Sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.
(Gálatas: 2.16)
Quando Paulo escreveu aos gálatas, ele se mostrou perplexo com o fato de aqueles irmãos terem aceitado tão facilmente uma mensagem completamente diferente da constante no verdadeiro Evangelho.
E essa mensagem era que para uma pessoa se tornar cristã, além de aceitar Jesus como Senhor e Salvador, deveria, também, aceitar a circuncisão e seguir a Lei de Moisés.
“Não deixe de ler também: A graça de Deus nos liberta do pecado”.

Não que Paulo fosse contrário à Lei, nada disso, ele disse que a Lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom, o que ele afirmava é que ela não era suficiente para salvar o homem.
Somente a fé consegue abrir o canal pelo qual a graça de Deus flui até o homem e ninguém, pelos seus próprios esforços, consegue o favor de Deus, ele é dado ao ser humano de graça e pela Sua misericórdia.
“Sugerimos: Você quer ver o poder de Deus em sua vida? Admita as suas limitações”.
E neste ponto, gostaríamos de chamar a atenção para o fato de que, muito embora já se tenha passado muitos anos, a história não mudou.
Ou seja, quando olhamos para a carta aos gálatas, ficamos muito presos ao contexto histórico e não reparamos para o fato de que a Lei significa qualquer condição ou regra imposta pelo homem.
E Paulo é categórico nesta questão, dizendo que o cristão não deve se submeter àqueles que fazem da obediência a determinados padrões estabelecidos pelo homem, uma condição para a salvação.
Infelizmente, estamos vivendo um tempo em que diversas igrejas estão adotando procedimentos totalmente errados em suas doutrinas, levando os seus membros a um relacionamento completamente equivocado com Jesus.
“Você deveria ler também: Faça uma avaliação correta a seu respeito”.
E onde está o erro? Está no estabelecimento de uma relação de troca com Jesus, como se fosse possível alcançar o Seu favor através do “toma lá, dá cá”.
Vivem em constantes correntes e campanhas levando os seus fiéis a crerem que, através deste comportamento, ou seja, por seus próprios méritos, conseguirão a graça de Deus.
E pior, quando as pessoas não conseguem, é porque não perseveraram o suficiente, talvez estejam em pecado, quem sabe abandonaram a corrente no meio do caminho, isto é, colocam a culpa pelo insucesso nas próprias pessoas.
Assim como a Lei é boa, o sacrifício em favor de Deus também é, porém achar que estabelecendo este padrão de comportamento com Ele o homem conseguirá a Sua graça, é de uma ingenuidade sem tamanho.
A graça de Deus é dada de graça, Cristo já pagou um alto preço pela salvação do homem e no verdadeiro Evangelho o homem é salvo pela fé e não por seus próprios méritos, porque nenhum esforço que ele possa vir a fazer será suficiente para alcançar o favor do Senhor.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Pb Edelson Do Amaral diz
Tudo e pela Graca Dele, saude, familia, trabalho, fe, dons, a vida em si e a maior graca, porem ficamos adultos espirituais e comecamos achar que a nossa vida e fruto de nossos esforcos e acabamos limitando a graca de Deus, tudo e Dele e por Ele, gloria pois a Ele. Deus abencoe
Marcio Motta diz
Pb Edelson muito oportuno o seu comentário. Fique com Deus.
Rosenilda Melo da Silva diz
Concordo totalmente, mas as vezes fico confusa porque as denominaçoēs que conheço sempre adotam essa prática de sacrificios e campanhas para alcansar bençãos de ,Deus,igrejas sérias; inclusive a que congrego. Tenho receio de questionar porque aos olhos dos outros fica parecendo falta de fé, indolência e rebeldia. Me calo e me enquadro, fazer o que?
Marcio Motta diz
Rosenilda fazer algum sacrifício a Deus não tem nenhum problema, o que não se pode achar é que, este sacrifício, seja o caminho para a salvação. Nós somos salvos pela graça de Deus.
Mauro Alfredo lembo diz
A Paz do SENHOR JESUS CRISTO para todos os irmãos. Boa noite! Entendo que, a minha salvação está nas minhas mãos,e de DEUS, ela é individual. Não está na vontade do pastor, ou qualquer outra pessoa que não seja “Eu “. Não adianta doutrina, ou qualquer outro assunto , ou meio de dissuassão que possa fazer melhor o papel da BÍBLIA SAGRADA, nossa bússola em busca da salvação. O caminho a seguir ´é a BÍBLIA SAGRADA. Nela encontraremos os verdadeiros caminhos para a salvação., bem como para todos os problemas em nossas vidas. Que DEUS abençoe o irmão Marcio Motta, por toda sua vida.
Marcio Motta diz
Mauro obrigado pela sua participação em nosso site. Fique com Deus.
Cesar Filidei diz
Sem dúvida. “Graça” é “Favor não merecido” (por isso em minhas orações, quando peço algo, costumo usar “por graça” ao invés de “por favor”).
Agradeço a Deus, inclusive, pelo fato de Ele me permitir chamá-lo de “meu Deus”, apesar de todos os erros que cometo (isso também é por “graça”; Ele poderia encarar isso como um insulto, visto que Ele é Santo e eu erro tanto; mas na sua bondade, me permite; e no seu amor, me corrige, me ensina e aperfeiçoa meu caráter).
Eu que agradeço, Marcio. Parabéns pelo blog, e que Deus te abençoe.
Marcio Motta diz
Cesar agradecemos a sua participação muito oportuna em nosso site.
josival soares de oliveira diz
em romanos cap. 15 verso 8 diz que Jesus pregou o evangelho da circuncisão por causa da verdade de Deus, a qual seria revelada na plenitude dos tempos ou seja, no decorrer dos tempos até que viesse os tempos dos gentios, o qual veio e se manifestou na pregação do apóstolo pedro para o homem temente a Deus por nome de Ananias.
e passado alguns tempos depois da pregação de Pedro, Deus por sua bondade e misericordia lembrou-se da sua palavra dada a Abraão, e para cumprir a sua promessa feita ao teu servo Abraão, escolheu um homem sábio e irrepreensivel segundo a lei dos judeus, por nome de Saulo o qual se tornou o apóstolo e doutor dos gentios pelo qual veio o evangelho revelado por Jesus para ser anunciado todos os pecadores começando por Israel e indo até os confins da terra.
esse merito foi revelado ao Apóstolo Paulo, o grande homem que sofreu como cristo para deixar a verdade de Deus nos corações dos humildes.
Marcio Motta diz
Josival agradecemos o seu comentário em nosso blog.
Antonieta Chissico diz
Reamelmente essas leis levam a que o Homem se afate cada vez mais de Deus, pois pensa que sendo pecador e somos de facto, que nunca vai coseguir agradar a Deus! Ao passo que vivendo e defundir o evangelho da graca , muita gente vai se entrgar a Jesus pois que com este evangelho nao ha mais sacrificio que o Homem possa fazer para pagar o preco do pecado ou o que Jesus fez pela Humanidade! Tudo foi pago e Jesus fez de graca para a humanidade. Vamos estar em unidade com Deus e vivermos a Palavra!
Marcio Motta diz
Antonieta agradecemos o seu comentário em nosso site.
Cesar Filidei diz
Complementando: E crêem q, dessa forma (acertando) Deus as recompensem. O q acham? Eu creio q Deus me abençoa, até mesmo quando erro buscando acertar… Mas sempre peço a Deus q me conduza pra q eu haja de maneira q eu não venha a perder as bênçãos maravilhosas q Ele tem pra mim.
Marcio Motta diz
Cesar obrigado pelo seu comentário. O que precisamos entender é que não há nada que possamos fazer para merecer a Graça de Deus, tudo nos é concedido pela Sua misericórdia.
Cesar Filidei diz
E pelo fato de as pessoas ficarem constantemente preocupadas em acertar (para agradar a Deus) é q talvez entrem constantemente em campanhas. Mas não para buscar nelas a salvação, e sim, as bênçãos de Deus (pq se esforçando pra agir corretamente, e efetivamente agindo, pq por estarem em campanhas, naturalmente se tornem mais vigilantes naquele período).
Marcio Motta diz
Cesar agradeço a sua participação em nosso site. Fique com Deus.
hugo diz
márcio eu não estou falando de pecado premeditado. estou falando de não haver preocupação com em fazer ou deixar de fazer algo, uma vez que deve haver convicção de que Deus está nos guiando
Marcio Motta diz
Hugo a pessoa realmente convertida sempre tem preocupação em fazer o que é correto.
hugo diz
deixe-me reformular a pergunta:
visto que a salvação não é por méritos se este homem continuar a beber estará ele atrapalhando o processo salvação?
Marcio Motta diz
Hugo o fato de a salvação não ser por nossos méritos não significa que devamos fazer o que é errado de forma deliberada. O crente realmente convertido não peca de forma voluntária, ao fazer isso ele está atrapalhando uma relação saudável com Deus.
hugo diz
eu escrevi algo e quero saber se voce tem a mesma opinião
Assim como a única maneira de subir ao Céu é colocar toda a sua confiança e peso no avião e deixar de ir ao chão, então a única maneira de subir para o céu quando morrer é deixar de ir a sua cada suposta conquista moral e espiritual antes e depois da salvação e colocar toda a sua esperança de aprovação divina no que Jesus fez por você.
Marcio Motta diz
Hugo a única forma de sermos salvos é aceitando Jesus como Senhor e Salvador.
hugo diz
sejamos mais diretos : um viciado em alcool ou drogas precisa para de beber para ser salvo ou a unica coisa que faz diferença é se essa pessoa decide quer no poder do sacrificio jesus é Deus que além de salva-lo irá conduzi-lo para a santidade.
obs: essa mesma pessoa tem a intenção de para de beber não para ser salvo mas por uma questão de saude
Marcio Motta diz
Hugo ninguém sabe quem será salvo ou não. Somente Deus sabe disso.
hugo diz
será alguém está comprometido com Deus (para a salvação) pelo que escolheu acreditar e não pelo aquilo vem fazendo ou deixando de fazer?
Marcio Motta diz
Hugo ninguém será salvo por seu mérito. Obrigado pelo seu comentário.
hugo diz
se é somente pela graça e misericórdia de Deus, porque temos que cortar hábitos para nos tornar comprometidos com ele?
Marcio Motta diz
Porque a fé sem obras é morta, ou seja, a pessoa que, realmente, se converte, tem de ter um comportamento compatível com a nova criatura que passou a ser.
Douglas diz
Pelo sangue do Cordeiro, pela fé em Jesus Cristo o nosso Salvador, somos resgatados e justificados. Pois somente por ele tanto o obediente como o desobediente serão salvos, bons ou maus.Assumir-se como pecador e dependente das misericórdias Dele por causa do seu Amor é a paciência e a fé dos que creem Nele. Nos arrependamos até o fim e então veremos Naquele dia, sem mérito algum a glória Dele !!! Aleluia !!!!!!!
Palavra Fiel diz
Obrigado Douglas pelo seu comentário
alessandra diz
nossa só posso agradecer a Deus por vocês , a palavra fiel esta me ajudando muito a mudar meus conceitos e me achegar mais proximo a Deus, que Deus possa ricamente abençoar mais e mais o trabalho de vocês, para que possam continuar sendo canal de benção na vida de muitas pessoas que andam sedentas da palavra de Deus assim como eu
Palavra Fiel diz
Obrigado Alessandra pelo seu comentário. Ficamos felizes que os nossos textos lhe estejam ajudando.
Cleber diz
Só existe um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.
Infelizmente, como aconteceu em vários momentos da história, deixamos que “deuses intermediadores” se estabeleçam.
Mas não esqueçamos:
Romanos, 14:11 – Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.
12 – Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Não estou julgando, só meditando na palavra.
Deus abençoe a todos.
Palavra Fiel diz
Obrigado Cleber pelo seu comentário.
Edna Maria A. Nery diz
Mto edificante esse blog…que Deus os abençoe poderosamente com mais sabedoria…Amém
Palavra Fiel diz
Obrigado Edna pelo seu comentário.
josival soares de oliveira diz
ja pensei nisso, e concordo plenamente com o escrito acima, a graça nos basta ela é a verdadeira lei perfeita e completa na vida de todos os cristaos.
a graça nos isentou de qualquer sacrificio para se aproximar de Deus agora nos temos acesso a Deus pela morte e ressurreição de Jesus.
Palavra Fiel diz
Obrigado Josival pelo seu comentário.