Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
(Tiago: 2.26)
Algumas pessoas fazem certa confusão diante deste versículo, achando que para sermos salvos precisamos estar fazendo alguma coisa, ou seja, seria como uma reciprocidade pelo fato de estarmos praticando boas ações.
O que precisamos entender de uma forma muito clara é que ninguém será salvo como um pagamento pelas suas obras.
“Não deixe de ler: Tudo tem seu tempo determinado”
Outra coisa muito importante é que determinadas pessoas simplesmente dizem ter fé, porém ao olharmos para as suas vidas, chegamos à conclusão que nada mudou, ou seja, não se tornaram uma nova criatura e como alguém pode dizer isso se os seus comportamentos estão nos mostrando algo totalmente diferente.
“Sugerimos que você leia: Tudo posso naquele que me fortalece”.
Onde estamos querendo chegar? Estamos querendo dizer que a fé verdadeira transforma as nossas vidas, fazendo com que as nossas atitudes sejam completamente diferentes da vida que tínhamos antes e, sendo assim, uma vez que fomos totalmente transformados as boas obras serão uma consequência natural dessa nova criatura.
Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó, uma cidade que foi conquistada pelo povo de Israel e ela ajudou aos espias que foram até aquela cidade com a finalidade de observá-la.
“Leia também; O homem se acostuma a ser de certo jeito”.
Porém, o motivo principal para essa atitude foi a sua fé nos planos que Deus, que lhe deu a coragem necessária para esconder aqueles homens e os ajudar a fugir, ou seja, a sua fé inabalável provocou uma grande obra. Por consequência ela e toda a sua família foram salvos quando a cidade foi tomada e destruída.
O que está muito claro é que se não trazermos dentro de nós a verdadeira fé, que implica em um envolvimento completo com Deus, com certeza, não conseguiremos produzir boas obras e o nosso serviço, de forma isolada, não conseguirá substituir o compromisso que Deus exige de nós.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Alvaro diz
“Se tivésseis fé do tamanho de uma semente de mostarda”… tu mesmo entenderias a dimensão do que professas em tuas explicações à nós!
Marcio Motta diz
Amém Alvaro.
André Marçal diz
Temos que ter fé em Cristo e realizar obras para Deus…ou seja faça tudo para Deus, que é correto…exemplo ajudar evangelizar os irmão da igreja e fora da igreja…Agora jogar bingo, jogos para ajudar beneficiente não esta o olhos de Deus.
Quem não tem fé em Cristo como único salvador suficiente da sua vida…tudo que você fizer de bom, doar, ajudar o próximo, nada valeu seu sacríficios, porque você não crê no filho de Deus…Muitas pessoas quem não crer em Jesus como único salvador e crer em outras coias… faz o bem, ajuda o próximo..mas não quer dizer nada, porque não tem espiríto santo nela…e muitas pessoas acham que vão ser salvos fazendo o bem, doando, etc…Infelizmente não conhece a palavras de Deus, não vão na igreja evangélica, ouvir palavras de Deus na biblía…Acham que não precisa ir na igreja, porque tem Deus no coração, faz o bem…Então é preciso procurar uma igreja aonde a igreja tem o pastor que prega de acordo com a biblía, se arrepender e buscar santificação todos dias, para ler, ouvir , orar, pedir perdão, participar do estudo biblíco…para entender o que Deus quer de nós…
Marcio Motta diz
As nossas obras precisam ter coerência com a fé que dizemos professar. Obrigado pelo seu comentário.
Lourdes Pereira Souza Lima diz
Eu fico muiiiiiiiiiiiiiiiiito FELIZ em LER este site (HOJE)… DEUS CUIDA de mim de um Jeito TODOOOOOOOOOOOOO “ESPECIAL”…obrigadaaaaaaaaaaa amigo.
Marcio Motta diz
Lourdes Deus, realmente, cuida de nós de um jeito todo especial.
Ivonete diz
Nós não somos salvos pelas obras e sim pela Graça.
Se não fosse a Graça de Deus em nossas vidas todos íamos para o inferno, pois não somos merecedores de nada. Temos que agradecer a Deus todos os dias pelo plano de Salvação.
Pelas nossas atitudes pelos nossos atos por amor a Deus, demonstra se somos salvos ou não. Temos que demonstrar arrependimento sincero pelos nossos pecados e delitos. Obrigado Senhor 🤗 pela sua Salvação.
Marcio Motta diz
Ivonete muito oportuno o seu comentário. Obrigado pela sua participação em nosso site.
Joao diz
Bom, sobre esse versiculo de Tiago, mostra a diferença entre uma fé da boca para fora e outra que existe no coração.
A obra vai além de acreditar naquilo que não vemos, por exemplo, viver de acordo com a palavra de Deus, é uma obra, pois só vive assim quem realmente crê nEle. Quem vive sem obras, ou seja sem provar, são aqueles que postam no facebook “Eu amo a Jesus” e na vida real sai por aí bebendo, fumando e fazendo coisas erradas.
O melhor exemplo de uma fé com obras, se vê em apocalipse 3:7-8, na igreja de Filadelfia. O contexto deles é notável, pois não eram muitos, mas seguiam fortes na fé e faziam obras, independente da vida do mundo ao redor deles. Diferente de Efésios que abandonou o primeiro amor e morreu na fé.
Marcio Motta diz
Oportuno o seu comentário João. Obrigado pela sua participação em nosso site.
Dilmar diz
A paz do Senhor! Tenho visto algumas explicações sobre fé e obra, acho que as obras que o Senhor se alegra é reconhecer que ele é o Salvador, porem falando do evangelho e assumindo para todos quão maravilhoso é ter essa experiência todos os dias na presença dele, com temor e amor no coração sendo verdadeiro servos . Servindo com bondade e dedicação ao próximo independente de quem seja. Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor.
Marcio Motta diz
Dilmar agradeço mais estar participação em nosso site. Fique com Deus.
Oldemar Firmes diz
Quanto ignorância de muitos que não compreende o sentido de uma fé ativa.Como posso conquistar vitórias se não exerço a minha fé.Fé morta não move obstáculos,uma depende da outra para que possamos ver os frutos que produzimos.
Marcio Motta diz
Oldemar as pessoas precisam compreender que a sua fé precisa produzir bons frutos.
José Lopêz Barbosa diz
Denildo, a resposta para a sua pergunta se obra sem fé é a mesma coisa, digo-lhe que não, pois a obras em fé é morta e a fé sem obra para nada serve, assim diz a palavra do Senhor!.
Pastor: Jose Filho do Rei…
Marcio Motta diz
Pr José Lopes agradecemos o seu comentário.
José Lopêz Barbosa diz
A nossa fé deve estar andando paralelamente junto as nossas obras, pois para nada vale a nossa fé se não tiver obras torna-se morta. Fé e obras andam juntas quando se fazem o que é demosntrado e exigido pala Santa palavra de Deus.Amém?
PASTOR: Jose Filho do Rei…
Marcio Motta diz
Pr José Lopes é isto mesmo, as nossas obras devem ser coerentes com a nossa fé.
José wesley da mota santos diz
Glória a Deus,o justo vive pela fé!!!
Marcio Motta diz
José Wesley isto mesmo, o justo vive pela fé e não por vista.
Elisângela diz
Obrigada essa palavra me fortaleceu obrigada
Marcio Motta diz
Elisângela fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Elizangela diz
A fé sem obra é morta, nao basta ter fé sem as obras, nao adianta diser que tem fé se as atitudes nao comprovam isso, Ambas tem que estar juntas a fé como firme fundamento e a obra como testemunho de vossa fé.
CERTO??
Marcio Motta diz
Elizangela isto mesmo. Obrigado pelo seu comentário.
Marcelo Victor diz
Abraao demonstrou sua fé em Deus pelas obras que praticou (Tg 2:21), de sorte que nao basta dizer que tem fé, mas é necessario produzir as obras que comprovem essa fé.
A primeira delas é o batismo, exatamente como disse Pedro à multidao, a qual lhe perguntou sobre o que deveriam fazer: “Arrependei-vos e sejais batizados EM NOME DE JESUS CRISTO” (At 2:37-38).
A carta de Paulo a Tito, em Tt 1:16, diz que existiam pessoas que confessavam a Deus com suas bocas (diziam que criam), mas O negavam com as suas obras. De tal sorte que todos seremos julgados pelas obras naquele grande Dia (Rm 2:6-11).
Marcio Motta diz
Obrigado Marcelo pelo seu comentário.
Marcelo Victor diz
Tem gente que tem fé e decide nao produzir os bons frutos, como, por exemplo, Jonas, o qual foi repreendido pelo Senhor.
Houve pessoas que creram em Jesus, mas com medo dos judeus, decidiram nao admitir isso publicamente (Jo 12:42-43).
O maior exemplo de que existem respostas diferentes à pregaçao do Evangelho é a parabola do semeador, nao so no tocante a receber a Palavra, como na produçao dos frutos (a cem, a sessenta e a trinta).
Marcio Motta diz
Muito bom o seu comentário Marcelo. Obrigado.
cristiane campos diz
Não adianta ter fé se não tem aritude,como a de Raabe
Marcio Motta diz
Obrigado pelo seu comentário Cristiane.
Bento Bahia diz
Excelente explicação. Para mim ficou bem claro esta relação entre Fé e Obra.
Palavra Fiel diz
Que bom que você gostou Bento. Obrigado pelo seu comentário.
shoes toms on sale diz
Your article A FÉ SEM OBRAS É MORTA write very well, thank you share!
Marcio Motta diz
Muito obrigado pelo seu comentário
Valéria diz
Denildo, Tudo qto fizermos, se não tiver fé como base, não terá nenhum sentido. Em Rm 14:23 diz q aquilo q não se faz por fé constitui-se pecado.
Ambas devem andar juntas.
edimarcia diz
tenho dito isso a décadas a fe sem obras e morta ,pois nao gera salvaçao o nosso testemunho todos os dias ,testificando cristo é a maior prova de fé a obra de DEUS deve estar viva nas nossas vidas todos os dias em todos os nossos gestos e poderemos entao dizer combati o bom combate encerei a carreira e guardei a fé
Joao Paulo diz
Acho que Boas obras ao proximo, voce as faz por que o ama e quer ajuda-lo,ou quando uma pessoa quer ser vista de boazinha pelos outros, acho que essas sao as duas formas de boas obras ao proximo ,( a verdadeira que é por amor e a falsa que é pra exaltar-se).
Denildo diz
mas só uma pergunta. e as obras sem fé é a mesma coisa