bom ler: Versículos bíblicos para superar o medo”.
Para você que é empresário gostaríamos de dizer que seu concorrente pode copiar tudo de sua empresa. Suas ações de marketing, seus produtos, seus preços, enfim tudo aquilo que estiver à mostra. Porém uma coisa que ele jamais conseguirá copiar é o seu conhecimento. O seu conhecimento é um diferencial de mercado que ninguém jamais conseguirá lhe tirar.
E assim é com todas as pessoas em qualquer atividade, o conhecimento faz a diferença, por isso buscar capacitar-se cada vez mais é uma necessidade nos dias de hoje.
Entretanto, para que isso aconteça é necessária uma coisa fundamental, perseverança, pois serão necessárias mudanças comportamentais, disciplina e muito trabalho com vistas a se atingir esse alvo.
É claro que não será fácil, não acontecerá de um dia para o outro, serão etapas que deverão ser ultrapassadas, mas lembre-se que ao final dessas fases você terá atingido o patamar a qual Jose se refere, a de um homem criterioso e sábio, então poderá gerir o seu negócio, o seu escritório, o seu consultório, a sua vida pessoal com um diferencial inalcançável.
Reflita sobre isso.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Samuel de Jesus Francisco Baptista diz
deus é para todo aquele que obece a sua palavra