Mateus 14. 26 – 31
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Diz a Palavra de Deus que Jesus determinou que os discípulos tomassem um barco e o conduzisse para o lado oeste do lago. Enquanto isso Ele despediu a multidão e foi-se para o monte com a finalidade de orar.
Ao entrar à noite, o barco já se encontrava longe da praia e o mar batia forte porque o vento tinha aumentado muito, fazendo com que as ondas batessem com muita força contra a embarcação.
“Leia também: Como andam os nossos relacionamentos?”.
Já de madrugada, Jesus resolveu ir até lá andando sobre as águas, então os discípulos ficaram amedrontados vendo aquela cena e começaram a especular se tratar de um fantasma e, por conta disso, ficaram apavorados de medo.
Jesus, então, se dirigiu a eles dizendo para que não tivessem receio, pois era Ele quem estava ali. Pedro resolveu se manifestar e disse que se era o Senhor mesmo, que Ele desse a ordem para que ele, Pedro, fosse andando sobre as águas até Ele e Jesus disse para ele ir.
“Não deixe de ler: O homem não sabe mais a diferença entre o bem e o mal”.
Pedro obedeceu, saiu do barco e foi andando sobre as águas em direção ao Mestre, entretanto, quando sentiu sobre si a força do vento teve medo e começou a ir para o fundo.
Nesse momento ele gritou por socorro, foi quando Jesus lhe estendeu a mão para segurá-lo, não permitindo que ele afundasse, porém lhe disse como era pequena a sua fé e lamentou Pedro ter duvidado.
Esse episódio no mostra o que acontece com todos nós na relação que temos com Jesus. Pedro, em um primeiro momento deu uma demonstração de enorme fé, quando resolveu se prontificar a andar sobre as águas ao encontro do Senhor e conseguiu dar alguns passos, enquanto estava voltado totalmente para o Mestre.
Porém, a partir do momento que desviou a sua atenção para o vento que soprava contra si começou a afundar, foi dominado pelo medo e perdeu a grande oportunidade de ter viver o poder de Deus sobre a sua vida.
“Sugerimos: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido?”.
Nesse instante, gostaríamos de pedir a você que está lendo esse texto, que fizesse um esforço e imaginasse que o caminho entre o barco e Jesus, aquele que Pedro andou alguns passos, fosse a distância que ligasse o ponto maior do seu problema até a sua solução, ou seja, esse caminho sobre as águas fossem as veredas pelas quais você deveria passar para chegar à vitória.
Você deve estar se perguntando onde estamos querendo chegar. Estamos querendo mostrar que se Pedro não tivesse tirado o foco do Jesus, se tivesse continuado a caminhar olhando somente para Ele, se não tivesse se preocupado com a velocidade do vento, teria conseguido e alcançado o seu objetivo.
E é isso acontece conosco. Deixamos muitas vitórias que Deus quer nos dar escapar porque não conseguimos percorrer a distância entre o “barco e Jesus”, ou seja, afundamos antes, pois sabemos quem é o Senhor, conhecemos o Seu poder, sabemos o que Ele pode fazer, conhecemos o Seu caráter, mas durante as nossas tempestades particulares, tiramos o foco Dele e nos voltamos para as circunstâncias e, então, perdemos a bênção, afundamos como Pedro.
“Seria bom ler: A mentira sempre aumenta o problema”.
É claro que não é fácil, é uma luta constante, já que sabemos qual é o caminho e não conseguimos percorrê-lo, por conta dos nossos medos e da nossa falta de fé, porém a notícia boa é que, apesar de vacilarmos, assim como fez com Pedro, Jesus está sempre ao nosso lado para nos estender a mão, sendo assim, o que devemos fazer é o que Pedro fez, procurar único que realmente pode nos ajudar, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.
Reflita sobre isso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
adriano da silva ferraz diz
eu louvo a deus pela vida do pr que publicou este documentario
abigail loves tights diz
Hi there, just was aware of your blog thru Google, and located that it’s really informative. I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you proceed this in future. Numerous other folks can be benefited from your writing. Cheers!