No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. (Lucas: 24.14-16)
Diz a Palavra de Deus que dois dos seguidores de Jesus caminhavam em direção a um povoado conversando a respeito dos últimos acontecimentos.
De repente, aproximou-se deles uma terceira pessoa e começou a andar com eles e lhes perguntou a respeito do que falavam.
Eles deram uma parada e de uma forma muito triste, um deles perguntou àquela pessoa se ele era único morador daquele lugar que não tinha conhecimento do que tinha acontecido.
O homem respondeu que não sabia. Então, eles contaram o que tinha acontecido a Jesus Cristo.
Que os líderes daquele lugar o tinham entregado para ser condenado à morte e, em virtude disso, ele tinha sido crucificado e arrematam dizendo que a esperança deles era de que aquele profeta poderoso libertaria Israel, entretanto, já tinham se passado três dias que aquilo tudo tinha sucedido.
Considere ler também: O sofrimento não pode ser em vão
Quando chegaram perto do povoado para onde estavam indo o homem que estava com eles ameaçou continuar o seu caminho, porém, eles insistiram que ficasse, argumentando que já era tarde e estava anoitecendo.
Então, ele ficou e sentou à mesa para comer com eles. Nesse momento, logo após aquele homem ter pegado o pão e dado graças a Deus, os dois viram quem era aquele que tinha andando todo aquele tempo com eles e reconheceram Jesus, porém imediatamente o Mestre desapareceu.
Imediatamente eles voltaram à Jerusalém, onde se encontraram com os apóstolos que estavam reunidos com os outros seguidores de Jesus, e ouviram deles que Jesus tinha ressuscitado e, então, contaram o que havia acontecido na estrada, quando estavam indo para o povoado de Emaús.
O que gostaríamos de refletir nesse artigo é a atitude dos dois homens que estavam conversando naquela estrada e retornando para o seu lugar de origem.
Leia também: Quando Deus diz não
Os dois estavam tristes, decepcionados, frustrados com tudo o que tinha acontecido, uma vez que aquele em quem tinham depositado todas as suas esperanças futuras, tinha sido morto e, por conta disso, não existia mais o que se fazer, então o melhor era voltar de onde tinham vindo.
E é isso que a grande maioria das pessoas faz quando algo não acontecesse de acordo com o esperado, abandonam tudo e voltam para o ponto de partida.
Os dois, como eram seguidores de Jesus, andaram com Ele, viram os milagres, tiveram os ensinamentos, receberam explicação de todas as passagens das Escrituras Sagradas.
Porém, mesmo assim, não conseguiram entender o que tinha acontecido, largaram tudo para trás e voltaram às suas origens e olhem que Jesus andou com eles naquela estrada um bom tempo e não foi reconhecido por nenhum dos dois, somente no final, tal era o grau de decepção e frustração em que eles se encontravam.
Uma boa leitura seria: O cristão vive pela fé e não pelo que está vendo
A aparição de Jesus para eles foi para injetar um novo ânimo e renovar as suas esperanças, mas também, para dizer para todos nós que na vida teremos sempre vitórias e derrotas.
As vitórias sempre servirão para nos dar mais ânimo e entusiasmo, já as derrotas sempre terão a finalidade de nos fazer amadurecer e nos ensinar, mas jamais deverão nos fazer perder a esperança, nos levar a achar que tudo se perdeu, que não vale à pena continuar e nos fazer voltar ao ponto de partida.
Voltar de onde se veio, à vida que se tinha antes, ao comportamento anterior, às atitudes que já tinham sido abandonadas quando algo de ruim acontece em nossas vidas, é jogar por terra todo um tempo de relação, aprendizado e crescimento que tivemos a partir do momento que conhecemos Jesus e, como no texto, Ele não quer isto, pelo contrário, quer que continuemos em frente, independentemente de qualquer circunstância boa ou ruim.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Raimunda fiaes diz
A Bíblia nos ensina que no mundo teríamos aflições mas que devemos ter bom ânimo e muitos são aqueles que têm perdido o bom ânimo por qualquer circunstância se deixa levar E afasta do Senhor mas devemos saber que o senhor está perto de nós todo tempo pois a própria palavra nos ensina que ele nunca nos deixará só louvado seja Deus
Marcio Motta diz
Amém Raimunda. O Senhor nunca nos abandona.
Fibia Guimarães diz
Ele, o nosso Deus é o mesmo, ontem, hoje e para toda a eternidade. Voltar atrás às vezes é bom, para nos lembrar de onde viemos e avaliarmos o tanto que o Senhor nos fez avançar. Isto nos ajudar a termos fé e esperança, quando as coisas que esperamos não acontecem. Nos ensina a esperar no tempo de Deus.
Marcio Motta diz
Amém Fibia. O tempo de Deus, quase sempre, não é o nosso.
Thaís diz
Mensagens que tem edificado a minha vida! Deus continue abençoando!
Marcio Motta diz
Thaís fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.
Rose diz
Paz,Deus continue a te usar como ferramenta para edificar muitas vidas!!!! perdi um filho com 20 anos.E gostaria muito de receber informações da vida após a morte!!!!Obrigado
Marcio Motta diz
Rose sinto muito pela sua perda. Agradecemos a sua participação em nosso site.
graça neves diz
Amei a leitura e explanação nem tudo esta perdido,faz 1 ano e 9 meses que o senhor levou o meu filho e no principio eu questionava e tinha ficado paralisada,mais agora o Senhor esta me levantando,eta palavra esta contribuindo para o meu fortalecimento …… obrigado Deus abençoe voces
Marcio Motta diz
Graça lamento a sua perda. Deus é o único conforto real em nossas vidas. Fique com Deus.
Regiane Valério diz
Esses textos nos ensinam a sermos perseverantes e renovam nossa fé e esperança em Jesus Cristo. Por mais que a situação esteja difícil e todas as coisas aconteçam ao contrário do que esperamos, sejamos firmes e fiéis a Deus, pois Ele nos é fiel, e tudo que nos promete por sua palavra, cumpre-se no tempo certo. ” Céus e terra passarão, mais sua palavra não passará”. Deus abençoe a todos!!!
Marcio Motta diz
Regiane você tem toda a razão. Obrigado pelo seu comentário.
Lourdes P.S.Lima diz
Obrigadaaaaaaaaaaaaaa Super Interessante estas duas REFLEXÕES…. DEUS te abençõe
Marcio Motta diz
Lourdes fico feliz que o nosso tenha lhe abençoado.
Sheila Cristiane diz
O segredo é jamais perder a fé.
Marcio Motta diz
Isto mesmo Sheila, obrigado pelo seu comentário.
suellen diz
Tremendo!!! FALOU MUITO AO MEU CORAÇÃO
Marcio Motta diz
Suellen fico feliz que o texto falado com você.
William diz
“Mas os olhos deles foram impedidos de reconhece-los”. Não teria sido por vontade de Jesus Cristo que eles não o reconhecessem? Tenho lido suas mensagens e me ajudam muito. Obrigado
Marcio Motta diz
William muito obrigado pelo seu comentário e ficamos felizes que o blog esteja edificando a sua vida.
jailson diz
Esta palavra falou diretamente ao meu coração. Estou muito feliz por isso. Amém!
Marcio Motta diz
Obrigado Jailson pelo seu comentário. Ficamos felizes que você tenha gostado.
maria de fatima diz
o que é wbsite
Marcio Motta diz
Prezada Maria de Fátima agradecemos pelo seu comentário. website são os sites ou blogs existentes na internet
maria de fatima diz
muito bom para refletir
maria de fatima diz
uma grande lição para aprendermos nesse mundo
alzira ballero diz
A DEUS
alzira ballero diz
MUITO BOM SERVE DE OBEDIENCIAS A DEUSE TAMBEM UMA GRANDE LIÇAO DE VIDA PRA TDS NOIS
loudes rocha diz
muito bom, só fez confirmar uma situação. A paz!
Carlos Eduardo diz
Uma grande lição de vida, para todos nós. O Senhor Jesus é nossa ùnica e grande esperança, que Deus continue te abençoando Macio Mota, em Cristo.